Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Responsabilidade na Educação Digital


11 de agosto de 2010
“Educação digital”
Estamos presenciando uma verdadeira revolução digital, onde novas formas de comunicação surgem a cada dia. Embora nós não tenhamos sido educados por estes parâmetros, o perfil do jovem atual é muito diferente, suas habilidades já se desenvolvem integradas à este novo paradigma, o que envolve uma aprendizagem muito mais autônoma do que qualquer outra época.
Nosso papel enquanto educador vai muito além da sala de aula e conteúdos específicos, temos que contribuir para o desenvolvimento pleno do aluno, o que inclui capacidade, e habilidade de distinguir situações e tomar decisões. Não estamos mais presos à educação tradicional em métodos e nem mesmo em conteúdos. Hoje temos que focar na construção do conhecimento e no aprender a aprender contemplando nesse contexto fatores ligados à realidade.
Não adianta usarmos como exemplo um disco de vinil se as crianças de hoje usam CDs. Podemos e devemos explicar o que é, como se utilizava mas para chegar a esses detalhes de conceitos e histórias, temos que partir de situações reais. Por que não utilizar um CD para explicar o que é um disco?
Não adianta querer fugir, a internet expandiu os horizontes da comunicação, trouxe uma nova realidade e com ela novas preocupações e riscos. Temos que buscar formas de utilizar e tirar proveito dos benefícios minimizando ao Maximo os riscos.
Isto acontece através da “Educação Digital”.
A preocupação com a má utilização da internet não é apenas local, mas sim mundial. Os Estados Unidos, por exemplo, aprovaram em 2002 o “Children’s Internet Protection Act” , desde então as escolas e bibliotecas subsidiadas pelo governo federal são obrigadas a manter um sistema garantindo que menores não tenham acesso à conteúdos obscenos.
É necessário pensar em formas de atuação educacional para conscientizar e direcionar a utilização responsável dos meios digitais.
Os blogs, por exemplo, conhecidos como diário de bordo ou diário on-line tornou-se hoje uma ferramenta poderosa entre crianças, jovens e adultos. Até mesmo grandes empresas utilizam deste meio para obter um contato mais próximo com o consumidor. Infelizmente, da mesma forma que nos traz benefícios e ajuda no desenvolvimento e comunicação dos alunos também acaba se tornando  uma forma de expor cada um. Isto pode ser bom, mas apenas se utilizado de forma responsável.
Vejam bem, não estou falando apenas dos jovens, mas sim dos usuários numa forma geral. A situação muitas vezes se agrava pelo fato do usuário pensar que está escondido atrás de um monitor, mas a verdade é que temos uma identidade digital e ela pode ser rastreada.
Problemas como ameaça, calúnia, injuria e difamação estão sendo cada vez mais constantes nas comunidades e nos blogs, sem falar no entendimento errôneo que a população em geral tem sobre o direito que nos garante a Constituição de Liberdade de Expressão. Na verdade existe sim a Liberdade, mas com responsabilidade de expressão. Não podemos invadir nem violar outros direitos como o de privacidade, honra e imagem, em nome deste.
Mesmo porque, o Código Civil em seu art. 187, caracteriza como ato ilícito o uso abusivo de um direito. Assim, enquadra-se nesse artigo quem abusa do direito de liberdade de expressão à que viola o direito do outro.

AGENDA - 4º DIA - 20/01/11


ESTADO DO CEARÁ
PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAIRI
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TRAIRI
SETOR DE PLANEJAMENTO E PROJETOS PEDAGÓGICOS
PROINFO – PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
COORD. PROINFO/TRAIRI: PROF. RAULINDO RAMOS MENEZES

FORMAÇÃO 40 HORAS PROINFO – INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
                                                                            
LOCAL: E. E. F. JONAS HENRIQUE DE AZEVEDO
PERÍODO: 17 à 21/01/2011 (turma A); 24 à 28/01/2011 (turma B)
HORÁRIO: 08 às 17 h.
TUTOR: PROF. RAULINDO RAMOS MENEZES

PAUTA DO 4º DIA – (20/01/11) (27/01/11)
08:00 – Acolhida.
  • Vídeo: as TIC no Ensino.(comentários)
  • Publicar no blog, a avaliação do dia anterior.
08:30 – Explorando os Programas de Mídia:
  • Kmix (altera o áudio de saída e entrada do microcomputador);
  • Multimídia Converter (conversor de mídia);
09:25 – Lanche.
09:45 – Continuação... Explorando os Programas de Mídia:
  • Reprodutor de áudio (equivale o Windows Média Player);
  • VLC Player (reprodutor de multimídia: áudio e vídeo);
  • Pondo em prática: Altere o áudio.
10:00 - Vídeo: Tecnologia e Metodologia/ comentários  (Revendo)(Continuaremos os mesmo!?).
10:30 – Apresentando o CALC:
  • Vídeo: Aula 1;
    • Exploração no micro (usando na prática o que foi visto no vídeo);
  • Vídeo: Aula 2;
    • Exploração no micro (usando na prática o que foi visto no vídeo);
  • Vídeo: Aula 3;
    • Exploração no micro (usando na prática o que foi visto no vídeo);
11:30 – Aula prática no CALC.
  • Crie uma tabela – LISTA DE COMPRAS.
    • Com as colunas de produto, quantidade, valor unitário e total.
LISTA DE COMPRAS
PRODUTO
QUANTIDADE
 VALOR UNITÁRIO
 TOTAL
ARROZ
2
 R$ 2,20
 R$ 4,40
FEIJÃO
4
 R$ 4,50
 R$ 18,00
MACARRÃO
3
 R$ 1,90
 R$ 5,70
AÇÚCAR
5
 R$ 1,80
 R$ 9,00
CAFÉ
2
 R$ 2,50
 R$ 5,00
ÓLEO
3
 R$ 3,50
 R$ 10,50
BISCOITO
5
 R$ 1,50
 R$ 7,50
FRANGO
2
 R$ 5,99
 R$ 11,98
SAL
1
 R$ 0,70
 R$ 0,70
FARINHA
2
 R$ 1,80
 R$ 3,60
VALOR GERAL DAS DESPESAS
 R$ 6,38
Obs: Para calcular o valora da coluna  TOTAL, use a fórmula (= quantidade*valor unitário)enter.
Arroz
2
R$2,20
=(B3)*(C3) [enter]
    • Ex:

    • Para calcular o VALOR TOTAL GERAL DAS PESDESAS – bastar usar o botão auto-soma.
12:00 – Almoço
13:00 – Continuação dos vídeos CALC.
  • Vídeo: Aula 4;
    • Exploração no micro (usando na prática o que foi visto no vídeo);
  • Vídeo: Aula 5;
    • Exploração no micro (usando na prática o que foi visto no vídeo);
13:25 – Aula prática no CALC.
  • Crie a tabela abaixo e calcule a média dos alunos (conforme o modelo, mas com 10 alunos)
NOTAS 1º BIMESTRE
DISCIPLINA – PORTUGUÊS
ALUNO
P1
P2
DESEMPENHO
REFORÇO
MÉDIA
JOÃO
5,0
6,0
7,0
7,0
6,3
MARIA
6,5
5,5
8,7
9,0
7,4
BETO
7,0
8,0
10,0
10,0
8,8
Obs: Para calcular a MÉDIA use a fórmula (=média(B4;E4) enter.
14:25 – Formatando a tabela:
  • Tamanho da fonte.
  • Cor da coluna.
  • Espessura da linha.
15:00 – Lanche
15:30 – Atividades práticas com os programas educacionais.
16:30 – Revisão Writer e Impress:
  • Criando um texto no processador de texto (TEMA – Como a Tecnologia pode ajudar a melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos trairienses.
  • Criando uma apresentação no Impress (TEMA – Rio de Janeiro: Catástrofe Eminente ou Mero Acaso?(insira imagens da NET).
16:45 – Avaliação do Dia - O que aprendi hoje (diário de Bordo).(publicar no blog)
17:00 – Encerramento da atividades.

carta a colega Izilda


Carta ao colega

Trairi, 19 de janeiro de 2011.

Cara amiga Izilda,eu conheci o Linux na Escola Manoel Dias Filho na localidade de Guajiru no ano de 2010 onde trabalho, tenho pouca experiências mas pretendo mim aperfeiçoar e buscar mais conhecimentos sobre este sistema. Vou melhorar quando for fazer alguns trabalhos, este curso que estamos fazendo está mim ajudando a entender as dificuldades que tenho com o Linux, é isso aí colega prazer em te conhecer fazendo este curso que nos servirá para complementar os nossos conhecimentos no sistema ainda novo. Como sou agente. administrativo quero mim empenhar o possível nas minhas atividades que tenho a realizar, e repassar o que aprendi
para alguém que precisar. Um abraço de sua colega Jeiziane.

Anteciosamente: Jeiziane Dias.

CARTA A AMIGA JEIZIANE


Exercício utilizando o Editor de Texto.



Carta ao Colega.



Trairi, 19 de Janeiro de 2011.


Cara Colega Jeiziane gostaria de compartilhar minha experiência de aproximação com o LINUX, que se deu da seguinte maneira, depois da instalação do Laboratório da LEI na Escola onde trabalho, meu amigo Raulindo que é coordenador do PROINFO no município me chamou em seu setor e explicou alguns procedimentos que me deixou um pouco mais segura, pois, desconhecia o sistema por completo, então me encorajei e inicie algumas atividades baseado no que tinha aprendido e foi maravilhoso descobri muitos atividades que se pode trabalha com vários níveis de aprendizagem e com todas as disciplinas fiquei encantada com tanta novidade e as diferenças que existe com o outro sistema que já conhecia um pouco.

Hoje estou fazendo um curso de Introdução a Educação Digital que com certeza vai me ajudar muito nesta caminhada de educadora, sei que através do LINUX posso melhorar minha prática como educadora e possibilitar que meus colegas de trabalha também se utilizem dessa ferramenta

com criatividade, pois descobri alguns jogos que posso estar trabalhando com com a educação infantil, alfabetizar a turma de 1º ano com um jogo chamado Kletres que me encantei com ele, amiga poderia ficar escrevendo várias horas, mais ficaria chato por isso vou me despedir com um a ter logo


Atenciosamente.


IZILDA PAULO.


carta a amiga ROBERTA

CARTA AO COLEGA


Trairi,19 de Janeiro de 2011

Roberta

A escola em que trabalho solicitou a minha participação nesse curso de introdução á educação digital. No início do curso achei um pouco complicado porque parecia que eu não tinha nenhuma noção de informática apesar de já ter feito um curso a alguns anos atrás .Pra você ter uma idéia do tamanho da minha dificuldade, eu não sabia mais nem as funções das teclas.

Com a realização das atividades percebi que todos nós somos capazes de aprender como e quando utilizar esses recursos educacionais .Ainda não uso essa ferramenta no meu trabalho mas a partir de curso pretendo começar a usá-la e nunca mais deixá-la de lado pois o LINUX contribuirá bastante trazendo

muitas informações e atividades a serem realizadas de maneira criativa e inovadora.

Espero que você também possa usar esses recursos e assim ampliar ainda mais seus conhecimentos. BOA SORTE!

Atenciosamente: : Rosélia Paiva.








carta ao colega Roberta

carta a colega Rosélia

CARTA AO COLEGA

Trairi, 19 de janeiro de 2011.


Amiga Rosélia estou lhe escrevendo para lhe dizer que estou participando de um curso de Introdução a Educação Digital que me permite aprender o que é o LINUX EDUCACIONAL, que pra mim é algo novo . Na escola em que trabalho tem 5 computadores no entanto eu não tinha acesso aos mesmos por falta de conhecimento. Acredito que agora vai ser diferente pois com o conhecimento e a aproximação ao LINUX meu trabalho vai melhorar.

No momento não estou utilizando os computadores da escola como ferramenta de trabalho mas acredito que com achegada do LINUX a escola tudo será diferente , pois sabemos que os alunos adoram aulas inovadas e acesso a tecnologia.

Todos na escola nos questionávamos o porquê da gente escrever tanto á mão e fazer outros trabalhos que poderiam ser feitos no computador e não poder ou não saber. Sabemos que o computador facilita cem por cento o nosso trabalho e uma alegria saber que vou poder contribuir com a minha escola e facilitar o meu trabalho

São inúmeras as possibilidades que este programa vai me ajudar ,espero que voce tenha as mesmas oportunidades.

Um abraço,Roberta.

.

carta ao colega Iizilda

Carta ao Colega

Trairi,19 de Janeiro de 2011

Querida colega de curso Izilda ao conhecer o Linux sentir muitas dificuldades até para mexer,imagine utilizá-lo para fazer alguns trabalhos. Olha,não me acanhei parti para os trabalhos e conseguir realizar através do Linux muitas atividades na escola. EX;Pe- quenos convites para os pais,relação de alunos de - uma turma,novas matrículas,Etc. Lembrando que com muita dificuldade.
Amiga Zilma, com o curso das Tics o qual estamos participando com certeza vai se de grande importância para melhorar nossa prática diante dessas máquinas. Enfim,uma das principais possibilidades de trabalho do Linux em sala, será a oportunidade de atividades novas, tanto para os professores,quanto para os alunos.

Carta ao colega de curso

Trairi,19 de Janeiro de 2011.


Caro colega Reginaldo.

Estou fazendo um curso de introdução à educação digital Proinfo integrado( Progama Nacional de Educação Continuada em Tecnologia Educacional) que está sendo realizado no Laboratório de Informática do Colegio de Ensino Médio Ma Celeste. Quando recebi o convite pela a diretora de minha escola fiquei muito feliz, pois estou cheia de expectativas a respeito do curso que vai mim auxiliar na vida profissional e ajudar meus colegas de trabalho da minha escola. Tive a oportunidade de conhecer o LINUX atráves do professor Raulindo. O LINUX é um Sistema Operacional parecido com o windows , onde o mesmo possibilita eu utilizar várias ferramentas como: editor de planilhas, tabelas, gráficos, formatações de texto, editor de texto, etc. Também uma de suas características é transformar um texto de write em PDF, tornando meus documentos mais seguro. Ele também já vem com atividades direcionadas ao professor para trabalhar com o aluno no laboratório de informática. Estou bastante ansiosa para colocar na prática quando chegar em minha escola. Um abraço de sua colega de curso Fernanda.

carta a colega Ivone


Carta ao colega


Trairi,19 de Janeiro de 2011.


Estimada Ivone ,assim como eu ,acredito que esteja gostando do curso . Aprendemos que atualmente,trabalhando com o LINUX que é uma nova versão do windus, e que possibilita uma melhor área de trabalho para desenvolvermos nossas tarefas; inclusive, planejar uma boa aula de produção textual ou até mesmo de cálculos, o importante é usar a criatividade. No decorrer do curso, assistimos alguns vídeos que nos possibilitaram uma ampla visão do que de fato era o LINUX. Ainda de interessante, vimos que esse atual sistema operacional não pega vírus,uma

preocupação que ¨dar muita dor de cabeça¨ a muitos utilitários da informática. Quanto ao professor,as instalações, e as refeições, nada a comentar, foi muito bom.

Acredito que esteja superando minhas expectativas e as suas também. Um abraço de seu amigo Reginaldo.

Carta ao Colega

CARTA AO COLEGA


Trairi, 19 de janeiro de 2011.

Cara colega Fernanda,

Hoje tive a oportunidade de conhecer o Linux, um sistema operacinal muito parecido com o windows. Esse sistema operacinal além de ter várias características do Windows, como: word e editor texto, Power point e editor de apresentação, excel e editor de planilha, ele ainda apresenta algumas características próprias dele, ou seja ferramentas que não são encontradas no Windows, como por exemplo a ferramenta que transforma um texto feito no write em PDF. Além disso o Linux apresenta alguns programas educativos direcionados exatamente para os professores utilizares nos laboratórios com seus alunos.
Fiquei muito contente com o Linux, pois já tinha ouvido falar dele, mas não conhecia suas funções, agora que já conheço, pretendo utilizá-lo mais vezes com os alunos, pois existe diferentes maneiras trabalhar com os alunos de diferentes séires.
Espero que você também possa conhecer esse sistema operacional.
Um forte abraço!
Tchal.