Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

As Tecnologias educacionais são utilizadas desde o princípio da educação sistematizada. Ainda hoje se usa a tecnologia do giz e da lousa, que antigamente eram feitas de pedra - ardósia; usa-se a tecnologia do livros didáticos e, atualmente, os diversos estados mundiais debruçam-se sobre quais seriam os currículos escolares mais adequados para o tipo de sociedade pretendida. No mundo ocidental, um dos grandes desafios é adaptar a educação às novas tecnologias - TICs tais como os meios de comunicação atuais como a internet, a televisão, o rádio, os softwares que funcionam como meios educativos formais ou informais.

Primórdios

Nas décadas de 1950 e 1960, a tecnologia educacional apresentava-se como um meio gerador de aprendizagem, para resolver problemas educacionais dentro de uma concepção tecnicista de educação. Na década de 70 , passou a fazer parte do ensino como processo tecnológico. Em 1971, foi realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)um seminário sobre o uso de computadores, em 1973 a Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ) usou software de simulação no ensino de química e, assim, muitos outros começaram as experiências.Portanto, existiam no início dos anos 80 diversas iniciativa sobre o uso da informática na educação do Brasil. Esses esforços resultaram no interesse do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) na disseminação da informática na sociedade, despertaram o interesse do governo e de pesquisadores das Universidades na adoção de programas educacionais baseados no uso da informática. Em meados de 90, caracterizou-se pela busca de novas concepções sobre o uso das tecnologias no campo educacional.
A tecnologia educacional é a área de conhecimento onde a tecnologia se submete aos objetivos educacionais. Ela procura auxiliar o processo ensino e aprendizagem de modo a propiciar formas adequadas de utilizar os recursos tecnológicos na educação, preocupando-se com as técnicas e sua adequação às necessidades e à realidade dos educandos, da escola, do professor, da cultura em que a educação está inserida.
Contínuas transformações tecnológicas em todo o mundo vem influenciando as relações sociais. Neste contexto a Escola, ambiente onde se constrói a educação formal e, portanto, um ambiente por natureza social, começa a refletir sobre a influência das Novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Nestes termos, como resultado do avanço das pesquisas em microeletrônica, no início do século XXI as tecnologias começam a ser vistas e usadas numa outra perspectiva no processo educativo. A escola começa a se apropriar do uso técnico dos recursos tecnológicos para em seguida repensar as formas e metodologias adequadas a cada contexto social.Neste tempo as Tecnologias educacionais deixam de ser encaradas como meras ferramentas que tornam mais eficientes e eficazes já sedimentados, passando a ser consideradas como elementos estruturantes de um outro modo de pensar a educação, mediada pela Tecnologia e esta submetida aos objetivos pedagógicos, com o objetivo de expressar a diversidade cultura e à realidade em que cada escola se insere, a diferentes metodologias usando recursos tecnológicos. Nesse sentido, a TV, o vídeo, o Rádio_(comunicação), a Internet, o material impresso possibilitam articularem-se novas linguagens e novas forma de apropriação do conhecimento na escola. É crescente o número de escolas e centros de educação que estão usando ferramentas on-line e colaborativas para aprendizado e busca de informações. As principais ferramentas usadas e conhecidas são agregação e distribuição de conteúdo (RSS, ATOM), Ambientes de aprendizagem como Weblogs (BLOGs), WebQuests e Wikis e objetos educacionais.
Todas as ferramentas podem ser utilizadas como instrumentos educacionais. No entanto,faz-se necessário avaliar sua aplicação de modo a promover a aprendizagem significativa, crítica e reflexiva.
Historicamente o uso das tecnologias na educação apoiou-se em 3 eixos sociais; a comunicação, a psicologia da aprendizagem e a teoria sistêmica. Podemos dizer que a didática (construir, ampliar e revisar o processo) foi deixada de lado. Já a ciência e a técnica, se separaram, provocando algumas arbitrariedades em suas relações.

Citação

É uma maneira sistemática de elaborar, levar a cabo e avaliar o processo de aprendizagem em termos de objetivos específicos, baseados na investigação da aprendizagem e da comunicação humana, empregando uma combinação de recursos e materiais para conseguir uma aprendizagem mais efetiva.
De Pablos Pons, 1994, p.42

Referências

Algumas revistas especializadas no assunto:

AGENDA - 2º DIA - 18/01/11

ESTADO DO CEARÁ
PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAIRI
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TRAIRI
SETOR DE PLANEJAMENTO E PROJETOS PEDAGÓGICOS
PROINFO – PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
COORD. PROINFO/TRAIRI: PROF. RAULINDO RAMOS MENEZES

FORMAÇÃO 40 HORAS PROINFO – INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL

LOCAL: E. E. F. JONAS HENRIQUE DE AZEVEDO
PERÍODO: 17 à 21/01/2011 (turma A); 24 à 28/01/2011 (turma B)
HORÁRIO: 08 às 17 h.
TUTOR: PROF. RAULINDO RAMOS MENEZES

PAUTA DO 2º DIA – (18/01/11) (25/01/11)

08:00 – Acolhida.
·         Vídeo: Iniciativa/ comentários (anotar no diário de bordo – 10 minutos: como você se vê em relação ao vídeo que assistiu? Qual relação se pode fazer entre o vídeo e a Educação?
·        Continuação... Inscrição (como colaboradores) dos cursistas no blog: (http://educacaodigitaltrairi.blogspot.com/)  Publicar no blog a avaliação do dia 1º.
·        Linux: Linux x Windows (Raulindo)
09:25 – Intervalo (coffee break)
09:45 – Explorando o (CD) IED.
10:00 - Vídeo: Explorando o Menu Iniciar do Linux Educacional 3.0
·         Apresentação dos programas instalados no LE (Domínio Público, Rived, DVD Escola).
10:30 – Criando o Portfólio do Cursista (pasta> nome do cursista> pasta 1º dia. Pasta 2º dia > até o 5º dia).
·         Na barra de tarefas clique no ícone Sistema (Monitor) > pasta do usuário > criar pasta (nome do cursista) > subpasta > 1º dia > 2º dia (OBS: dentro da pasta do cursista, dever ser criado cinco subpastas).
11:00 – Vídeo: Novas Tecnologias na Educação
·         Acessar o blog (http://educacaodigitaltrairi.blogspot.com/) (registrar em forma de postagem, a sua impressão do vídeo) (TÍTULO – Novas Tecnologias na Educação – comentário).
·         Pesquisar na Internet: Imagens sobre as TIC’s. Publicar no blog (escrever o seu nome abaixo da imagem e justificar a imagem, porque você escolheu essa imagem).
·         Escrever no blog, qual a sua impressão sobre o Linux Educacional: Dificuldades e Facilidades de S.O.
12:00 – Almoço.
13:00 - Vídeo: Rafinha/ Comentários (registrar no diário de bordo – 10 minutos).
13:30 – Navegando por sites educacionais: Webeduc, Portal do Professor, Educarede.
14:30 – Conhecendo os Programas Educacionais do L.E.
15:00 – Lanche.
15:20 – Continuação – Conhecendo os Programas Educacionais do L.E.
16:00 – Avaliação: será feita através do Diário de Bordo (publicação no blog).
17:00 – Encerramento das atividades (trazer em pen drive imagens para aula de amanhã ou baixar da NET).

Vídeo da Turma - Concentração.

Concentração na atividade " Como as TICs poderão auxiliar na minha prática pedagógica?"

Fotos dos Cursistas - 2º Dia

Alunos no 2º dia de aula, na Escola Maria Celeste de Azevedo Porto.





São alunos queridos....e esforçados!
Parabéns a todos!

Como as TICs poderão auxiliar na minha prática pedagógica?

Nos dias atuais é quase impossivel os educadores não utilizarem as TICs em suas práticas pedagógicas. E comigo não é diferente, uma vez que os alunos são cada vez maios exigentes, querendo sempre metodologias  novas.  Tecniologias como Data Show, Computador, DVD, Televisão, câmara fotográfica, calculadora e até mesmo o celular são ferramentas de fundamental imporância na didática dos educadores, uma vez que necessitamos de um Data Show, para melhor apresentar e explicar um determinado conteúdo, tornando assim a aula mais atrativa e até mesmo menos cansativa tanto para o educador quanto para o educando, dos computadores para realizarmos trabalhos em grupos, realizando asssim pesquisas sobre determinados assuntos, resolver até mesmo atividades postadas em Blogs etc,  da televisão e DVD para apresentar filmes, textos e até mensagens educativas, da calculadora nas aulas de matemática, da câmara fotográfica para registrar momentos importantes na sala como: apresentações e seminários e do próprio celular que na ausência de câmara fotográfica e calculadora ele pode resolver o problema.
É de fundamental importância que nós educadores, também não abusemos dessas tecnologias, uma vez que, alguns docentes podem aproveitar-se das TICs para não dar suas aulas  como realmente deveriam ser dadas, fincando assim enrolando o tempo e seus alunos, contratizendo assim, muitas vezes , sua prática pedagógica e a prática pedagógica da escola.


Como as TICs poderão auxiliar na minha prática pedagógica?



Hoje minha escola se utiliza de poucos recursos pedagógicos e com as TICs
concerteza,serão de grandes suportes nas utilizações de aulas informatizadas
e de um novo método de conhecimentos dentro de sala para os alunos.
Com as TICs na escola o professor se utilizará de um importante recurso pe-
dagógico,tanto na sua prática,como na sua facilidade de trabalho com os alunos,
e esse auxílio é fundamental,porque a escola passa a ter vários equipamentos mo-
dernos para a utilização de trabalhos pedagógicos.
Quando o profissional passa a trabalhar com esse novo ferramento pedagógico
não pode esquecer do mais importante, que é,as mundanças na sua práticas em
salas,porque não adianta a modernidade se o professor continuar no tradicional.As
TICs me dá várias formas de atuação na minha sala,temos como exemplos:Trabalhos fo-
tográficos com câmeras ou celulares;ter no computador ,salvo o nome de todos os alunos,
nome da mãe,idades,séries,etc.
Com as TICs na escola o professor terá um grande ganho de apoio pedagógico e
novas metodologias e técnicas na sua prática diaria de trabalho.

Como as TICs poderão auxiliar a minha prática pedagogica.


A TIC pode contribuir na minha prática pedagógica de muitas maneiras, com as novas tecnológias posso motivar meus alunos, a novos aprendizados que as TICs me oferecem me possibilitam também inovar minhas atividades de maneira criativa onde possa utilizar os recursos disponiveis na minha Unidade Escolar, equipamentos como: computador para digitação de textos, cartas, etc. Com isso o aluno além de utilizar o computador manuseiam também a impressora, eqipamento que antes não conheciam, na Matemática tenho inumeras possibilidades
usar a calculadora e outros recursos que são disponivél, com a maquina usar as imagens para formar murais de acontecimentos importantes na escola, onde eles poderão fazer comentários sobre quais acontecimentos foram mais importante, escreverem uma história apartir das imagens, encotrarem um disfeche diferente para um acontecimento, etc. Já com o celular posso usar o sistema de mensagem parrra trabalhar, a ortográfia, a linha de raciocínio sobre temas interessantes e até mesmo para da recados e melhorar a comunicação entre os educandos.

Como as TICs poderão auxiliar a minha prática pedagógica ?


A Tic é uma ferramenta eficaz, com capassidade para driblar a falta de interesse de alunos e educadores, transformando o ambiente educacional em um local pleno para o aprimoramento disciplinar. Os aparelhos do nosso cotidiano são excelentes para tornar real essa possibilidade. É possível construir aulas com telefones celulares, usando seus recursos mais simples como a calculadora ou o correio eletrônico. Podemos usar o inglês dos jogos eletrônicos e converter programas de tv em algo aproveitável para a educação. A Tic já está sendo usada em uma miriáde de orgãos, com um resultado considerável. A expectativa para este ano é que a Tic se transforme em uma solução permanente para o baixo índice de aprendisagem, deixando os educadores em pararelo com a plenitude do universo.

Como as TICs poderão auxiliar a minha prática pedagógica?


As TICs que estão a nossa disposição vem nos propocionar melhorias e facilidades para a nossa prática pedagógica, quando faço bom uso das mesmas.Pois com a presença das mesmas é possível tornar minhas aulas mais dinâmica,atraente e participativa e menos cansativa para meu aluno que é o alvo dessa aprendizagem.As TICs como a câmera fotógrafica, celulares, Data Show,computadores,televisão,Dvd são ferramentas que pode e deve ser utilizadas em sala de aula para uma melhor aprendizagem. O uso do computador é uma ponte para a comunicação com todo o mundo, pois através da rede posso fazer pesquisas , tirar minhas dúvidas ,receber sugestões de trabalho,etcO uso da calculadora vai mim auxiliar no uso da matemática.Com a câmera fotográfica posso registrar momentos importantes da vida cotidiana do aluno e pedir que os mesmos desenvolvam um texto apartir da foto pedida.
Todas essas tecnologias são de fundamental impotância para o trabalho de nós educadores.

Como as TICs poderão auxiliar a minha prática pedagógica ?


O ser humano está sempre aprendendo, mesmo sem perceber, por isso deve está sempre aberto para mudanças e novas aprendizagens .Essa é a dinâmica da vida. Diante dessa afirmação as TICs sem dúvida nenhuma, surgiram principalmente para aperfeiçoar mais os conhecimentos daqueles que já tem e introduzir também no mundo digital as pessoas que até então nunca tiveram acesso a esses recursos dando assim a oportunidade de todos sem distinção de ampliarem seus conhecimentos e se sentirem partes fundamentais desse processo de contrução e aprendizagem .Por isso a minha prática pedagógica com certeza será bem mais rica e invadora a partir desse curso, pois desejo repassar para outras pessoas o que consegui aprender.Muitas são as atividades que posso desenvolver com os alunos utilizando as TICs em qualquer disciplina e em qualquer faixa etária da vida escolar, como por exemplo:para fazer pesquisas , escrever textos ,etc .Tudo será mais atrativo para o aluno e assim teremos melhores resultados na educação.

como as TICs poderão mim auxiliar na minha prática pedagogica?


No meio em que vivemos exige de nós a utilização de tecnologias de várias maneiras como ex: celular, computador, máquinas digitais, tv,etc. Tudo isso isso foi criado para melhorar nosso dia-a-dia, é bom saber que coisas tão pequenas e uteis sirva como complementos na nossa história, e que muitas das vezes se torna algo que temos medo de manuzea-los por vergonha de perguntar alguem e se especializar nas tantas ultização que a tecnologia nos propoem. É pensando nisso que os diversos tipos de objetos, eletricos eletronicos, nos ajudam a viver com empenho e nos mostrando a importancia de cada um desses iteis para o nosso bem está, e compreender a evolução da tecnologia que cada ano vem avançando com novas criações e modificações nos aparelhos a serem ultilizados, na área pedagógica a informática é indipensável nos nossos conhecimentos, para melhorar e auxiliar em algumas dúvidas.

como as TICS poderão auxiliar na minha prática pedagogica?


As TICs são fudementais para nos auxiliar na prática pedagógica ,seja na educação infantil, no ensino fundamental ou ensino médio.São exemplos de TICs:computador, celular,televisão,data show ,DVD,entre outros. Sabemos que a grande maioria dos alunos têm acesso a tecnologia emuitas vezes até mais do que nós ,por isso é fundamental que o professor seja criativo e dinãmico e saiba como utilisar atecnologia na sala de aula.Para isso é preciso planejamento. Por exemplo dvds educativos ,o professor leva para a sala a televisão eo DVD e passa algo que seja do interesse do aluno, faz um comentário e pede também aparticipação dos alunos de forma oral,escrita ou ilustrativa .Um outro exemplo seria a música para iniciar a aula ou fazer uma dinãmica de relaxamento, alias é impressionante o que a música pode fazer , ela acalma, anima, relaxa, ensina.Existe comentários de que amúsica vai ser uma das disciplinas nos próximos anos. Podemos usar também o celular como intumento educacional ,acalculadora , as mensagens ,fotos, etc. Enfim podemos usar as TICs de diversas formas cabe anossa criatividade o tempo e adisponibilidade de todos.

Como as TIC poderão auxiliar na minha prática pedagógica?



Primeiramente,por que despertará no aluno grandes curiosidades,com isso, nós educadores podemos ter mais produdividade nos nossos trabalhos usandos todas essas ferramentas .Ex: nos anos iniciais,podemos utilizar o celular para transmitir sons diferentes para que a criança possa perceber e associar com os sons dos fonemas, ou também, um vídeo ligado a uma TV, que reproduza uma imagem; ou até mesmo o próprio computador , que temos uma abrangente diversidade de tarefas a executar com os alunos.
Por isso, é que considero muito importante, trabalhar com as TIC em especial o computador, que de fato, é uma grande novidade para os alunos, porém, também precisamos controlar toda essa ansiedade e aproveitá-la muito bem na nossa prática doscente .

como as TICs poderão auxiliar a minha prática pedagógica?


A Chegada das tecnologias de informação e comunicação na escola, traz desafios tanto para o professor como para o aluno,dependendo do trabalho pedagógico e as metas traçadas pela a escola . Metas estas que venha proporcionar uma aprendizagem inovadora e dinâmica, desenvolvendo as competências e habilidades de cada um. As TICs são ferramentas essenciais para qualificar o processo de ensino aprendizagem , promovendo assim uma oportunidade adquirida pelo aluno , pois é capaz de desenvolver-se com ferramentas (TICs)possibilitando sua superação e determinaçao do que eles querem aprender.

Para chegar ao ápice de seu talento é necessário eclipsar o bloqueio informático.