Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O curso foi perfeito, foram abordados e aprofundado várias questões sobre a metodologia de ensino e como tem que ser mudado para uma metologia mais avançada capaz de substituir o antigo pelo novo, temos que incluir as tecnologias na forma de ensinar, isso tem que acontecer o mais rápido possivel para não ficarmos para trás.
hoje há um grande avanço, temos laboratórios nas nossas escolas, mais é preciso ser melhorado muita coisa e sobre tudo trazer o professor para reduto digital e virtual para que eles possa agregar valores aos planejamentos pedagogicos pois os mesmo tem que tomar conhecimento que existe uma vasta rede de informações precisa, e capaz de mudar toda asua forma antiga de ensino.aperfeiçoando e qualificando todos os métodos de ensino teremos em pouco tempo uma educação digital justa e satisfatoria.

rozimiro 28/01/2011

12 dicas para melhorar suas apresentações de slide

Uma constante na vida de quem está na faculdade ou na escola, são as apresentações de trabalhos. Para muitos isso é um ponto de extrema dificuldade, seja por problemas para falar em público, seja por dificuldade em criar uma apresentação de slides decente. Sendo assim, que tal tentar melhorar os seus slides e sua conversa com o público?

Antes de tudo, é interessante que você pare para pensar o quão interessante são as apresentações de slides. A invenção e popularização de programas como o PowerPoint ou Impress, foi um verdadeiro marco, facilitando a vida dos palestrantes. Porém, gostaria que vocês parassem para imaginar o outro lado, o da pessoa que assiste a palestra. Imaginem que com os slides, você tem uma oportunidade única de passar uma mensagem de maneira que o público consiga assimilar.

Tendo isso em mente, vamos às dicas!

Design e criação dos slides

1 – Seja original

Se destaque dos demais, seja único. Foto de Tiago Ribeiro

Se destaque dos demais, seja único. Foto de Tiago Ribeiro


O primeiro passo na hora de começar a criação dos seus slides, é você ter em mente que irá criar algo único.

Pode parecer surpreendente, mas muita gente simplesmente pega um trabalho pronto na internet, altera o nome e apresenta. Isso além de anti-ético, pode ter consequências negativas. Imagina se quem estiver te avaliando já tenha visto o trabalho “original?

Portanto, crie sua apresentação desde a forma até o conteúdo. Garanto que irá ficar muito melhor do que simplesmente copiá-la.

2 – Pouco é muito

O simples pode ser belo. Foto de lrargerich

O simples pode ser belo. Foto de lrargerich

Os slides, servem como um guia e como algo que ajuda quem está assistindo a apresentação a gravar os pontos-chave.

Logo, evite criar slides carregados. Tente criar algo com apenas palavras-chave, ilustrações e gráficos.

Se limite a no máximo 8 linhas, 1 imagem ou gráfico por slide. Assim a pessoa irá prestar mais atenção no que você fala, olhando o slide apenas para fixar a mensagem ou entender de uma maneira mais fácil o tópico (vendo figuras e gráficos).

3 – O poder das cores

Crie algo agradável aos olhos. Foto de Kevin Dooley

Crie algo agradável aos olhos. Foto de Kevin Dooley

As cores tem um poder imenso sobre o ser humano. Não é a toa que diversos psicólogos e publicitários tentam desvendar e utilizar o poder das cores em suas profissões.

No caso dos slides, o ideal é que vocês utilizem cores sóbrias. Nada de criar slides com cores muito vivas, ou que não mesclem.

Caso você não entenda nada de cores e seu forte não seja o design, utilize o site ColorBlender para encontrar um grupo de cores que combinem e te agradem.

4 – Padronize

Siga um padrão. Foto de La Xtina.

Siga um padrão. Foto de La Xtina.

Ao criar seus slides, siga um padrão tanto no aspecto das fontes utilizadas, como na distribuição de textos e imagens.

Falando em fontes, tente sempre utilizar uma dessas quatro fontes:

  • Times New Roman
  • Arial
  • Verdana
  • Tahoma

Não é atoa que elas são o padrão em tudo quanto é tipo de computador. São as que possuem um nível de legibilidade excelente, além de você não correr o risco do seu slide ficar diferente em outro computador.

5 – Uma imagem vale mais do que mil palavras

Qual o significado dessa imagem para você? Foto de kwerfeldein

Qual o significado dessa imagem para você? Foto de kwerfeldein

Sem dúvidas essa é uma grande verdade, você poderá passar uma mensagem para o seu público, só com uma imagem.

Pense objetivamente ao inserir uma imagem na sua apresentação, não queira apenas ornamentar o seu slide. Lembre-se que imagens utilizam uma linguagem universal e a interpretação da mesma poderá ser guiada por você.

Tente utilizar bordas nas imagens, de maneira que elas se mesclem ao slide. Além de deixar seu slide mais bonito, ele ficará mais natural.

6 – Ortografia

Mergulhe na sopa de letras e corrija seus erros. Foto de sergis blog

Mergulhe na sopa de letras e corrija seus erros. Foto de sergis blog

Um erro crasso na criação de slides é não se atentar para a ortografia. O seu trabalho pode ser excelente, mas tenha certeza de que se tiver uma única palavra escrita errado, você perderá metade da influência sobre aquele público.

Portanto, veja e reveja seus slides, realizando uma verdadeira caça às agressões sobre sua língua pátria. Como teoricamente seus slides terão poucas palavras, essa não será uma tarefa muito difícil.

7 – Origem da sua informação e bibliografia

De onde você tirou a sua informação? Foto de chefranden

De onde você tirou a sua informação? Foto de chefranden

Conhecimento não é algo que vem do nada. Ele é criado e aprimorado aos poucos, logo tudo o que você fala teoricamente foi baseado em algo.

Ao inserir imagens e gráficos em seu trabalho, tente sempre escrever de onde tirou a mesma. Além de dar credibilidade ao seu conteúdo, é uma maneira de ser honesto e valorizar aquele que criou tal conteúdo. Quem tem dificuldade em escrever a bibliografia ou referência de um trabalho, dá uma conferida nesse artigo que saiu no Efetividade.net.

Abaixo da imagem vocês podem notar de onde eu tirei a mesma.

Abaixo da imagem vocês podem notar de onde eu tirei a mesma.

A apresentação em si

8 – Ensaie

A prática leva à perfeição. Foto de nickolette22

A prática leva à perfeição. Foto de nickolette22

Como você utilizará apenas palavras-chave nos seus slides, é extremamente importante tenha tudo o que irá falar, na ponta da língua.

Por isso, tente apresentar para si ou algum amigo, familiar, etc. Isso é importante também para que você tenha uma base de quanto tempo irá gastar. A maioria das palestras possui um tempo de duração pré-definido.

9 – Foque no público

Focar o público é importante. Foto de victoriapeckham

Focar o público é importante. Foto de victoriapeckham

Na faculdade é muito comum que as pessoas apresentem olhando todo o tempo para o professor, esquecendo completamente dos colegas para quem a apresentação se destina. Isso é um grande erro e inclusive poderá custar pontos na sua avaliação.

Se você tem vergonha de falar em público e acha mais fácil olhar para o avaliador, tenho uma dica. Olhe para uma pessoa no público, e tente se focar nela, isso te deixará mais relaxado e aos poucos estará olhando para o público como um todo.

10 – Se adapte ao meio

Seja altamente adaptável. Foto de MyAngelG

Seja altamente adaptável. Foto de MyAngelG

No começo da sua apresentação, você deverá pensar: quem é o público que irá me assistir?

A sua linguagem deverá ser direcionada ao nível do seu público. Por exemplo, durante o meu curso universitário, uma constante são dar pequenas aulas sobre DST, cigarro e outros temas voltados à saúde pública.

Na maioria das vezes, isso acontece em escolas públicas, creches, ou cais, tendo como público pessoas que entendem uma linguagem menos técnica e mais simples. Sendo assim, não utilizarei termos muito complexos com esse pessoal, o que é diferente se eu for apresentar para uma junta de professores universitários.

Utilize linguagem acessível, garantindo que sua mensagem foi passada!

11 – Use o humor

Conquiste um sorriso. Foto de H Dickins

Conquiste um sorriso. Foto de H Dickins

Essa é uma das dicas que dependem do seu público, mas em geral uma pitada de humor nunca faz mal.

É provado que as pessoas tendem a aprender pelo que se interessam, e uma maneira simples de agarrar a atenção do público é utilizar o humor. Não estou dizendo para você contar piadas, mas sim para quebrar expectativas e tirar algumas risadas dos seus ouvintes. Caso humor não seja a sua praia, nem tente implementar essa dica, o tiro poderá sair pela culatra.

Até as pessoas que estavam dispersas, ao escutarem risos, pensam “opa, esse cara deve ter algo interessante para dizer, vou escutá-lo“.

Conquiste algumas risadas e ganhe o seu público!

12 – Deixe uma mensagem

Mande sua mensagem. Foto de Mykl Roventine

Mande sua mensagem. Foto de Mykl Roventine

No final da sua apresentação, ou deixe uma mensagem para o público ou recaptule o que você gostaria que eles levassem da sua apresentação.

Isso é extremamente simples de ser implementado, e passará uma boa impressão.

Conclusão

Como vocês podem ver, não é simples implementar todas essas dicas. Requer muito trabalho e dedicação, portanto, separe um bom tempo para montar e planejar a sua apresentação. No fim, a sensação de dever cumprido e o reconhecimento ao seu trabalho te mostrarão que valeu a pena.

Se quiserem ler mais sobre o tema, achei interessante o artigo do Vinícius Assef e outro do MakeUseOfUs.com. E aí, gostaram? Deixe nos comentários os métodos que vocês utilizam e se alguma das dicas aqui descritas foram úteis.

Créditos da foto de capa a Robert S. Donovan.

Originalmente postado em: Diogo Azevedo





Como as tecnologias podem ajudar o ensino-aprendizagem dos alunos trairiense.

Como podemos perceber, temos uma vasta rede de informações, muitas ferramentas estão aí a disposição dos nossos educadores basta ter acesso e querer trabalhar.
Essa ajuda só vai acontecer, na implantação destas tecnologias dentro da escola para que o aluno tome conhecimento destas inovações, todos nós sabemos de que hoje em dia o mundo ta cada vez mais competitivo, muito mais globalizado cada hora que passa, sabemos que muitos alunos estão bastante avançado no mundo das tecnologias, mais será que toda essa estrutura tecnológicas está atingindo todas as classes sociais? Acho que não, muitos alunos desconhece essa realidade principalmente alunos da rede pública de ensino e de classe menos favorecida, mais eu aposto muito nesse novo método. O ensino do aluno trairiense vai ficar muito mais dinâmico com essa nova metodologia, muito mais preciso e muito mais evoluído.
O aluno trairiense vai ter muito mais chance de se auto qualificar se ele tiver nas mãos essas ferramentas poderosa, vai poder ser inserido no mercado de trabalho com mais facilidade, tudo isso vem a somar, é claro se todos acordarem para mundo que está aí a tempo.


Rozimiro 28/01/2011

REVISÃO – PROCESSADOR DE TEXTO (WRITER)


COMO A TECNOLOGIA PODE AJUDAR A MELHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS TRAIRIENSES?


A Escola de hoje já não é mais a mesma. A evolução da humanidade, nos leva a um ambiente educacional totalmente diferente de 10 anos atrás. O aluno de hoje está cada dia mais antenado com as tecnologias que o mundo o oferece. Então, se o aluno mudou, a escola têm que mudar também, rever conceitos.

A tecnologia está presente em todas as ocasiões de nosso cotidiano. O manuseio de um computador na escola pelo aluno, já é uma realidade em nosso município, estamos nos adequando, preparando o aluno no sentido da realidade em que ele vive: a era digital.

Essa tecnologia sendo usada corretamente na sala de aula, pode levá-lo a um ambiente escolar mais interessante, mais prazeroso, mais atrativo. O educador pode fazer com que a aula seja aguardada com ansiedade pelo seu educando (O que iremos aprender hoje? Como vai ser a aula de hoje?). Cabe ao educador se atualizar e querer mudar, querer utilizar essa ferramenta em seu dia-a-dia. Se possuímos meios de tornar a aula mais atrativa, devemos inovar.

Uma aula dada com criatividade, utilizando DVD, computador, data show, ficará bem mais atraente e levará o aluno a um novo conceito de aprendizado.

Melhorando o ensino, é lógico que a aprendizagem também será proveitosa. Lógico que para implantarmos essa tecnologia, temos que passar confiança para o aluno, ou seja, os professores (principalmente) precisam ser capacitados para inovarem suas aulas. Não adianta ter um excelente laboratório de informática na escola, se não tiver uma pessoa capacitada para o manuseio. Em outros casos, há pessoas dispostas e que querem fazer diferente, mas não possuem recursos, seus computadores não funcionam, suas instalações são precárias, e não recebem assistência dos órgãos competentes.

Sabemos que a tecnologia já mudou muito nossa maneira de trabalhar. Uma escola possuir um computador não é nenhum luxo, é uma necessidade. Um aluno conhecer um computador também não é nenhum luxo, é a realidade que ele vive.

Nosso município, apesar de não investir o necessário na educação, já está “querendo fazer com que os educadores se familiarizem com a tecnologia disponível”, mas estamos longe ainda de melhorar o ensino-aprendizagem de nossos alunos, infelizmente.

Revisão- Writer (processador de texto)


Como a tecnologia pode ajudar a melhorar o ensino – aprendizagem dos alunos trairienses


Como tudo que é novo e inovador não vai ser fácil , por que envolve muita gente como professores, núcleo gestor, Secretaria de Educação e até mesmo os alunos. Mas se realmente queremos isso é só todos fazemos a nossa parte, isso é um bom começo.

As tecnologias é uma ferramenta de ajudar, sendo que com ela todos podemos torna uma aula participativa e interessante, para que todos os alunos tenha a vontade e possibilidade de aprender com as TIC, sendo que para isso nos professores, teremos que busca uma nova metodologia de ensino que possa realmente crescer e se integrar num novo mundo o “Mundo Virtual.” Iniciamos em nosso município com o curso de introdução à educação digital. Um curso de suma importância para o processo desenvolvimento, querendo ou não uma grande oportunidade de se transformarmos numa semente que foi plantada em nossa educação.

Quero deixa bem claro, que a minha parte com “semente de um novo mundo”, sera geminada e cultivada com muito êxito.


Jucilene

Revisão do Writer

REVISÃO DO WRITER

COMO A TECNOLOGIA PODE AJUDAR A MELHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ALUNOS TRAIRIENSES.


No mundo globalizado em que vivemos, seria impossível não pensar em tecnologias, pois podemos até chamar de o mundo da Informática. Muitas coisas essenciais para o nosso cotidiano encontramos na internet. Acredito eu que todos nós já observamos o desinteresse de nossos alunos em estudar, pois isso é uma realidade não só do nosso município, mas uma realidade nacional. O educando quer novidade. Quando um professor sugere uma tarefa para pesquisar na internet, eles se sacrificam, mais vão. Porque gostam de atividades diferentes. Toda criança gosta de vídeo-games computador, ... Tudo referente a tecnologias. Acredito que com o uso das TICs nas escolas trairienses, usadas de maneira organizada nossos estudantes mudarão para melhor.
O município deve colocar internet em todas as escolas da sua rede. Com certeza dessa forma iremos alcançar bons resultados.

REVISÃO DO WRITER


Como a tecnologia pode ajudar a melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos?
Diante dos fatos que estão explícitos, podemos perceber facilmente que a tecnologia vem ultrapassando todos os limites de uma grande parte da sociedade mundial, e essa mesma parte, para acompanhar as diversas mudanças desta evolução, terá obrigação de integrar-se no meio dela.
Esses fatos são bem reais em nossa sociedade trairiense! A nossa educação está afastada da grande realidade do nosso mercado de trabalho, que está inteiramente envolvido com a tecnologia. O sistema elabora as leis más não faz com elas aconteçam! Ex: A questão dos laboratórios, todas as escolas do município recebeu esse recurso, más falta estrutura para para os mesmos, falta profissionais qualificados, falta verba para a manutenção, falta atenção para que as atividades aconteça de maneira satisfatória e quando um aluno se atreve a mexer, vem a coordenação, não você pode quebrar o equipamento e não tem dinheiro para pagar. Então, com todas essas dificuldades, acaba gerando uma zona de conforto dentro de toda a comunidade da educação. A tecnologia é a principal ferramenta para a progressão de qualquer indivíduo. Com essa evolução em constante mudanças, seria importante para nossos alunos trairiense, se esses invertimentos fossem trabalhados de maneira direta, dentro da sala de aula, se fosse como uma aula de matemática por exemplo, três aulas semanal. Daí serie fundamental para o crescimento dos mesmos, porque a tecnologia desenvolve de maneira direta todos os aspectos no crescimento educacional.
Portanto, para nossos alunos trairiense, a tecnologia poderia abrir todas as portas para suas expectativas, seria seres ligados a toda comunidade mundial. Enquanto isso, como tudo se desenvolve de acordo com suas realidades, vamos fazer com que aconteça o possível.

REVISÃO(PROCESSADOR DE TEXTO-WRITER)

Crie um texto no processador de texto como a tecnologia pode ajudar a melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos trairiense.


Na minha opinião acho que sim. A tecnologia pode melhorar o aprendizado de nossos alunos. Mas temos que ter uma grande passeria e um grande apoio. Não deixando que as oportunidades fiquem so com os lei

mais proximos da sede mas que sejam dado um apoio para todos.

Se consequirmos todos juntos fazer comque todos esses projetos tecnologicos saiam do papel para todos e aplicado de maneira certa assim podemos dizer que a tecnologia vai ajudar os nossos alunos.

zacarias

28/01/2011


Revisão (WRITTER)

REVISÃO


COMO A TECNOLOGIA PODE MELHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS TRAIRIENSE


Hoje a forma de educar está passando por grandes mudanças, umas das mudanças é a utilização de novas tecnologias para facilitar o modo de aprender dos alunos. Essas mudança estão acontecendo aqui em nosso município o Trairi, quase todas as escolas do município já estão disponíveis essa novas tecnologias, uma das principais foi a criação dos LEI (Laboratório Escolar de Informática).

Nos LEI instalados nas escola, os alunos trairiense tem o contato com uma das principais tecnologias aqui utilizadas para aprimorar os conhecimento e facilitar o aprendizado que é o computador. O uso do computador pode vim melhor o melhorar muito o ensino-aprendizagem dos nossos alunos.

Os computadores aqui utilizados oferecem uma gama infinita de ferramentas que poderiam ser utilizados nessa nova forma de educar, para maioria dos alunos e professores está sendo uma grande novidade pois muitos nunca tivem se quer um contato com eles, mais a cada dia que passa está melhorando e vendo que essas tecnologias aqui dadas a eles é de grande importância para o seu aprendizado.

REVISÃO DO WHITER

COMO A TECNOLÓGIA PODE AJUDAR A MELHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS TRAIRIENSES

A educação trairiense a muito tempo carecia da participação
tecnológica em seu desenvolvimento. Muitos serão os alunos beneficiados
com o engajamento da tecnologia nas escolas, eles terão a oportunidade
de vislumbrar um mundo cheio de conhecimento e novas técnicas para
a facilitação de sua aprendizagem.
Com a informática fazendo parte do dia a dia dos educandos em suas
aulas, será certamente bem mais fácil prender à atenção dos mesmo, pois
a principio a curiosidade de domina-la e mesmo de compreende-la deverá
ser um grande desafio ,onde o professor irá explorar e ganhar com isso
um aluno mais dedicado as suas atividades.



AVALIAÇÃO DO 4º DIA DE CURSO

No quarto dia de curso desenvolvemos slides baseados em situações do nosso cotidiano.
Embora minha experiência neste aplicativo ainda não seja de um profissional confesso que adorei
cada passo desta atividade estou evoluindo a cada aula é uma pena que hoje seja o fim deste curso onde tive a oportunidade de publicar um trabalho meu na internet. Sei que meu slide não foi o melhor,mas só a iniciativa de transmiti-lo para várias pessoas em todo mundo e aprendendo com fazer isto já valeu apena.
A segunda etapa do quarto dia de curso foi ainda mais produtiva, pois sou Agente Administrativo e construir uma planilha foi realmente demais em todos os sentidos. Claro que preciso praticar um pouco mais. No entanto como já defini ,este curso deveria ter uma maior duração para minha aprendizagem ser compatível com as do demais pois os já possuem uma maior
experiência no ramo da computação.

Revisão – Processador de Texto (Writer)


Como a Tecnologia Pode Ajudar a Melhorar o Ensino-Aprendizagem dos Alunos Trairienses.
O processo ensino-aprendizagem precisa de muitos fatores para tem um bom desenvolvimento. A inserção das tecnologias neste aspecto pode ser tornar a grande mudança que todos esperam, pois possibilita uma nova maneira de interagir os alunos com os conteúdos cognitivos, no entanto cabe ao educador está atento e conhecer as TIC's, pois somente sabendo usa-la é que ele poderá adequar as tecnologias a sua sala de aula, entretanto, para isso acontecer muita metodologia retórica deve ser modificada, os meios de se educar mudaram, então a maneira de se instrui o aluno ,as concepções pedagógicas devem ser analisadas e mudadas.
Pode ser citadas vários métodos, de como interagir as tecnologias com o ensino- aprendizagem dos alunos, o essencial é tem como base a imaginação e a criatividade por parte do educador, por ser ele o profissional de formação do ser-aluno como cidadão de senso crítico, todos sabemos o quão é difícil fazer o aluno focalizar a sua atenção na hora da explicação da aula e que muitas vezes aquele “blá, blá” como eles mesmos dizem, é chato e cansativo, então inovar muitas vezes é o segredo, e as tecnologias chegaram para proporcionar isso ao docente.
Usar o computador, a internet , o celular e até mesmo o vídeo-game e a TV, como recursos pedagógicos é a solução para não só prender atenção do aluno, mas fazer com que ele aprenda, e aprenda com dedicação, entusiasmo e queira aprofundar mais e mais as aulas que agora se tornarão construtoras de novos conhecimentos e de elo de aprendizagem, cultura e dinamismo.
Exemplos concretos podem fomentar minha analise acima:
Ex: usar câmera digital, celular para uma aula de campo pode ser algo divertido e uma forma de aquisição de novos conhecimentos na área que se planeja trabalhar com o aluno.
Ex: usar as redes sociais (Email, Orkut, Sms, entre outros) como ferramenta de exposição de atividades e de dúvidas, bem como interação professor-aluno e colega- colega, pode facilitar a execução das atividades, como também fazer com que o aluno não se chateie, pois estará fazendo algo que gosta e ainda suas atividades.
Ex: Pedir aos alunos para fazer comentários sobre algo que lhe chama atenção na Tv em diversas formas de atividades (redação, apresentação) pode mostrar que não lhe é indiferente ao seu gosto televisivo como também fazer ele produzir algo relacionado as atividades escolares.
Mas, para tudo isso dar certo é necessário o educador se auto-avaliar e reciclar seus métodos, e inovar suas aulas usando as tecnologias.
Os alunos trairienses, como qualquer outro aluno pode e deve está integrado com as tecnologias na sua sala de aula, pois recursos temos, o que falta é saber estimular o educador e o educando nessas novas abas de conhecimentos e investimentos que a educação e os diversos setores da sociedades está vivendo e irá viver nos próximos tempo...
“Conhecer, já é meio caminho andado para se agir e por em prática seus objetivos, não fique estacionado no seu tempo, antes procure ver o que o universo lhe oferecr diante dos seus olhos e aja no agora para fazer o futuro do amanhã.” ( Mell Rodrigues)

Maria Rodrigues 28/01/2001

REVISÃO DO WRITER 5º DIA

COMO A TECNOLOGIA PODE AJUDAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS TRAIRENSES?
Educar é uma colaboração de professores e alunos para transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional, do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e de trabalho e tornar-se cidadãos realizados e produtivos. Com o avanço das tecnologias estamos começando a ter que modificar a forma de ensinar e aprender, um ensinar mais compartilhado, orientado, coordenado pelo professor, mas com profunda participação dos alunos, individual e grupalmente, onde as tecnologias nos ajudarão muito, exigindo mais flexibilidade pessoal e de grupo, menos conteúdos fixos, porém com atividades mais abertas a pesquisas e comunicação. Com essas tecnologias em nossa escola só vem ampliar o conhecimento de nossos alunos, onde eles terão a oportunidade de conhecer processos de comunicação, pesquisas, dando valor ao que estão fazendo, e importância de seus trabalhos. Com o uso da internet o aluno pode pesquisar, utilizar todos os recursos e técnicas possíveis, tornando-os pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas e motivadas. Mas para que tudo isso der certo, não basta só ter o laboratório, professor e o aluno. É preciso termos educadores maduros intelectuais e emocionalmente, pessoas curiosas, dinâmicas, abertas, que saibam motivar e dialogar. Pessoas que contribuam com as inovações e o ensino. É importante a elaboração de projetos em que engrandeça o avanço das tecnologias no ensino aprendizado.

28 de janeiro de 2011

Como a tecnologia pode ajudar no ensino-aprendizagem dos alunos trairienses?


As novas ferramentas de inclusão digital estão fazendo parte de nosso cotidiano a algum tempo. Como seres cada vez mais envolvidos com a globalização faz-se necessário um aprofundamento quanto ao uso dessas tecnologias a serviço da educação.

Contemplados com as novas mídias digitais, estamos armados para encarar a Nova Era Digital. Assim encontra-se o município de Trairi, pronto para entrar nesse meio. Agora é preciso fazer uma análise do que está disposto e assim traçar metas para alcançar resultados.

Em relação a maneira com que utilizaremos esses recursos é desafio para muitos. E é assim, quando nos mantemos fechados para essa nova prática, considerar desafio, para muitos é considerar obstáculos. Mas para alguns alguns é levar em consideração o quanto torna-se gratificante está em constante superação. A partir do momento em que saímos da situação de seres condicionais para sujeitos ativos, todo o processo é facilitado.

A tecnologia como meio de aprendizagem é de suma importância para o repasse do conhecimento. Mas para isso, é preciso o rompimento da barreira do medo que aflige alguns profissionais da área. O total desprendimento do desconforto é o diferencial para o aumento da facilidade e assim garantir um melhor acesso e permanência, gerando um maior aproveitamento dos recursos tornando-os assim um divisor de águas para a construção de um novo jeito de aprender.

É dessa forma que pretende-se tirar o aluno da caretice e do tradicionalismo. O jovem de hoje está incessantemente na busca do novo. É nesse hora que o profissional tem que aproveitar e aguçar a curiosidade destes para apresentação da nova forma de aprender. Criando por meio dessas ferramentas, novos portais com acesso direto para as mídias de interação e inclusão.

REVISÃO DO WRITER


COMO A TECNOLOGIA PODE AJUDAR A MELHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS TRAIRIENSES

A educação em seu princípio formador, é objetivada para a formação como um todo do aluno ou seja, no aspecto social, cultural, esportivo, democrático, crítico e também tecnológico. Baseando-se neste ponto de vista é bastante perceptível a importância que tem a tecnologia no processo educativo.

O nosso município (Trairi) atualmente encontra-se com uma defasagem de aprendizagem dos alunos em relação suas séries/anos bastante significativa, em função na maioria das vezes por falta de atração pelo aprender e ensinar entre alunos e professores. Isso consequência da não existência a mais tempo de recursos tecnológicos nas escolas, que ajudassem as aulas e o processo educativo como um todo, a se tornarem mais ecléticos, mais atrativos, enfim mais produtivos. Chegamos ao tempo em que se tornou impossível separar o aluno professor e escola em geral, das tendências tecnológicas, portando essa passou a ser uma ferramenta de ensino de maior aceitação entre os educandos, tornando assim indispensável a presença e utilização da mesma nas escolas. Atualmente Trairi está passando por um processo de inserção tecnológica escolar, o que vai implementar com certeza o modo de ensinar e aprender, trazendo assim resultados positivos na qualidade educativa. Pois é de nosso conhecimento a gama de recursos da informática que podem serem utilizados no cotidiano escolar.

Enfim, acredito plenamente que, com toda essa aquisição de materiais tecnológicos aliada á uma boa metodologia de ensino nossa educação irá dar um grande passo na melhoria do ensino-aprendizagem, transformando nossos objetivos educacionais em fatos concretizados.




Antônio Marques




28 de Janeiro de 2011

REVISÃO DO APLICATIVO WRITER

COMO A TECNOLOGIA PODE AJUDAR A MELHORAR O

ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS TRAIRIENSES



Como seres humanos habitamos um planeta cheio de diversidades em que várias especies animais e vegetais tiveram que adaptar-se periodicamente de acordo com as exigências climáticas de cada região, muitos ficaram para trás e não conseguiram ter exito nesta evolução, sendo assim sucumbidos pelo tempo. Desde os primórdios dos tempos a raça humana está em constante evolução e como o restante dos seres, muitos são deixados para trás, abandonados a própria sorte, felizmente o homem consegue superar todos os obstáculos que são colocados em seu caminho, começamos com a descoberta de técnicas que permitiam aos homens não sentirem mais frio, tivemos a invenção de técnicas de agricultura, modos de produção e muitos outros meios que provocaram rupturas em cada sistema. Durante todas as etapas da evolução a raça humana se sobressaiu em relação as outras especies.

Nas ultimas décadas a evolução tomou um rumo diferente em que a raça humana pouco a pouco ia sendo colocada de lado, dando espaço as máquinas. O homem começou a ser deixado para trás, tendo assim a obrigação de estar buscando novas formas de se engajar no modo de produção predominante, uma busca constante que perseguirá o ser humano para sempre e, que aqueles que os indivíduos que não estiverem de acordo com as exigências do mundo globalizado, serão apenas mais uma ferramenta sem uso algum, portanto o sistema o descartará automaticamente.

Com essa grande revolução no mundo as tecnologias (INTERNET) estão alcançando os índices jamais previstos, pessoas que antes eram apenas espectadores de um sistema, hoje são colaboradores do mesmo, fazendo com que esse mundo chamado internet cresça assustadoramente a cada dia. Enquanto outras tecnologias levaram décadas para que fossem absorvidas pelas populações, a INTERNET em poucos anos uniu toda a humanidade em uma única rede. Uma revolução com esta magnitude pode marcar o inicio de uma nova era.

Os novos métodos de ensino podem ajudar aos alunos trairienses de forma muito abrangente, nos quais os mesmos podem realizar pesquisas, trocar ideias com outros alunos e até formar-se, já que o município possui muitas escolas com laboratórios de informática e que com a capacitação de professores a procura pelos meios será gigantesca e com isso todos os trairienses só terão a ganhar, pois assim terão certeza de que seus filhos e netos poderão transitar livremente por um município, estado e país digno das pessoas que o constituem.

Considerando todos os fatos anteriores podemos dizer que todos os profissionais precisam de reciclagem periodicamente, tornando-se assim apto ao mundo que os espera, temos que buscar conhecimentos em diversas áreas, viver realidades diferentes e tentar aprender o máximo com cada local e pessoa, ser senhor das novas tecnologias e usá-las a favor da humanidade para que essa venha a tornar o mundo um lugar ideal para se viver...humildemente, plenamente, intensamente, honestamente... viver.


EDER NASCIMENTO


AVALIAÇÃO DO 4º DIA DE CURSO


No quarto dia de curso desenvolvemos slides baseados em situações do nosso cotidiano.

Embora minha experiência neste aplicativo ainda não seja de um profissional confesso que adorei

cada passo desta atividade estou evoluindo a cada aula é uma pena que hoje seja o fim deste curso onde tive a oportunidade de publicar um trabalho meu na internet. Sei que meu slide não foi o melhor,mas só a iniciativa de transmiti-lo para várias pessoas em todo mundo e aprendendo com fazer isto já valeu apena.

A segunda etapa do quarto dia de curso foi ainda mais produtiva, pois sou Agente Administrativo e construir uma planilha foi realmente demais em todos os sentidos. Claro que preciso praticar um pouco mais. No entanto como já defini ,este curso deveria ter uma maior duração para minha aprendizagem ser compatível com as do demais pois os já possuem uma maior

experiência no ramo da computação.

Avaliação doº dia

AVALIAÇÃO DO 4º DIA

As tarefas realizadas no dia de ontem foram bastantes proveitosas. Com o apoio do professor Raulindo consegui aprimorar mais ainda o pouco de conhecimento que tenho com as tecnologias. As atividades feitas foram suportes para abri minha mente do que já tinha visto antes e colocar em prática na escola. Tivemos a apresentação dos Slides criados por cada cursista e foi muito bom (maravilhoso). Vimos coisas muito criativas. Portanto com a criação de um colega podemos melhorar a nosso aprendizado. Gostei muito, cara é bom demais.
Espero que tenhamos um bom trabalho no dia de hoje!

AVALIAÇÃO DO 4º DIA

No 4º dia desenvolvemos algumas atividades de cálculos, realizamos e postamos apresentações eletrônicas, trocamos idéias sobre algumas configurações e comandos do Linux Educacional, foi realizado algumas amostragens de atividades para serem realizadas em sala de aula nas escolas. Enfim no todo, foi bastante produtivo este dia do nosso curso, pois agregando aos aprendizados dos dias anteriores voltaremos para as nossas escolas com bastante bagagem metodológica para serem trabalhadas.

28 de Janeiro de 2011


3° Dia

O que aprendi hoje?

hoje eu aprendi, coisas de suma importância, como manusear algumas ferramentas que antes eram bastante complicadas como por exemplo gerenciador de foto (digikam) programa com (ksnaspshot) testendo o impress e outros.

Avaliação do dia

4° Dia


O que aprendi hoje?

Hoje eu aprendi o quanto temos de informação na nossa vida, hoje eu aprendi a manusear uma planilha que antes conhecia mais não executava nada nela pois desconhecia os comando, aprendi a criar um slide com precisão e eficaz. O dia hoje foi bastante proveitoso.


Rozimiro 28/01/2011

AVALIAÇÃO DO 4º DIA DE CURSO


No quarto dia de curso desenvolvemos slides baseados em situações do nosso cotidiano.

Embora minha experiência neste aplicativo ainda não seja de um profissional confesso que adorei

cada passo desta atividade estou evoluindo a cada aula é uma pena que hoje seja o fim deste curso onde tive a oportunidade de publicar um trabalho meu na internet. Sei que meu slide não foi o melhor,mas só a iniciativa de transmiti-lo para várias pessoas em todo aprendendo com fazer isto

já valeu apena.

A segunda etapa do quarto dia de curso foi ainda mais produtiva, pois sou Agente Administrativo e construir uma planilha foi realmente demais em todos os sentidos. Claro que preciso praticar um pouco mais. No entanto como já defini ,este curso deveria ter uma maior duração para minha aprendizagem ser compatível com as do demais pois os já possuem uma maior

experiência no ramo da computação.

Avaliação do 4º Dia (Curso de Introdução à Educação Digital) - 27 de Janeiro de 2011


Na minha opinião foi tanto o mais produtivo, quanto criativo esse dia. Continuamos expĺorando os recursos do pacote BrOffice.org dando ênfase ao Impress. Tivemos a interação de toda sala. A tarde vimos o Calc, pra mim, o mais interessante de todos.
Está terminando o curso e ficando a vontade de que esse aprendizado se extenda mais, pois como o ambiente foi super descontraído, não faltou motivação para está todos os dias aqui.
Torcemos pela pressa da chegada do próximo curso, pois esse foi muito bom, e como estamos bastante empolgados, não queremos ficar parados. Queremos mais e mais.

Avaliação do 4º dia



Foi bom pois trabalhamos com o Calc (planilha eletrônica )tiramos dúvidas, aprendemos formas e desenvolvemos atividades com ela foi muito bom mesmo, que pena esta acabando.

Jucilene

Avaliação do 4º dia

Hoje foi mais uma grande aula agradável e produtiva, graças ao professor Raulindo que é muito dinâmico, aprendi a ferramenta Broffice.org.calc, essa ferramenta era pra mim muito complicada, foi interessante, pois tirei minhas duvidas e aprendi mais e o quanto ela é útil e dará um suporte maior ao meu trabalho, não é tão difícil, agora é só praticar.

Avaliação 4º dia


Como nos dias anteriores, esse foi mais uma soma de conhecimentos voltados para tecnologia, e os mesmos vai ter grandes proveitos em minha área de trabalho como Agente administrativo! O que aprendi? No BrOffice org Calc, aprendi como se constrói uma tabela de preços, como trabalhar com mapas e como transformar os mesmos em arquivo de leitura. No entanto, seria bom que esse curso fosse repassado para todos os funcionários da educação!


Avaliação do 4° Dia – O que Aprendi Hoje?


Hoje, iniciamos o dia com o aprofundamento do aplicativo do Impress e aprimoramos os slides do 3º dia. Também acessamos o SlideShare, um site para publicação de apresentações de slides, fiz o cadastro no site e publiquei o arquivo de apresentação de slide que havia feito. Além de navegar na página e conhecer-la, assistir outras apresentações.

Após assistimos as apresentações dos slides dos colegas, o que nos proporcionou conhece-lo mais u pouco e ver as diversas maneiras de se fazer uma apresentação dinâmica e criativa.

Assistimos um vídeo sobre instalação de programas. E, conheci o aplicativo Calc, fizemos planilhas, tudo isso foi um conhecimento a mais na minha história com o Linux.




Maria Rodrigues

27/01/2011

AVALIAÇÃO DO 4° DIA


O QUE APRENDI HOJE?


Aprendi a usar o CALC, uma ferramenta importante para cálculos, o que ajudará e muito na minha função dentro da escola. Vimos também, como o IMPRESS pode ajudar a dar uma aula diferente e dinâmica, deixando nossa criatividade aflorar e fazendo com que a atenção e o interesse do aluno seja renovado.

AVALIAÇÃO DO 4º DIA (27 DE JANEIRO DE 2011)

Digo que foi o dia mais produtivo até o momento e que neste dia podemos aprender a usar ferramentas no aplicativo calc, executamos algumas tarefas que por ventura serão muito úteis para o nosso cotidiano e só trarão uma melhoria no nosso trabalho.




Eder Nascimento