Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Aos cursistas

Aos Cursistas


Caros alunos, gostaria de expressar a minha grande alegria, em está compartilhando com vocês, conhecimentos, sentimentos e amizades. ao mesmo tempo que ensino, aprendo algo com vocês. Nossos diálogos e/ou comentários sobre os textos e vídeos sobre Educação, Educação e Tecnologia, só enriquecem-nos como pessoas e profissionais.
Minha felicidade é enorme!
Obrigado por vocês me proporcionarem esse sentimento...Ele só não é maior, porque infelizmente, ainda existem alguns profissionais que não acreditam em si mesmos e nos outros...Não têm coragem de "Deixar seu caderninho amarelo" para trás e nem tão pouco, sair da sua "Zona de Conforto".
Mas agora preciso ir, desde as 06:00 estou acordado, e já são 21:24 e ainda estou aqui na SME.
Abraço!
Até amanhã, às 08:00!
Boa noite a todos!
E bom dia também!rsrsrsr
Do amigo Raulindo.

Respondendo as perguntas dos alunos da Turma B.


 Quantas versões de Linux existem?(cursista Laércio Cordeiro)

Introdução

O fato de existirem tantas distribuições Linux e tantas versões diferentes do sistema, permite que o Linux seja usado nas mais diversas áreas, de um PC doméstico a um supercomputador. O grande problema é que com tanta variedade, até mesmo os mais experimentes acabam se sentindo perdidos, o que dizer então dos novos usuários. Muitos acabam então se limitando a usar uma única distribuição e a dominar seus recursos na medida do possível, enquanto outros preferem simplesmente continuar no Windows, onde as coisas parecem mais simples.
No começo, instalar o Linux era uma tarefa ingrata. Tudo o que existia era o código fonte do kernel, que precisava ser compilado (usando o Minix ou outro sistema operacional) e combinado com outros utilitários e bibliotecas (que também precisavam ser compilados, um a um) para que você tivesse um sistema operacional funcional. Isso explica porque nos primeiros meses, após o célebre anúncio feito por Linux Torvalds em agosto de 1991, o Linux tinha apenas algumas dezenas de usuários, a maior parte deles programadores, que em maior ou menor grau participavam do desenvolvimento do sistema.
Alguém chegou então a uma conclusão óbvia: por que não distribuir versões já compiladas do sistema, que pudessem ser instaladas diretamente? Surgiram então as primeiras distribuições Linux, que rapidamente passaram a ganhar novos adeptos.
Hoje em dia existem mais de 500 distribuições Linux, já contanto apenas as distribuições ativas. Apesar disso, 98% delas são personalizações de outras distribuições já existentes, de forma que, se você começar a estudar um pouco sobre a árvore genealógica das distribuições, vai perceber que existem menos de 10 distribuições principais (Debian, Red Hat/Fedora, Mandriva, Ubuntu, Slackware, Gentoo, etc.) das quais todas as outras são derivadas.
Por mais diferente que seja a aparência e a escolha de softwares pré-instalados, as distribuições derivadas mantêm muitas das características da distribuição-mãe, de forma que se você consegue aprender a trabalhar com as distribuições principais, passa a não ter grandes problemas ao trabalhar com qualquer uma das distribuições derivadas delas.

Fonte de pesquisa: Google

trabalhando o kolopaint

TRABALHANDO COM O KOLOURPAINT

TRABALHANDO KOLOURPAINT

Trabalhando com KOLOURPAINT

trabalhando o kolourpaint

TRABALHANDO O KOLOURPAINT

Trabalhando o koloupaint

TRABALHANDO COM KOLOURPAINT

TRABALHANDO O KOLOURPAINT


EDER NASCIMENTO
26 DE JANEIRO DE 2011

trabalhandookolorupint

trabalhando o kolourpaint

Trabalhando o KolourPaint...

CARTA AO COLEGA


TRAIRI,26 DE JANEIRO DE 2011

Minhas saudações!

Singular amiga, meu primeiro contato com esse programa linx foi um pouco embaraçoso. É uma tecnologia bastante complexa para a pessoa que ainda não tinha contato com sua diversidade e seu modo de execução através de uma didática relativamente padronizada nos contextos tecnológicos atuais.

Minha maior preocupação foi de não estar preparado para manejar tal utilitário e, ser prontamente chamado à atenção em meu ambiente de trabalho. Uma vez que com a edução praticamente informatizada certamente teria graves problemas em meu cotidiano. Assim foi através do curso de capacitação oferecido pela secretária de educação que obtive meu primeiro contato com o linx e estou assimilando aos poucos os ensinamentos de meu monitor.

Como minha realidade ainda não é tecnológica e meu ambiente de trabalho ainda está se adequando a essa tecnologia continuo me virando com equipamentos de auxilio ao trabalho digamos um pouco arcaicos como o mimeógrafos.

Estou curioso por suas experiencias no mundo da informática me escreva expressando-as como evidencias de sua amizade por minha pessoa te admiro bastante um abraço te grande amigo

Ordiley Moreira Braga.

carta ao colega


Trairi 26 de janeiro de 2011.


Saudações

Cara amiga Maria boa tarde estou te escrevendo para que possamos trocar algumas informações sobre o linux.Gostaria de saber como você conheceu e também como você a utiliza em seu local de trabalho com os demais. Na minha escola a nosssa realidade e muito complicada. Pois nos não temos o devido conhecimento.


zacarias

Trairi, 26 de Janeiro de 2011.



Saudação!

Caro colega Cleslei estou te escrevendo para te deixa informado de algumas novidades, gostaria muito de que você soubesse como foi me aproximação com Linux, como utilizo as ferramentas no meu ambiente de trabalho.

Tudo começou quando veio a lotação e fui trabalhar na escola mestre sabino no barreiro na localidade de Flecheiras, para mim tudo era novidade nunca tinha trabalhado com educação antes, nem imaginava que havia uma sala de informática na quela escola, fiquei pensando nunca tive isso quando aluno como as coisas mudaram, sou do tempo da palmatoria me senti humilhado não com aquela inovação que é muito bom é porque os alunos de hoje não sabe da valor a tudo isso, quando cheguei todos os computadores estavam lacrados, não pode ser ferramentas tão poderosas ali paradas, passando se uns meses veio a instalação dos mesmo e logo fui indicado a fica nesta sala, como já tinha trabalhado com telecomunicações ficou fácil ser indicado, aí tive a surpresa que os programas eram diferente, bem melhores do que já tinha visto “Linux” comecei a descobrir e explorar os sofware que la existem, quanto utilização o professor planejam as aulas, e como no Linux tem diversos vídeos os alunos faziam pesquisas sobre as aulas, sem contar que tem vários jogos educativos, e você pode aprender tudo muito rápido é simplesmente auto didático.

Se esse desafio for até você, agarre com unhas e dentes, é muito gratificante quando você descobre algo inovador que pode mudar sua vida e a de muita gente, que pode somar e contribuir para toda uma sociedade.


Até breve!


Rozimiro Vicente


CARTA A COLEGA


Trairi, 26 de Janeiro de 2011



Colega

Maria Rodrigues,


Eu, Antônio Marques Secretário Escolar tive meu primeiro contato com o Linux em março de 2010 mais especificamente o Linux Ubuntu, quando a ONG que mantem o laboratório de nossa escola resolveu migrar do sistema Windows para o Linux. Faço uso desse sistema em todos os meus serviços de escrituração como matrículas, mapas bimestrais, fichas de funcionários, grades de carga horária , convites, avisos etc. Utilizo ainda em atividades multimídias como gravações de Cds, DVDs, edição de fotografias, vídeos, Áudios para uso da escola em geral. Este sistema também é utilizado para o aprimoramento dos alunos e professores no processo de informatização. Ainda é bastante comum a utilização das ferramentas juntamente com Internet para prestação de serviços as pessoas em geral da comunidade, serviços como: Consulta ao CPF, Bolsa Família, Detran, SEFAZ, TRE, para comunicação com familiares distantes por meio do MSN, Skype etc.

Esse sistema aliado a internet pode ser utilizado amplamente em sala de aula através de atividades como: vídeos educativos, oficinas, apresentações eletrônicas, gravação e edição de áudio (entrevista, leituras de redações, dublagens etc.), concurso de redação virtual, jogos de raciocínios lógicos, jogos de leitura e escrita e muito mais.





Cordialmente,

Antônio Marques.

CARTA AO COLEGA


Trairi, 26 de janeiro de 2011
Saudações,
Caro amigo, Rozimiro Vicente estou contente, por está mais apto ao linux, pois a primeira vez que tive contato foi em 2009, na escola profissionalizante Rita Aguiar Barbosa – Liceu de Itapipoca, lá eu trabalhava em um projeto - PROJOVEM URBANO e minha função era agente escolar, onde tudo era digitado, e para minha surpresa, o programa era linux, no inicio, foi bastante confuso, mas comecei pedir ajuda das minhas colegas de trabalho e assim fui me aperfeiçoando, no ano de 2010, foram instalados computadores com linux na escola João Paulo de Sousa, Bacumixá de Baixo – Trairi, local onde trabalho atualmente, já não foi tão difícil, pois já tinha noção do que se tratava, atá hoje faço todos os trabalhos da escola digitados sempre vão aparecendo novas duvidas, mas procuro pesquisar e aperfeiçoar-me para a qualidade do meu trabalho. Eu utilizo, as ferramentas do linux, para fazer ofícios, mapas bimestrais, declarações, convites, gravação de cds e dvds etc. As ferramentas tecnológicas são de grande importância em sala de aula, pois os alunos tem a oportunidade de aprender suas utilidades, nas quais servirão de suportes para seus entendimentos.
Com o grande avanço da tecnologia do ensino, faz se necessário um modificação no método de ensinar, em que professores e alunos terão que se permitir conhecer e compartilhar seus aprendizados, pois é uma troca de conhecimentos.
É um grande prazer te conhecer e até breve.

Trairi, 26 de janeiro de 2011

Caro amigo, Elder Mendes

Com os meus comprimentos estou aqui para conta a historia como eu conhece o Linux foi assim de livre espontânea pressão, que minha escola querida ganhou 5 computadores para o lei, sendo que eu irá manipula esses computadores que no caso nem conhecia este sistema operacional. Teria que realizar todos as tarefas de um agente como: matriculas, mapas, e até mais com aulas, no inicio foi dramático mais graça da Deus e facilidade do sistema estou mim adaptando com essas revoluções tecnológica. Claro que tudo aquilo que eu mim empenhar eu vou ter os melhores resultados, mais não esperava tão rápido, pois com o pouco que eu já sei estou repassando para os meus alunos.
Não posso deixa de retribuir tudo aquilo que você mim ajudou nas horas de desespero foi sua inteligencia e sua humildade que mim auxiliou. Obrigando por ser sempre o meu exemplo de capacidade.
Beijos e Abraços.
Valeu.

Jucilene

Carta a amiga Maria Rodrigues


Trairi, 26 de Janeiro de 2011.


Cara colega Maria Rodrigues, tive o prazer de conhecer o programa Linux que para minhas habilidades dentro da tecnologia informática, era desconhecido, um sistema operacional espetacular, capaz de realizar variadas atividades dentro de uma sala de aula. O colégio onde eu trabalho não tem o Linux e sim o Windows, que ambos tem ferramentas em comum, e outras diferentes, como por exemplo: A ferramenta de transformar um texto Write em PDF. Com o Programa Windows eu faço algumas digitações como: avaliações, mapas, projeto, etc. Devido o laboratório encontrar-se totalmente desativado, eu realizo esta atividade no computador da secretaria da escola. O que eu espero em relação ao Linux, é que coloquem logo na escola para que eu possa me adaptar o mais rápido possível.


Erison davis.

Trairi, 26 de janeiro de 2010.


Saudações.

Caro amigo Edvan, venho lhe escreve como foi o meu primeiro contato com o novo sistema operacional utilizado aqui na minha escola o GNU / LINUX. Para mim e todos está sendo um experiência muito boa, no primeiro contado achei muito legal, diferente pois estou acostumado o WINDOWS, mais o LINUX não muito diferente, tenho sim um pouco de dificuldade como todo objeto novo que você tem.

Os alunos aqui na escola, reclamam muito mais é normal eles não tem paciência em aprender, mais aos poucos estão se acostumado com a novidade. Cada dia que passa estou me aprofundando e conhecendo mais sobre as ferramentas que o LINUX oferece que são varias, aqui o professor de português utiliza muito o editor de texto (BrOffice. Org Writer) para fazer ditado de palavra, escrever resumo sobre videos da (TV ESCOLA), já o professor de matemática gosta de utilizar jogos de matemática (TUXMACH) onde ele desafia seu alunos em varias contas matemáticas.

Poís é meu amigo, estou muito satisfeito com esta nova descoberta, pra mim está sendo mais um desafio, mais temos que está sempre atualizados.

Carta para Jucilene



Trairi-CE, 26 de Janeiro de 2011.

Cara amiga Jucilene Sales.

Venho por meio deste, contar pra você os primeiros contatos que tive com o Sistema Operacional GNU/Linux.

Pois bem, em 2005 soube que o Linux começaria a fazer parte de todos os equipamentos de informática do governo. Com isso, comecei me aprofundar e descobri o seguinte, algo que quero compartilhar com você.


Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo ou sistema operacional que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença. Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, o sistema Linux passou a ter a colaboração de grandes empresas, como a IBM, a Sun Microsystems, a Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Oracle, Google e a Canonical. Apoiado por pacotes igualmente estáveis e cada vez mais versáteis de aplicativos para escritório (BrOffice) ou de uso geral, por programas para micro e pequenas empresas gratuitos mas que em nada ficam a dever aos seus concorrentes comercializados (projeto GNU), e interfaces gráficas cada vez mais amigáveis como o KDE e o GNOME, o núcleo linux, conhecido por sua estabilidade e robustez, tem gradualmente caido no domínio popular, encontrando-se cada vez mais presente nos computadores de uso pessoal atuais. Há muito entretanto destaca-se como o sistema operacional preferido em servidores de grandes porte, encontrando-se quase sempre presente nos "mainframes" de grandes empresas comerciais e até mesmo no computador mais rápido do mundo, o Tianhe-I, chinês.” Fonte: Wikipédia.


E embora começasse a me preocupar com a questão de me manter informado com a possibilidade do Linux dominar o mercado, fiquei mais ou menos em cima do muro, pois na época, não via essa revolução toda. Pensei o seguinte: ah, deve ser coisa de início, essas coisas. Como sempre gostei de manter preparado, não fiquei parado.

O contato só tive em 2005 com o Linux, mas só pude colocar realmente em prática em 2009. É um sistema simples, de fácil entendimento.

Na escola que trabalho usamos o Linux em diversas atividades como por exemplo: aulas por disciplina, apoio para concretização de projetos, lazer, entre outras opções... as opções de mídias que pertencem ao Linux são muitas e que tornam mais lúdicas as aulas.

Quando quiser dá uma passadinha, fique a vontade, estarei disponível para mostrar o quão tem sido importante a implantação do Proinfo em nossa escola. Aproveitaremos para trocar ideias e mostrar os resultados... poderemos nos espelhar no trabalho um do outro e podemos lapidar as possíveis falhas que ainda podem existir em nossa metodologia.


Esperando que esteja bem...


Abraços


Elder Mendes






Trairi, 26 de Janeiro de 2011


Saudações


Cara amiga Maria, conheci o Linux Educacional 2.0 em 2009, quando comecei a trabalhar na E. E. F. Antonio Urçulino Alves, na localidade de Munguba. Trabalhava na E. E. F. Santa Luzia de Almécegas, onde se encontra um dos melhores laboratórios de informática de nosso município. Lá, na minha época, trabalhavam com outro sistema operacional: o Windows. Aprendi o básico que sei de informática lá. Quando fui transferido de escola, me deparei com um sistema meio diferente, mas aos poucos fui “pegando as manhas” e hoje, já estou bem habituado e até já gosto deste sistema operacional.

Ainda apanho bastante, mas nada que com persistência não seja resolvido.

Apesar do laboratório de minha escola não estar 100% em funcionamento e de não termos internet, às vezes (raras vezes), fazemos algumas atividades com nossos alunos. Eles não tem muito acesso ao laboratório, pois como falei, apresenta falhas.

Estamos utilizando os computadores somente para trabalhos internos(fazer ofícios, documentos em geral).

Gostaria de apresentar aos alunos esta ferramenta pedagógica tão presente no cotidiano deles, mas infelizmente, não dá.

Participando deste curso, a vontade de fazer diferente aumenta, mas os recursos...

É isso aí, cara colega, a troca de experiências aqui no curso está bastante proveitoso. Espero que você aproveite.



Abraço


Laércio



Carta ao Colega


Trairi, 26 de janeiro de 2011
Saudações!!!

Caro amigo e Conterrâneo
Zacarias Jeronimo

Antes de tudo, está sendo ótimo passar essa semana com você!!! estamos aprendendo juntos, brincando juntos e rindo demais...
Bom, conheci o Linux a pouco tempo atrás, primeiramente aqui nesta escola, depois fiz um curso e pude me aprofundar mais, retornei a me aproximar do Linux quando o LEI foi montado na escola aonde trabalho, antes só usávamos o windons, agora chegou um notbook na escola com esse programa e eu me apossei dele, já que ninguém da escola não conhece o Linux e também a minha especialização como é um projeto do governo exige que usemos este programa para envio de trabalhos. Eu utilizo os vários aplicativos do Linux nos trabalhos da escola e nos meus estudos. Faço slides no impress para apresentação de trabalhos, uso o calc para as tabelas dos mapas, utilizo o writter para digital oficio ou digita algum outro trabalho, enfim uso os aplicativos da melhor maneira possível, mas apanho sempre desse programa. Mas, esse curso veio aperfeiçoar meus conhecimentos e me ensinar várias coisinhas que desconhecia sobre o Linux.
Agora, como conheci e sei usar mais o Linux, meus trabalhos vão ser feito mais rápidos e melhor estruturado. E tentarei repassar para os meus colegas de trabalho. Apesar de que tenho muito o que aprender ainda.
Aqui me despeço e deixo um abraço forte...


Maria Rodrigues





Trairi- CE, 26 de janeiro de 2011


Saudações...



Prezado(a) amigo(a) Edival , estou lhe escrevendo para contar-lhe um pouco da minha historia com o sistema operacional Linux. Meu primeiro contato com o mesmo foi no ano de 2005, onde apenas conheci como sistema mas não fiz nenhuma utilização. Logo depois de um certo tempo usando o sistema operacional Windows, comecei a usar o Linux e até os dias de hoje uso de forma maciça. Realizo várias atividades com este sistema e acho que é muito bom e de fácil acesso, pois o mesmo foi desenvolvido pensando na melhoria da qualidade do ensino nos dias atuais. Professores e alunos tem a sua própria conta podendo utilizar de forma sábia tudo aquilo que é disponibilizado para eles e que cada atividade realizada é como se fosse a primeira pois vemos nos olhos dos alunos a curiosidade de saber de onde veio aquele mundo de infinidades totalmente a disposição de todos.

O Linux possibilita o trabalho de todas as formas pois usamos para fazer mapas bimestrais e outros documentos similares, também é louvável ser compatível com alguns programas do Windows já que algumas escolas utilizam a plataforma deste sistema operacional.

Para a melhor utilização dos recursos tecnológicos existentes nas escolas é preferível que todas as pessoas que compõem o quadro de funcionários saiba usá-los. A utilização dos DVDs que tem no acervo da escola e também os que vem já no programa do próprio Linux deve ter um destaque maior, já que estão na escola para ajudarem os alunos a construir o seu conhecimento com segurança e comodidade.

Usamos os equipamentos em uma escala mediana, ou seja, de forma intermediária, digo ainda que está longe do suficiente, pois seria preferível que fosse utilizado de forma prioritária. Ficamos na torcida para que todos os profissionais do magistério possam estar se adequando as novas tecnologias.


EDER NASCIMENTO

Novas Tecnologia, novos modos de ensinar, novos modos de aprender.

No vídeo de hoje vimos que como nós todos precisamos atualizar-se até mesmo a Internet, que também está transformando o modo que vivemos, inovando, aprendendo, aperfeiçoando, pesquisando, comunicando-se, para o seu melhor funcionamento.

Jucilene

Saiba mais sobre a Escola 2.0



Especialistas em pedagogia apresentam ideias para melhorar a educação no Brasil e no mundo, usando tecnologia e inovação



Acompanhar crianças e jovens envolvidos na Era Digital está se tornando cada vez mais difícil para as escolas públicas e particulares. A busca por informação online sacia o desejo pelos assuntos de preferência dos alunos, o que torna o ensino, dentro de sala de aula, cada vez mais chato e desgastante.

Especialistas em pedagogia discutiram o tema "Educação e Cultura Digital" no palco principal da Campus Party Brasil 2011, onde apresentaram ideias para melhorar a educação no Brasil e no mundo, incentivando professores e alunos a usarem a tecnologia no âmbito da educação.

Debora Sebriam, membro da equipe de Informática Educacional do Centro Educacional Pioneiro em São Paulo, citou várias ferramentas que podem ser utilizadas por institutos educacionais na educação dos jovens, tais como: blogs, microblogs, redes sociais, comunicadores e jogos online: "Essas ferramentas abrem espaço para elas [crianças] falarem, terem voz", explicou. Debora acredita que o ambiente da escola será mais aproveitado quando os professores descobrirem o que faz parte do cotidiano de sua classe, não necessariamente ligado à tecnologia.

A jornalista Bianca Santana focou no reconhecimento do profissional, que não é valorizado e não tem oportunidades de mudar a realidade vista em sala de aula. De acordo com Bianca, só é possível estimular uma criança se o educador for valorizado como autor de seu conteúdo usado em classe e tiver mais benefícios: "Um professor faz pesquisas e tem conteúdo próprio", afirmou a jornalista. "Professor é alguém que trabalha muito, é mal remunerado e é pouco reconhecido. [...] Como podemos pedir que alguém nessas condições inove desse jeito em sala de aula?", concluiu.

Já Luciano Meira, professor adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), encontrou uma forma de estimular alunos e educadores ao mesmo tempo, com o uso de redes sociais fechadas nas instituições de ensino. Segundo ele, é preciso evoluir da Educação 1.0, copista, para a Educação 2.0, esta última mais dinâmica. Tomando como exemplo a presença da lanhouse na vida dos jovens - 45% dos acessos à internet são através de lanhouses -, surgiu o projeto das funhouses, que utilizam um ambiente semelhante ao do primeiro local, mas com jogos que ajudam no processo de aprendizagem. Luciano destacou outros projetos, tais como os Jogos Conversacionais Sociais e a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE), que unem professor e aluno, sejam em disputas regionais ou num simples bate-papo online.

Priscila Gonsales, jornalista, acredita que o que falta não são recursos, nem professores preparados, mas sim uma forma diferente de usar o que já se tem disponível. Netbooks, lousas digitais e aulas de informática não são o suficiente para educar na cultura digital, mas o uso de uma nova metodologia de ensino pode mudar a educação nas escolas: "Precisamos de uma nova metodologia, e não de novas tecnologias", afirmou. "O que muda é usar o que já se tem de uma forma inovadora", concluiu Priscila.

A interessante abordagem dos especialistas palestrantes trouxe uma nova forma de ensino na Era Digital, unindo projetos, artigos e conhecimentos. Desde jogos casuais, até redes sociais e novos métodos de ensino foram mostrados e absorvidos pelos pedagogos presentes. O dinamismo exposto durante o debate mostra que os professores são fundamentais para o desenvolvimento do aluno, mesmo que este também possa motivar seu educador tecnologicamente, trabalhando juntos.


Fonte: Site Olhar Digital.

VÍDEO – NOVAS TECNOLOGIAS, NOVOS MODOS DE ENSINAR, NOVOS MODOS DE APRENDER.


Este vídeo nos mostra o quanto evoluiu a tecnologia em nossas vidas. Desde a forma de ensinar e aprender. Hoje com uso da internet é possível interagir de várias maneiras através de email, comunidades, orkut, blog etc. Ela nos permite aprender, pesquisar, comunicar e compartilhar conhecimentos com outras pessoas de qualquer idade, raça, religião, em qualquer lugar. É incrivel a capacidade que temos de nos aproximarmos das pessoas. No ensino podemos modificar a forma de ensinar e de aprender, transmitindo um ensino mais compartilhado, menos conteúdos, mas com processos, mais abertos de pesquisas e comunicação.

VÍDEO – NOVAS TECNOLOGIAS, NOVOS MODOS DE ENSINAR, NOVOS MODOS DE APRENDER.


VÍDEO – NOVAS TECNOLOGIAS, NOVOS MODOS DE ENSINAR, NOVOS MODOS DE APRENDER.


A cada dia no mundo, surge uma nova maneira de fazer alguma coisa. O celular comprado hoje, um mês depois estará ultrapassado. Surgirão vários, com uma tecnologia superior ao comprado. A própria internet a cada dia renova-se. O ser humano nascido hoje não é igual ao nascido 10 anos atrás. Ele terá um vasto conhecimento tecnológico, pois irá conviver com a tecnologia em casa, na escola, no trabalho, no lazer... O mundo vive em constante evolução.

Vídeo:Novas tecnologias novos modos de ensinar e Aprender


O vídeo vei nos mostrar, ou melhor, alertar para a realidade do mundo digital. Como a Internet tem avançado e com ela multiplicado o número de internaltas que acessam diariamente essa rede. Podemos observar que o avanço foi tanto que ultrapassou outras tecnologias. E a cada dia estar sendo inovada para nos servir melhor. As tecnologias digitais iniciou com 1.0 passando mais tarde para 2.0, e depois para 3.0. tudo isso ocorreu entre os meados de 1995 a 2010. Com tantas inovações acontecendo com as tecnologias, provavelmente virão novas surpresas por aí.

Novas Tecnologias, Novos Modos de Ensinar, Novos Modos de Aprender


Há quem diga que a maior criação do Século XX foi o computador. Concordo em partes, pois na minha opinião esse mérito é também dado a Internet. Como uma mega enciclopédia eletrônica é expandível e a cada novo dia é super lotada com mais informações que a torna num grande centro interativo, fazendo-a informática (INFOrmação autoMÁTICA).

No limiar desses novos tempos, é possível notar com facilidade a crescente demanda de dados incorporados a esse novo sistema. Digo novo, por que apesar de já ter trinta anos se renova a cada dia.

A proposta desse método é deixar as informações antigas e atuais mais atrativas, mas dinâmicas. A inovação não para por aqui. Com esse nova revolução também é preciso a atualização de cada um que está envolvido nesse meio. Pois com a democratização desse acesso livre e de rápida upgrade, é necessário estarmos também em constante mudança.

Como está sendo visto, as pessoas já se disponibilizaram para a introdução de novas tecnologias em suas vidas, tanto que o que era antes considerado luxo, hoje é tido como necessidade.

VÍDEO- OVAS TECNOLOGIAS, NOVOS MODOS DE ENSINAR, NOVOS MODOS DE PARENDER.


Através do vídeo foi transmitido a rapidez com que as tecnologias de comunicação e princinpalmente a INTERNET seguem entrando no cotidiano da população mundial. Em minha concepção foi bastante acertada a iniciativa dos nossos governantes e dirgentes da educação em incentivar e custear a implantação das tecnologias nas escolas, pois um recurso tão atrativo e tão presente no meio popular com certeza é um ótimo caminho a ser seguido pelo processo educativo.


26 de Janeiro de 2011.

Novas Tecnologia Novos Modos de ensinar Novos modos Aprender

O video de hoje nos mostra como a tecnogia vem nos mostrar as novas maneiras de ensinar e aprender.
Nos mostra também o tamanho e a velocidade do avanço rapido da tecnologia.





Zacarias 26/01/2011

NOVAS TECNOLOGIAS, NOVOS MODOS DE ENSINAR, NOVOS MODOS DE APRENDER


Vimos que comparada as outras tecnologias a internet teve uma ascensão gigantesca. enquanto algumas das tecnologias usadas até os dias de hoje levaram algumas décadas para terem uma grande aceitação (radio, telefone, celular), a internet levou apenas alguns anos e tornou-se a febre mundial, cujo os usuários passaram de meros espectadores a colaboradores e construtores do conhecimento (wikipédia). temos para o futuro a WEB 3.0 que será a revolução da era tecnológica da internet e será totalmente semântica.
Para que os usuários não fiquem antiquados ao novo mundo digital devem se reinventar para o que os espera nos anos que se seguem. pois o mundo está cheios de desafios e precisa de pessoas com sede conhecimento para vencê-los.
Não tenha medo do futuro, pois ele é incerto e tem mania de cair em meio ao vão.

Eder Nascimento
26 de janeiro de 2011

Video: Nova Tecnologias, novos modos de ensinar, novos modos de aprender.

O Video veio nos mostra um pouco sobre o grande avanço da tecnolôgia e de como ela esta se evoluindo cada vez mais, ele nós mostrou com exemplo o avanço que foi a criação da INTERNET, que levou muito menos tempo do que a criação do Celular e da Inergia. Mostra também a evolução da INTERNET, que começou com a WEB 1.0 onde o usuário só fazia parte da platéia, e hoje com WEB 2.0 onde o usuario passou da plateia para protagonista começando a interagir com ela, e em breve a criação da WEB 3.0 (semântica), fala como é importante o professor está atualizado dentro das novas tecnologias, nos mostra um pouco sobre o EDUCARED, um portal muito importante para o professor possa está sempre atualizado como essas mudanças.

Novas Tecnologias, novos modos de ensinar, Novos modos de aprender.


A internet está absorvendo todas as outras tecnologias! A mesma está mudando a nossa forma de pensar, amar, estudar, andar, comer, de ganhar dinheiro e até mesmo de cuidarmos de nossa saúde. Portanto, o educador de hoje se quiser ser reconhecido, tem a obrigação de se integrar nesta evolução (internet)! O que nos mostra o futuro, é que há muitas mudanças para acontecer e que essas terão que ser dominadas.
novas tecnologias, novos modo de ensinar, novos modo de aprender.

Estamos vendo mudanças muito rápido no processo da internet, antes existia apenas o site e não tínhamos acesso aos comandos, hoje você da sua opinião, compra, navega, faz de tudo. Há uma grande evolução ao nosso redor temos que nos da conta disso pra não ficarmos atrasado, é o que acontece no nosso campo de trabalho nosso educadores poucos buscam essa realidade, temos que ser alertado desde já.

Novas Tecnologias, Novas modos de ensinar, Novos modos de aprender.


O vídeo expõe um pouco sobre a história das tecnologias, dando ênfase a internet principalmente por ela tem uma disseminação rápida comparada a outras tecnologias. Para se tem uma ideia o número de internautas no Brasil é maior do que a população de alguns países. Ele mostra a diferença das web's. A web 1.0 dos anos 90 os internautas era a "platéia", na web 2.0, a atual, os internautas fazem o "drama e a comédia" e a web 3.0 a do futuro, será mais inteligente, eficiente e organizada. A internet muda a nossa vida em todos os aspectos, mas os educadores estão com receio dessas inovações, entretanto há diversos sites que possibilitam a aprendizagem em rede, a essência é o PCP. Pesquisar,
Comunica,r

Publicar

E claro, aprender sempre...
Maria Rodrigues 26/01/2011

Avaliação do 2º Dia

O Curso de Capacitação em IED, para mim está sendo muito proveitoso, pois estou vendo como a tecnolôgia, cada vez mais estar sendo importante na educação dessa nova juventude mais atualizadas com as novas tecnolôgias.

Um pouco sobre mim

Nome:Manoel Edval de Sousa
E.E.F. Nossa Senhora das Graças
Secretário Escolar
Espero ter um bom proveito deste curso. Adquirir novos conhecimentos que venham servir bastante no meu dia-a-dia.

Avaliação do 2º Dia (Curso de Introdução a Educação Digital) - 25 de Janeiro de 2011


A continuação do curso começou com vídeos instigadortes que nos obrigavam a não deixá-los sem comentários. Aprendemos mais novas coisas. Fomos apresentados as vantagens do Linux e comparamos ao já tão famoso e usado Windows XP e vimos o quanto similiares são eles. Ainda nesse dia conhecemos as ferramentas multimídias dispostas nesse sistema operacional. No final de cada dia está ficando aquela vontade de está novamente no dia seguinte no local do curso, sedentos de novas informações.

AVALIAÇÃO DO 2º DIA

Cada dia que passa estamos ampliando nossos conhecimentos, hoje aprendemos utilizar algumas ferramentas que até então interessantes, porém desconhecidas por mim.Vi como fazer o uso delas, agora é só praticar, e suas funções.
25 de janeiro de 2011.

AVALIAÇÃO DO 2º DIA

No segundo dia eu mim aperfeiçoei no sistema operacional Linux,sendo que curso esta mim levando a gostar de aprender algo novo, esta despertando o entusiasmos de aprender sem limites.


Jucilene

Trairi 26 de janeiro de 20111

O que aprendi? 2º dia


Aprendi, postar e fazer comentários no blogger...
Conheci um pouco sobre a história do linux.
Pude perceber através de videos que não se deve temer ao novo e que investigando e praticando se aprende, e como multiplicador temos que estimular as pessoas a perderem o receio da novidade.
A iniciativa, pode modificar nossa realidade, basta nos acomodar.
Os videos mostraram que a integração com as novas tecnologias, faz com que possamos com criatividade e o aperfeiçoamento do dia-a-dia podemos melhorar nossa metodologia.
Conheci os aplicativos do linux e como usa-los... isso foi bastaste proveitoso.

Maria Rodrigues
25/01/2011

AVALIAÇÃO DO DIA- APRENDI HOJE-2º DIA


Aprendi que a tecnologia nos favorece enriquecer a educação para que assim seja possível a superação de algumas dificuldades existentes no processo educacional. No entanto vale salientar que só poderemos desfrutar das vantagesns das TICs se tivermos iniciativas inovadoras para com as tecnologias que estão ao nosso alcance. Enfim no 2º dia foi possível de minha parte utilizar de forma objetiva as TICs no processo de aprendizagem.


26 de Janeiro de 2011

Avaliaçao do 1º dia

A aprendi que quando não se sabe de algo não faz vergonha pedir ajuda a outra pessoa.
O professor faz com que todos fiquem bem a vontade.
Gostei bastante.


Zacarias

Trairi 24/01/2011

2° DIA - O QUE APRENDI?

O QUE EU APRENDI HOJE?

Aprendi mais sobre o Linux Educacional 3.0, apesar de trabalhar com o 2.0, é sempre bom ver novas coisas. Vi que o novo sistema é mais aperfeiçoado que o antigo e possui novas ferramentas que facilitam o cotidiano.

Avaliação do 2º dia.


Graças a boa metodologia do professor Raulindo, o segundo dia foi bastante intessante e proveitoso. Pois aprendi o básico do Linux! Ex: Como gravar um CD ou DVD; Como formatar uma música; etc. Concluindo com o filme iniciativa árvore, percebi que a educação só progride com um trabalho em equipe.

AVALIAÇÃO DO 2º DIA (25 DE JANEIRO DE 2011)

Comparando o segundo dia em relação ao primeiro, o dia de ontem foi muito além do primeiro, pois podemos aprender a utilização de algumas ferramentas que até então não conhecíamos e agora podemos fazer o uso das mesmas no nosso cotidiano.

Eder Nascimento
26 de janeiro de 2011