Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

REVISÃO – PROCESSADOR DE TEXTO (WRITER)


COMO A TECNOLOGIA PODE AJUDAR A MELHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS TRAIRIENSES?


A Escola de hoje já não é mais a mesma. A evolução da humanidade, nos leva a um ambiente educacional totalmente diferente de 10 anos atrás. O aluno de hoje está cada dia mais antenado com as tecnologias que o mundo o oferece. Então, se o aluno mudou, a escola têm que mudar também, rever conceitos.

A tecnologia está presente em todas as ocasiões de nosso cotidiano. O manuseio de um computador na escola pelo aluno, já é uma realidade em nosso município, estamos nos adequando, preparando o aluno no sentido da realidade em que ele vive: a era digital.

Essa tecnologia sendo usada corretamente na sala de aula, pode levá-lo a um ambiente escolar mais interessante, mais prazeroso, mais atrativo. O educador pode fazer com que a aula seja aguardada com ansiedade pelo seu educando (O que iremos aprender hoje? Como vai ser a aula de hoje?). Cabe ao educador se atualizar e querer mudar, querer utilizar essa ferramenta em seu dia-a-dia. Se possuímos meios de tornar a aula mais atrativa, devemos inovar.

Uma aula dada com criatividade, utilizando DVD, computador, data show, ficará bem mais atraente e levará o aluno a um novo conceito de aprendizado.

Melhorando o ensino, é lógico que a aprendizagem também será proveitosa. Lógico que para implantarmos essa tecnologia, temos que passar confiança para o aluno, ou seja, os professores (principalmente) precisam ser capacitados para inovarem suas aulas. Não adianta ter um excelente laboratório de informática na escola, se não tiver uma pessoa capacitada para o manuseio. Em outros casos, há pessoas dispostas e que querem fazer diferente, mas não possuem recursos, seus computadores não funcionam, suas instalações são precárias, e não recebem assistência dos órgãos competentes.

Sabemos que a tecnologia já mudou muito nossa maneira de trabalhar. Uma escola possuir um computador não é nenhum luxo, é uma necessidade. Um aluno conhecer um computador também não é nenhum luxo, é a realidade que ele vive.

Nosso município, apesar de não investir o necessário na educação, já está “querendo fazer com que os educadores se familiarizem com a tecnologia disponível”, mas estamos longe ainda de melhorar o ensino-aprendizagem de nossos alunos, infelizmente.

Um comentário:

  1. Muito bem Láercio, é isso aí, nossos alunos estão vivendo na Era Digital e a Escola tem realmente que se enquadrar nessa nova realidade. Em relação ao nosso município, o investimento está dentro das metas e avançando, o problema atual não é a falta de tecnologia nas Escolas, pois sabemos que a maioria delas, existe máquina de xerox, computadores, impressoras, máquinas digitais, algumas possuem data show, mas sim, os profissionais dessas escolas utilizarem essas ferramentas.
    Viemos de uma cultura da “Insatisfação”, nunca nada está bem, sempre falta alguma coisa. Antes reclamávamos de não ter um mimeógrafo, quando ganhamos, reclamamos que não temos uma máquina de xerox, e assim por diante....Pense nisso!
    Um abraço!

    ResponderExcluir