Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

12 dicas para melhorar suas apresentações de slide

Uma constante na vida de quem está na faculdade ou na escola, são as apresentações de trabalhos. Para muitos isso é um ponto de extrema dificuldade, seja por problemas para falar em público, seja por dificuldade em criar uma apresentação de slides decente. Sendo assim, que tal tentar melhorar os seus slides e sua conversa com o público?

Antes de tudo, é interessante que você pare para pensar o quão interessante são as apresentações de slides. A invenção e popularização de programas como o PowerPoint ou Impress, foi um verdadeiro marco, facilitando a vida dos palestrantes. Porém, gostaria que vocês parassem para imaginar o outro lado, o da pessoa que assiste a palestra. Imaginem que com os slides, você tem uma oportunidade única de passar uma mensagem de maneira que o público consiga assimilar.

Tendo isso em mente, vamos às dicas!

Design e criação dos slides

1 – Seja original

Se destaque dos demais, seja único. Foto de Tiago Ribeiro

Se destaque dos demais, seja único. Foto de Tiago Ribeiro


O primeiro passo na hora de começar a criação dos seus slides, é você ter em mente que irá criar algo único.

Pode parecer surpreendente, mas muita gente simplesmente pega um trabalho pronto na internet, altera o nome e apresenta. Isso além de anti-ético, pode ter consequências negativas. Imagina se quem estiver te avaliando já tenha visto o trabalho “original?

Portanto, crie sua apresentação desde a forma até o conteúdo. Garanto que irá ficar muito melhor do que simplesmente copiá-la.

2 – Pouco é muito

O simples pode ser belo. Foto de lrargerich

O simples pode ser belo. Foto de lrargerich

Os slides, servem como um guia e como algo que ajuda quem está assistindo a apresentação a gravar os pontos-chave.

Logo, evite criar slides carregados. Tente criar algo com apenas palavras-chave, ilustrações e gráficos.

Se limite a no máximo 8 linhas, 1 imagem ou gráfico por slide. Assim a pessoa irá prestar mais atenção no que você fala, olhando o slide apenas para fixar a mensagem ou entender de uma maneira mais fácil o tópico (vendo figuras e gráficos).

3 – O poder das cores

Crie algo agradável aos olhos. Foto de Kevin Dooley

Crie algo agradável aos olhos. Foto de Kevin Dooley

As cores tem um poder imenso sobre o ser humano. Não é a toa que diversos psicólogos e publicitários tentam desvendar e utilizar o poder das cores em suas profissões.

No caso dos slides, o ideal é que vocês utilizem cores sóbrias. Nada de criar slides com cores muito vivas, ou que não mesclem.

Caso você não entenda nada de cores e seu forte não seja o design, utilize o site ColorBlender para encontrar um grupo de cores que combinem e te agradem.

4 – Padronize

Siga um padrão. Foto de La Xtina.

Siga um padrão. Foto de La Xtina.

Ao criar seus slides, siga um padrão tanto no aspecto das fontes utilizadas, como na distribuição de textos e imagens.

Falando em fontes, tente sempre utilizar uma dessas quatro fontes:

  • Times New Roman
  • Arial
  • Verdana
  • Tahoma

Não é atoa que elas são o padrão em tudo quanto é tipo de computador. São as que possuem um nível de legibilidade excelente, além de você não correr o risco do seu slide ficar diferente em outro computador.

5 – Uma imagem vale mais do que mil palavras

Qual o significado dessa imagem para você? Foto de kwerfeldein

Qual o significado dessa imagem para você? Foto de kwerfeldein

Sem dúvidas essa é uma grande verdade, você poderá passar uma mensagem para o seu público, só com uma imagem.

Pense objetivamente ao inserir uma imagem na sua apresentação, não queira apenas ornamentar o seu slide. Lembre-se que imagens utilizam uma linguagem universal e a interpretação da mesma poderá ser guiada por você.

Tente utilizar bordas nas imagens, de maneira que elas se mesclem ao slide. Além de deixar seu slide mais bonito, ele ficará mais natural.

6 – Ortografia

Mergulhe na sopa de letras e corrija seus erros. Foto de sergis blog

Mergulhe na sopa de letras e corrija seus erros. Foto de sergis blog

Um erro crasso na criação de slides é não se atentar para a ortografia. O seu trabalho pode ser excelente, mas tenha certeza de que se tiver uma única palavra escrita errado, você perderá metade da influência sobre aquele público.

Portanto, veja e reveja seus slides, realizando uma verdadeira caça às agressões sobre sua língua pátria. Como teoricamente seus slides terão poucas palavras, essa não será uma tarefa muito difícil.

7 – Origem da sua informação e bibliografia

De onde você tirou a sua informação? Foto de chefranden

De onde você tirou a sua informação? Foto de chefranden

Conhecimento não é algo que vem do nada. Ele é criado e aprimorado aos poucos, logo tudo o que você fala teoricamente foi baseado em algo.

Ao inserir imagens e gráficos em seu trabalho, tente sempre escrever de onde tirou a mesma. Além de dar credibilidade ao seu conteúdo, é uma maneira de ser honesto e valorizar aquele que criou tal conteúdo. Quem tem dificuldade em escrever a bibliografia ou referência de um trabalho, dá uma conferida nesse artigo que saiu no Efetividade.net.

Abaixo da imagem vocês podem notar de onde eu tirei a mesma.

Abaixo da imagem vocês podem notar de onde eu tirei a mesma.

A apresentação em si

8 – Ensaie

A prática leva à perfeição. Foto de nickolette22

A prática leva à perfeição. Foto de nickolette22

Como você utilizará apenas palavras-chave nos seus slides, é extremamente importante tenha tudo o que irá falar, na ponta da língua.

Por isso, tente apresentar para si ou algum amigo, familiar, etc. Isso é importante também para que você tenha uma base de quanto tempo irá gastar. A maioria das palestras possui um tempo de duração pré-definido.

9 – Foque no público

Focar o público é importante. Foto de victoriapeckham

Focar o público é importante. Foto de victoriapeckham

Na faculdade é muito comum que as pessoas apresentem olhando todo o tempo para o professor, esquecendo completamente dos colegas para quem a apresentação se destina. Isso é um grande erro e inclusive poderá custar pontos na sua avaliação.

Se você tem vergonha de falar em público e acha mais fácil olhar para o avaliador, tenho uma dica. Olhe para uma pessoa no público, e tente se focar nela, isso te deixará mais relaxado e aos poucos estará olhando para o público como um todo.

10 – Se adapte ao meio

Seja altamente adaptável. Foto de MyAngelG

Seja altamente adaptável. Foto de MyAngelG

No começo da sua apresentação, você deverá pensar: quem é o público que irá me assistir?

A sua linguagem deverá ser direcionada ao nível do seu público. Por exemplo, durante o meu curso universitário, uma constante são dar pequenas aulas sobre DST, cigarro e outros temas voltados à saúde pública.

Na maioria das vezes, isso acontece em escolas públicas, creches, ou cais, tendo como público pessoas que entendem uma linguagem menos técnica e mais simples. Sendo assim, não utilizarei termos muito complexos com esse pessoal, o que é diferente se eu for apresentar para uma junta de professores universitários.

Utilize linguagem acessível, garantindo que sua mensagem foi passada!

11 – Use o humor

Conquiste um sorriso. Foto de H Dickins

Conquiste um sorriso. Foto de H Dickins

Essa é uma das dicas que dependem do seu público, mas em geral uma pitada de humor nunca faz mal.

É provado que as pessoas tendem a aprender pelo que se interessam, e uma maneira simples de agarrar a atenção do público é utilizar o humor. Não estou dizendo para você contar piadas, mas sim para quebrar expectativas e tirar algumas risadas dos seus ouvintes. Caso humor não seja a sua praia, nem tente implementar essa dica, o tiro poderá sair pela culatra.

Até as pessoas que estavam dispersas, ao escutarem risos, pensam “opa, esse cara deve ter algo interessante para dizer, vou escutá-lo“.

Conquiste algumas risadas e ganhe o seu público!

12 – Deixe uma mensagem

Mande sua mensagem. Foto de Mykl Roventine

Mande sua mensagem. Foto de Mykl Roventine

No final da sua apresentação, ou deixe uma mensagem para o público ou recaptule o que você gostaria que eles levassem da sua apresentação.

Isso é extremamente simples de ser implementado, e passará uma boa impressão.

Conclusão

Como vocês podem ver, não é simples implementar todas essas dicas. Requer muito trabalho e dedicação, portanto, separe um bom tempo para montar e planejar a sua apresentação. No fim, a sensação de dever cumprido e o reconhecimento ao seu trabalho te mostrarão que valeu a pena.

Se quiserem ler mais sobre o tema, achei interessante o artigo do Vinícius Assef e outro do MakeUseOfUs.com. E aí, gostaram? Deixe nos comentários os métodos que vocês utilizam e se alguma das dicas aqui descritas foram úteis.

Créditos da foto de capa a Robert S. Donovan.

Originalmente postado em: Diogo Azevedo

Um comentário:

  1. Querido Elder, muito obrigado por sua grande contribuição a esse blog. Fique a vontade para alimentá-lo, ele é nosso!
    Prof. Raulindo Ramos

    ResponderExcluir