Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Lembranças

Caros cursistas, trabalhando até tarde hoje, buscando algo novo, resolvi verificar alguns blogs antigos e olhem o que eu encontrei: Eu e o nosso colega, Laércio Cordeiro, quando trabalhavamos juntos na E. E. F. Santa Luzia, em Almécegas


Ao Sr. Hermano - Undime - CE

ESPAÇO ABERTO A UNDIME - CE

VÍDEOS DE APOIO

AGENDA DIÁRIA DAS TURMAS


Turma A: 17 à 21/01/11
Turma B: 24 à 28/01/11



ESTADO DO CEARÁ
PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAIRI
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TRAIRI
SETOR DE PLANEJAMENTO E PROJETOS PEDAGÓGICOS
PROINFO – PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
COORD. PROINFO/TRAIRI: PROF. RAULINDO RAMOS MENEZES


FORMAÇÃO 40 HORAS PROINFO – INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL

LOCAL: E. E. M. MARIA CELESTE DE AZEVEDO PORTO
PERÍODO: 17 à 21/01/2011 (turma A); 24 à 28/01/2011 (turma B)
HORÁRIO: 08 às 17 h.
TUTOR: PROF. RAULINDO RAMOS MENEZES

PAUTA DO 1º DIA – (17/01/11) (24/01/11)

08:00 – Acolhida: Vídeo (data show) Pela Internet – Gilberto Gil.
  • Vídeo: As TIC no Ensino.
  • Fala da Secretária de Educação de Trairi – Profª Maria das Graças Barbosa.
09:00 – Apresentação dos Participantes (nome, localidade, quais seus conhecimentos  em informática e expectativa do curso).
  • Criando o portfólio do aluno: MENU SISTEMA> PASTA DO USUÁRIO> CRIE NO KONQUEROR PASTA DO ALUNO (NOME DO ALUNO)> SUBPASTAS> 1º DIA; 2º DIA; 3º DIA; 4º DIA; 5º DIA.
  • Vídeo: Tecnologia e Metodologia/ comentários (Diário de Bordo – 5 minutos).Comentários dos cursistas orais e escritos (solicitar que escrevam no diário de bordo, para posteriormente publicarem no blog)
  • Vídeo: José Pacheco – TIC e Educação
Quem é José Pacheco? (pesquisar na internet)
“É especialista em Música e em Leitura e Escrita, é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordena, desde 1976, a Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo inovador, baseado na autônoma dos estudantes. É autor de livros e de diversos artigos sobre educação, definindo-se como “um louco com noções de prática” 
  • Leitura do Texto - Aprendendo a aprender com as TIC’s.
09:25 – Intervalo – (coffee break).
09:45 – Apresentação do Proinfo Integrado (Raulindo) (apresentação em Impress).
10:15 – Apresentação do Curso Integração à Educação Digital 40h (Raulindo).
11:00 – Conhecendo as partes de um micro:
  • ·        Ligando e desligando o computador.
  • ·         Monitor
  • ·         Estabilizador
  • ·         Teclado
  • ·         Mouse
  • ·         CPU
12:00 – Almoço (no local).
13:00 – Continuação... Conhecendo as partes de um micro.
13:30 – Vídeo: Helpdesk/ Comentários (diário de bordo – 5 minutos).
14:00 - Vídeo: História do Linux (Raulindo).
14:20 – Apresentação do ambiente virtual de aprendizagem http://educacaodigitaltrairi.blogspot.com
14:40 – Inscrição no Gmail dos Cursistas. (Hélio e Raulindo).
15:00 – Intervalo (coffee break).
15:20 – Continuação... Inscrição no Gmail.
16:00 – Inscrição (como colaboradores) dos cursistas no blog: http://educacaodigitaltrairi.blogspot.com
17:00 – Encerramento: avaliação do dia (diário de bordo) publicar no blog no 2º dia.


PAUTA DO 2º DIA – (18/01/11) (25/01/11)

08:00 – Acolhida.
  • ·         Vídeo: Iniciativa/ comentários (anotar no diário de bordo – 10 minutos: como você se vê em relação ao vídeo que assistiu? Qual relação se pode fazer entre o vídeo e a Educação?
  • ·        Continuação... Inscrição (como colaboradores) dos cursistas no blog: educacaodigitaltrairi.blogpot.com
  • ·         Publicar no blog a avaliação do 1º dia (utilizar o editor de texto ou no konqueror com o botão auxiliar do mouse, criar um arquivo de texto simples) salvar na sua pasta> na subpasta 1º dia.
  • ·         Linux: Linux x Windows (Raulindo) – apresentação eletrônica Impress.

09:25 – Intervalo (coffee break)
09:45 – Explorando o (CD) IED.
10:00 - Vídeo: Explorando o Menu Iniciar do Linux Educacional 3.0
  • ·         Apresentação dos programas instalados no LE (Domínio Público, Rived, DVD Escola).
10:30 – Vídeo: Novas Tecnologias na Educação
  • ·         Pesquisar na Internet: Imagens sobre as TIC’s. Publicar no blog (escrever o seu nome abaixo da imagem e justificar a imagem, porque você escolheu essa imagem).
  • ·         Escrever no blog, qual a sua impressão sobre o Linux Educacional: Dificuldades e Facilidades de S.O.
12:00 – Almoço.
13:00 - Vídeo: Rafinha/ Comentários (registrar no diário de bordo – 10 minutos) salvar na sua pasta> na subpasta 2º dia.
13:30 – Navegando por sites educacionais: Webeduc, Portal do Professor, Educarede.
14:30 – Conhecendo os Programas Educacionais do L.E.
15:00 – Intervalo (coffee break)
15:20 – Continuação – Conhecendo os Programas Educacionais do L.E.
16:00 – Avaliação: será feita através do Diário de Bordo (publicação no blog) salvar na sua pasta> na subpasta 2º dia.
17:00 – Encerramento das atividades (trazer em pen drive imagens para aula de amanhã ou baixar da NET).


PAUTA DO 3º DIA – (19/01/11) (26/01/11)

08:00 – Acolhida. ( Vídeo – Escola do Futuro)
  • Vídeo: Novas Tecnologias, novos modos de ensinar, novos modos de aprender.
·         Comentários (diários de bordo – 15 minutos) salvar na sua pasta> na subpasta 3º dia.
  • Publicar no blog, a avaliação do dia anterior.
  • Cadastro no site Educarede
  • Vídeo - edição de texto
  • Explorando o processador de texto BrOffice Writer – Ferramentas. Apresentação Impress
08:40 – Exercício: no BrOffice Writer:
Digite uma carta dirigida a um colega do curso, contando como foi sua aproximação com o LINUX, como você utiliza as ferramentas TECNOLÓGICAS no seu ambiente de trabalho, quais possibilidades de trabalho, o LINUX apresenta para a sala de aula. Converte em PDF(cópia) e envie por email a um colega de curso.
09:25 – Lanche.
09:45 – Publicação dos textos no blog (carta ao colega).
10:00 – Conhecendo Programas sobre Gráficos.
  • GIMP (editar fotos – imagem > redimensionar).
  • KS naspshot (tirar foto da tela).
  • KolourPaint (desenho livre).
  • Gwenview (visualizar fotos).
11:10 – Explorando o GIMP e KolourPaint.
  • Utilizando o GIMP, redimensione uma imagem e publique no blog. Publique a original e em seguida a modificada por você.
  • Utilize o KolourPaint e tente desenhar sua rua ou localidade. Salve na sua pasta. Publique no blog (intitule sua figura no blog).
12:00 – Almoço.
13:00 – Apresentação do Impressão. (vídeo – Impress BrOffice)
  • Atividade: Crie sua apresentação pessoal.
    • 1º Slide – seus dados pessoais: nome, idade, altura, cor dos olhos, cor dos cabelos;
    • 2º Slide – sua comida preferida (insira imagem ou baixe da net);
    • 3º Slide – sua cor (busque na net, imagens que tenha co-relação com sua cor preferida. Ex: céu=azul);
    • 4º Slide – profissão (um breve histórico de suas atividades);
    • 5º Slide – onde você mora (localidade – insira uma imagem semelhante);
    • 6º Slide – como esse curso pode ajudar a melhorar seu ambiente de trabalho;
    • 7º Slide – descreva seu maior sonho;
15:00 – Lanche.
  • Inscrição dos cursistas no site SLIDESHARE.
15:20 – Explorando o Impress.
  • Crie um álbum seriado virtual (o tema você escolhe -  seja o professor web 2.0).
16:00 – Utilizando o Processador de Texto, escreva sua impressão sobre o Impress e em que ele poderá lhe ajudar       em sala de aula, de que forma ele poderá transformar sua aula em algo fascinante. Salve sua apresentação com o título “Álbum Seriado” na sua pasta (seu nome) > subpasta (3º dia).
16:30 – Avaliação do dia – o que eu aprendi hoje (diário de bordo).
16:45 – Vídeo: Testando o Live CD do Linux Educacional 30[1]
17:00 – Encerramento das atividades.

PAUTA DO 4º DIA – (20/01/11) (27/01/11)


08:00 – Acolhida.
  • Vídeo: as TIC no Ensino. (comentários)
  • Publicar no blog, a avaliação do dia anterior.
08:30 – Explorando os Programas de Mídia:
  • Kmix (altera o áudio de saída e entrada do microcomputador);
  • Multimídia Converter (conversor de mídia);
09:25 – Lanche.
09:45 – Continuação... Explorando os Programas de Mídia:
  • Reprodutor de áudio (equivale o Windows Média Player);
  • VLC Player (reprodutor de multimídia: áudio e vídeo);
  • Pondo em prática: Altere o áudio.
10:00 - Vídeo: Tecnologia e Metodologia/ comentários  (Revendo)(Continuaremos os mesmo!?).
10:30 – Apresentando o CALC:
  • Vídeo: Aula 1;
    • Exploração no micro (usando na prática o que foi visto no vídeo);
  • Vídeo: Aula 2;
    • Exploração no micro (usando na prática o que foi visto no vídeo);
  • Vídeo: Aula 3;
    • Exploração no micro (usando na prática o que foi visto no vídeo);
11:30 – Aula prática no CALC.
  • Crie uma tabela – LISTA DE COMPRAS.
    • Com as colunas de produto, quantidade, valor unitário e total.
LISTA DE COMPRAS
PRODUTO
QUANTIDADE
 VALOR UNITÁRIO
 TOTAL
ARROZ
2
 R$ 2,20
 R$ 4,40
FEIJÃO
4
 R$ 4,50
 R$ 18,00
MACARRÃO
3
 R$ 1,90
 R$ 5,70
AÇÚCAR
5
 R$ 1,80
 R$ 9,00
CAFÉ
2
 R$ 2,50
 R$ 5,00
ÓLEO
3
 R$ 3,50
 R$ 10,50
BISCOITO
5
 R$ 1,50
 R$ 7,50
FRANGO
2
 R$ 5,99
 R$ 11,98
SAL
1
 R$ 0,70
 R$ 0,70
FARINHA
2
 R$ 1,80
 R$ 3,60
VALOR GERAL DAS DISPESAS
 R$ 6,38
Obs: Para calcular o valora da coluna  TOTAL, use a fórmula (= quantidade*valor unitário)enter.
Arroz
2
R$2,20
=(B3)*(C3) [enter]
    • Ex:

    • Para calcular o VALOR TOTAL GERAL DAS DISPESAS – bastar usar o botão auto-soma.
12:00 – Almoço
13:00 – Continuação dos vídeos CALC.
  • Vídeo: Aula 4;
    • Exploração no micro (usando na prática o que foi visto no vídeo);
  • Vídeo: Aula 5;
    • Exploração no micro (usando na prática o que foi visto no vídeo);
13:25 – Aula prática no CALC.
  • Crie a tabela abaixo e calcule a média dos alunos (conforme o modelo, mas com 10 alunos)
NOTAS 1º BIMESTRE
DISCIPLINA – PORTUGUÊS
ALUNO
P1
P2
DESEMPENHO
REFORÇO
MÉDIA
JOÃO
5,0
6,0
7,0
7,0
6,3
MARIA
6,5
5,5
8,7
9,0
7,4
BETO
7,0
8,0
10,0
10,0
8,8
Obs: Para calcular a MÉDIA use a fórmula (=média(B4:E4) enter.
14:25 – Formatando a tabela:
  • Tamanho da fonte.
  • Cor da coluna.
  • Espessura da linha.
15:00 – Lanche
15:30 – Atividades práticas com os programas educacionais.
16:30 – Revisão Writer e Impress:
  • Criando um texto no processador de texto (TEMA – Como a Tecnologia pode ajudar a melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos trairienses.
  • Criando uma apresentação no Impress (TEMA – Rio de Janeiro: Catástrofe Eminente ou Mero Acaso?(insira imagens da NET).
16:45 – Avaliação do Dia - O que aprendi hoje (diário de Bordo).(publicar no blog)
17:00 – Encerramento da atividades.

PAUTA DO 5º DIA – (21/01/11) (28/01/11)
08:00 – Acolhida.
  • Vídeo: Conquistando o Impossível. (comentários)
  • Publicar no blog, a avaliação do dia anterior.
08:20 – Revisão do Cal e Impress
09:00 – Lanche
09:20 – Continuação... Explorando o CD IED > Material em PDF > Informática e Educação > Página 38/59 (na apostila corresponde as paginas 72 e 73).
10:00 – ELABORAÇÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO ou PLANO DE AÇÃO 2011 UTILIZANDO AS TIC’S - Divisão das duplas para elaboração de um projeto educacional, utilizando as TIC’s encontradas nos LEIS das escolas participantes, para serem desenvolvidos em 2011, com duração de 3 meses (podendo prolongá-lo, caso seja necessário). Utilizar o processador de texto para elabora o projeto (salvar na sua pasta > subpasta 5º dia).
12:00 – Almoço.
13:00 – Continuação da Elaboração dos  Projetos ou Planos de Ação.
14:45 – Lanche.
15:00 – Apresentação dos Projetos ou Planos de Ação.
16:00 – Avaliação geral do curso( Diário de Bordo e Blog)
17:00 – Encerramento das atividades

MODELO DE PROJETO PEDAGÓGICO


I TEMA OU TÍTULO
- Deve ser escolhido um título sintético, coerente, elucidativo, interessante, agradável, contextualizado, ou seja, de acordo com a proposta educacional;
- Pode haver um subtítulo complementar, que acrescente informações essenciais ao título.
II APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO
- Breve descrição de todo o projeto, de forma que qualquer leitor tenha um entendimento geral da proposta.
III JUSTIFICATIVA
- É nesta sessão que se demonstra a importância do projeto, ou seja, como o próprio nome diz, é onde se justifica a razão de ser da existência da proposta educacional.
- Deve haver a contextualização, argumentação frente à necessidade do projeto, acompanhada de sustentação teórica e prática, ou seja, nesse momento são apresentados os argumentos que dão consistência à proposta.
- Também podem ser incluídos, nessa etapa da elaboração do projeto: histórico das experiências correlatas ao tema; parcerias envolvidas; sustentabilidade das ações propostas; coesão entre os diversos argumentos.
IV OBJETIVOS
- Designam as principais ações pretendidas com o projeto.
- Deve haver um objetivo geral – ação principal e unificadora de todas as outras do projeto.
- Pode haver uma série de objetivos específicos – ações parciais empreendidas para o êxito do projeto.
- Na redação dos objetivos, utilizam-se verbos no infinitivo e frases precisas.
V METODOLOGIA
- Trata-se dos caminhos organizados para cada etapa do projeto, tão variáveis quanto as diversas possibilidades de ações.
- Estratégias estabelecidas para a implementação das ações.
- Utilizam-se textos correntes ou itens que demonstrem os processos envolvidos.
VI CONCLUSÃO OU AVALIAÇÃO
- Sistematização de formas de avaliação, individual ou coletiva.
- Previsão dos critérios mais significativos da análise processual ou final.
- Observação dos objetivos alcançados, ao final do projeto.
- Texto que somente se apresenta completo após a realização das etapas do trabalho.
- Discussão sobre o alcance do projeto a partir das ferramentas de avaliação empreendidas. Tem um caráter ao mesmo tempo retrospectivo e prospectivo, servindo de propulsão para melhores ações.
VII BIBLIOGRAFIA
- Indicações dos livros utilizados, das revistas, das fontes de pesquisa e de consulta, tais como documentos, filmes, artigos etc.
- Sites, páginas da internet.
- Autoria das imagens (fotografias) ou de entrevistas.



AVALIAÇÃO DO 3º DIA - 26 DE JANEIRO DE 2011

È impressionante a evolução da tecnologia, principalmente no ensino, hoje aprendi várias ferramentas, que eu não sabia utiliza-las, e que agora posso aperfeiçoar-me obter bons resultados.

PARABÉNS AOS PROFESSORES CURSISTAS!

Caros professores, estou muito feliz em ver que o curso de Introdução à Educação Digital no município de Trairi está sendo levado tão a sério por professor e cursistas. Estou adorando ler as avaliações de vocês, a empolgação com a aprendizagem, a compreensão de que as tecnologias são ferramentas meio e não um fim em si mesmas. Então, como o próprio nome diz, essa é apenas uma introdução, espero que vocês continuem nessa caminhada, porque uma vez se apropriando dessas ferramentas, poderão estar bem mais próximos aos alunos, conseguindo fazer a transposição dos conteúdos de uma forma mais significativa para vocês e, principalmente, para os discentes. Mais uma vez parabéns ao professor Raulindo (como cursista ele também era o "Cara"!) e aos demais professores. Muitos sucessos! Abraços.

Avaliação do 3º Dia (Curso de Introdução à Educação Digital) - 26 de Janeiro de 2011


Mais um dia de curso, a empolgação da turma continua e cada vez melhora. Continua envolvida. O forte desta é a descontração, o que nos motiva a deixar as aulas mais alegres. Acredito mais nas aulas dinâmicas, nas que o aluno aprende brincando, pois não deixam os mesmos presos. E assim tem sido esse curso ao decorrer dessa semana. Aprendemos mais sobre as novas tecnologias e os novos métodos de aprender e ensinar. Tivemos a introdução ao pacote BrOffice, apesar de já conhecermos o Writer, fizemos dessa vez a exploração do Impress. No final do dia, ficou aquele gostinho de “quero mais” e a vontade de retornar no outro dia.

AVALIAÇÃO DO DIA 3º DIA

O 3º dia do nosso curso foi extremamente produtivo pois, foi feito a troca de conhecimentos sobre vários recursos do Linux que até então agente ão tinha domínio sobre os mesmos. Vale salientar que estes recursos que exploramos no 3º dia são ferramentas fundamentalmente úteis para serem aplicadas nas escolas com professores e alunos. Portanto, considero este dia de atividade como o mais produtivo de nosso treinamento.



27 de Janeiro de 2011.

avaliação do terceiro dia

O QUE APRENDI HOJE?

HOJE APRENDI A CRIAR PASTA E SUB-PASTA ALÉM DE CRIAR UM gmaiL .ASSISTIMOS UM LINK SOBRE SOBRE AS GERAÇÕES DA WEB ONDE COMPREENDI QUE A GERAÇÃO 3 É AINDA UM POUCO DESCONHECIDA DA MAIORIA DOS INTERNAUTAS POR DE SER UMA TECNOLÓGIA DE DIFÍO ACESSO.O MONITOR DO CURSO NOS INFORMOU QUE O SITE DO EDUCA REDE TEM COMO SUA PRINCIPAL FUNÇÃO DESSE APLICATIVO É A TROCA DE EXPLERIENCIAS ENTRE EDUCADORES DE TODO O TERRITÓRIO NACIONAL.CONTINUANDO O DIA DE APENDIZAGEM NOS FOI REPASSADO A
MODO COMO TRABALHAR NO KOLOUR PAINT. NO FINAL DO DIA DE CURSO TIVEMOS UMA ABORDAGEM DE COMO SE CRIAR UM SLIDE.ASSIM FOI O TERCEIRO DIA DE CURSO E POSSO DIZER QUE FÔRA BASTANTE PROVEITOSO.

AVALIAÇÃO DO 3º DIA


Foi o melhor dia, pois todos estavam interessados assim tonando a aula muito boa.
espero que melhore cada vez mais.
O Raulindo é "O professor"!

Jucilene

Avaliação do 3º dia

O que aprendi nesse 3º dia. Iniciamos o mesmo vendo um vídeo sobre as tecnologias e seus avanços. Vendo tudo isso constatei que ainda não tinha parado para vê como a internet ultrapassou todas as outras tecnologias. Fisemos alguns comentários a serca do vídeo. Em seguida vimos um outro mostrando como esse avanço estar nas escolas, sendo usada por alunos diversos (desde o infantil até o ensino médio). Continuamos com outras tarefas como criar desenhos e slide. Foi ótimo! Deu pra adquirir muitos conhecimentos que irão me ajudar no meu dia-a-dia.

Avaliação do 3ª dia

Hoje aprendi que não devemos nunca dessitir e sempre temos que esta correndo atras do novo. O professor sempre nos proposiona algo novo estou muito contente de estar aqui.

zacarias

AVALIAÇÃO DO 3° DIA

O QUE APRENDI HOJE?

Aprendi um pouco mais sobre os programas que o Linux Educacional 3.0 possui, sobre o Kolourpaint, sobre o programa de captura de tela, etc. A cada dia aprendemos um pouco mais e o curso está sendo proveitoso.

avaliação do 3º dia.


O que aprendi?
Diferente dos dois primeiros dias, o terceiro foi muito proveitoso. Pois mudei a minha forma de pensar em relação ao sistema de ensino. Isso aconteceu devido fortes opiniões do professor Raulindo. Dentre outras informações captadas, a que me chamou mais atenção foi como construir um slide. Claro que a carta ao colega, tranformar documento em PDF e etc também foi de grandes proveitos.

Avaliação do 3° Dia - o que aprendi?


O dia de hoje foi bastante proveitoso, conheci um pouco da evolução histórica da internet. Acessei o site da EDUCARE, fiz o cadastro no site como usuário, naveguei um pouco na página do site. Fiz uma carta ao colega do curso, contando minha trajetória com Linux. Aprendi a construir slides no impress. Conversamos e debatemos bastante sobre o uso e as inovações da internet e Linux. Como disse o dia foi ótimo... e o curso está sendo muito aproveitado por todos...
Maria Rodrigues 26/01/2011

AVALIAÇÃO DO 3º DIA (26 DE JANEIRO DE 2011)


Digamos que foi o dia mais proveitoso de todos até agora, pois passamos a conhecer programas até

então desconhecidos para muitos dos participantes deste curso, digo isso por que eu me encaixo no

percentual dessas pessoas. Acabamos interagindo uns com os outros na hora em que ficamos

trocando e-mails e assim podemos ver o mundo de infinidades que a WEB nos oferece.

Eder Nascimento