Capacitação em Introdução à Educação Digital para os profissionais da área educacional do Município de Trairi. / Coordenador Municipal Proinfo: Prof. Raulindo Ramos / SME - Secretaria Municipal de Educação de Trairi - CE / PMT - Prefeitura Municipal de Trairi - CE
Pesquisar este blog
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Lembranças
Turma A: 17 à 21/01/11
Turma B: 24 à 28/01/11
- Vídeo: As TIC no Ensino.
- Fala da Secretária de Educação de Trairi – Profª Maria das Graças Barbosa.
- Criando o portfólio do aluno: MENU SISTEMA> PASTA DO USUÁRIO> CRIE NO KONQUEROR PASTA DO ALUNO (NOME DO ALUNO)> SUBPASTAS> 1º DIA; 2º DIA; 3º DIA; 4º DIA; 5º DIA.
- Vídeo: Tecnologia e Metodologia/ comentários (Diário de Bordo – 5 minutos).Comentários dos cursistas orais e escritos (solicitar que escrevam no diário de bordo, para posteriormente publicarem no blog)
- Vídeo: José Pacheco – TIC e Educação
- Leitura do Texto - Aprendendo a aprender com as TIC’s.
- · Ligando e desligando o computador.
- · Monitor
- · Estabilizador
- · Teclado
- · Mouse
- · CPU
- · Vídeo: Iniciativa/ comentários (anotar no diário de bordo – 10 minutos: como você se vê em relação ao vídeo que assistiu? Qual relação se pode fazer entre o vídeo e a Educação?
- · Continuação... Inscrição (como colaboradores) dos cursistas no blog: educacaodigitaltrairi.blogpot.com
- · Publicar no blog a avaliação do 1º dia (utilizar o editor de texto ou no konqueror com o botão auxiliar do mouse, criar um arquivo de texto simples) salvar na sua pasta> na subpasta 1º dia.
- · Linux: Linux x Windows (Raulindo) – apresentação eletrônica Impress.
- · Apresentação dos programas instalados no LE (Domínio Público, Rived, DVD Escola).
- · Acessar o blog (http://educacaodigitaltrairi.blogspot.com/) (registrar em forma de postagem, a sua impressão do vídeo) (TÍTULO – Novas Tecnologias na Educação – comentário).
- · Pesquisar na Internet: Imagens sobre as TIC’s. Publicar no blog (escrever o seu nome abaixo da imagem e justificar a imagem, porque você escolheu essa imagem).
- · Escrever no blog, qual a sua impressão sobre o Linux Educacional: Dificuldades e Facilidades de S.O.
- Vídeo: Novas Tecnologias, novos modos de ensinar, novos modos de aprender.
- Publicar no blog, a avaliação do dia anterior.
- Cadastro no site Educarede
- Vídeo - edição de texto
- Explorando o processador de texto BrOffice Writer – Ferramentas. Apresentação Impress
- GIMP (editar fotos – imagem > redimensionar).
- KS naspshot (tirar foto da tela).
- KolourPaint (desenho livre).
- Gwenview (visualizar fotos).
- Utilizando o GIMP, redimensione uma imagem e publique no blog. Publique a original e em seguida a modificada por você.
- Utilize o KolourPaint e tente desenhar sua rua ou localidade. Salve na sua pasta. Publique no blog (intitule sua figura no blog).
- Atividade: Crie sua apresentação pessoal.
- 1º Slide – seus dados pessoais: nome, idade, altura, cor dos olhos, cor dos cabelos;
- 2º Slide – sua comida preferida (insira imagem ou baixe da net);
- 3º Slide – sua cor (busque na net, imagens que tenha co-relação com sua cor preferida. Ex: céu=azul);
- 4º Slide – profissão (um breve histórico de suas atividades);
- 5º Slide – onde você mora (localidade – insira uma imagem semelhante);
- 6º Slide – como esse curso pode ajudar a melhorar seu ambiente de trabalho;
- 7º Slide – descreva seu maior sonho;
- Inscrição dos cursistas no site SLIDESHARE.
- Crie um álbum seriado virtual (o tema você escolhe - seja o professor web 2.0).
- Vídeo: as TIC no Ensino. (comentários)
- Publicar no blog, a avaliação do dia anterior.
- Kmix (altera o áudio de saída e entrada do microcomputador);
- Multimídia Converter (conversor de mídia);
- Reprodutor de áudio (equivale o Windows Média Player);
- VLC Player (reprodutor de multimídia: áudio e vídeo);
- Pondo em prática: Altere o áudio.
- Vídeo: Aula 1;
- Exploração no micro (usando na prática o que foi visto no vídeo);
- Vídeo: Aula 2;
- Exploração no micro (usando na prática o que foi visto no vídeo);
- Vídeo: Aula 3;
- Exploração no micro (usando na prática o que foi visto no vídeo);
- Crie uma tabela – LISTA DE COMPRAS.
- Com as colunas de produto, quantidade, valor unitário e total.
LISTA DE COMPRAS | |||
PRODUTO | QUANTIDADE | VALOR UNITÁRIO | TOTAL |
ARROZ | 2 | R$ 2,20 | R$ 4,40 |
FEIJÃO | 4 | R$ 4,50 | R$ 18,00 |
MACARRÃO | 3 | R$ 1,90 | R$ 5,70 |
AÇÚCAR | 5 | R$ 1,80 | R$ 9,00 |
CAFÉ | 2 | R$ 2,50 | R$ 5,00 |
ÓLEO | 3 | R$ 3,50 | R$ 10,50 |
BISCOITO | 5 | R$ 1,50 | R$ 7,50 |
FRANGO | 2 | R$ 5,99 | R$ 11,98 |
SAL | 1 | R$ 0,70 | R$ 0,70 |
FARINHA | 2 | R$ 1,80 | R$ 3,60 |
VALOR GERAL DAS DISPESAS | R$ 6,38 |
Arroz | 2 | R$2,20 | =(B3)*(C3) [enter] |
- Ex:
- Para calcular o VALOR TOTAL GERAL DAS DISPESAS – bastar usar o botão auto-soma.
- Vídeo: Aula 4;
- Exploração no micro (usando na prática o que foi visto no vídeo);
- Vídeo: Aula 5;
- Exploração no micro (usando na prática o que foi visto no vídeo);
- Crie a tabela abaixo e calcule a média dos alunos (conforme o modelo, mas com 10 alunos)
NOTAS 1º BIMESTRE | |||||
DISCIPLINA – PORTUGUÊS | |||||
ALUNO | P1 | P2 | DESEMPENHO | REFORÇO | MÉDIA |
JOÃO | 5,0 | 6,0 | 7,0 | 7,0 | 6,3 |
MARIA | 6,5 | 5,5 | 8,7 | 9,0 | 7,4 |
BETO | 7,0 | 8,0 | 10,0 | 10,0 | 8,8 |
- Tamanho da fonte.
- Cor da coluna.
- Espessura da linha.
- Criando um texto no processador de texto (TEMA – Como a Tecnologia pode ajudar a melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos trairienses.
- Criando uma apresentação no Impress (TEMA – Rio de Janeiro: Catástrofe Eminente ou Mero Acaso?(insira imagens da NET).
- Vídeo: Conquistando o Impossível. (comentários)
- Publicar no blog, a avaliação do dia anterior.
AVALIAÇÃO DO 3º DIA - 26 DE JANEIRO DE 2011
PARABÉNS AOS PROFESSORES CURSISTAS!
Avaliação do 3º Dia (Curso de Introdução à Educação Digital) - 26 de Janeiro de 2011
Mais um dia de curso, a empolgação da turma continua e cada vez melhora. Continua envolvida. O forte desta é a descontração, o que nos motiva a deixar as aulas mais alegres. Acredito mais nas aulas dinâmicas, nas que o aluno aprende brincando, pois não deixam os mesmos presos. E assim tem sido esse curso ao decorrer dessa semana. Aprendemos mais sobre as novas tecnologias e os novos métodos de aprender e ensinar. Tivemos a introdução ao pacote BrOffice, apesar de já conhecermos o Writer, fizemos dessa vez a exploração do Impress. No final do dia, ficou aquele gostinho de “quero mais” e a vontade de retornar no outro dia.
AVALIAÇÃO DO DIA 3º DIA
avaliação do terceiro dia
HOJE APRENDI A CRIAR PASTA E SUB-PASTA ALÉM DE CRIAR UM gmaiL .ASSISTIMOS UM LINK SOBRE SOBRE AS GERAÇÕES DA WEB ONDE COMPREENDI QUE A GERAÇÃO 3 É AINDA UM POUCO DESCONHECIDA DA MAIORIA DOS INTERNAUTAS POR DE SER UMA TECNOLÓGIA DE DIFÍO ACESSO.O MONITOR DO CURSO NOS INFORMOU QUE O SITE DO EDUCA REDE TEM COMO SUA PRINCIPAL FUNÇÃO DESSE APLICATIVO É A TROCA DE EXPLERIENCIAS ENTRE EDUCADORES DE TODO O TERRITÓRIO NACIONAL.CONTINUANDO O DIA DE APENDIZAGEM NOS FOI REPASSADO A
MODO COMO TRABALHAR NO KOLOUR PAINT. NO FINAL DO DIA DE CURSO TIVEMOS UMA ABORDAGEM DE COMO SE CRIAR UM SLIDE.ASSIM FOI O TERCEIRO DIA DE CURSO E POSSO DIZER QUE FÔRA BASTANTE PROVEITOSO.
AVALIAÇÃO DO 3º DIA
Avaliação do 3º dia
Avaliação do 3ª dia
zacarias
AVALIAÇÃO DO 3° DIA
Aprendi um pouco mais sobre os programas que o Linux Educacional 3.0 possui, sobre o Kolourpaint, sobre o programa de captura de tela, etc. A cada dia aprendemos um pouco mais e o curso está sendo proveitoso.
avaliação do 3º dia.
Diferente dos dois primeiros dias, o terceiro foi muito proveitoso. Pois mudei a minha forma de pensar em relação ao sistema de ensino. Isso aconteceu devido fortes opiniões do professor Raulindo. Dentre outras informações captadas, a que me chamou mais atenção foi como construir um slide. Claro que a carta ao colega, tranformar documento em PDF e etc também foi de grandes proveitos.
Avaliação do 3° Dia - o que aprendi?
AVALIAÇÃO DO 3º DIA (26 DE JANEIRO DE 2011)
então desconhecidos para muitos dos participantes deste curso, digo isso por que eu me encaixo no
percentual dessas pessoas. Acabamos interagindo uns com os outros na hora em que ficamos