Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Revisão – Processador de Texto (Writer)


Como a Tecnologia Pode Ajudar a Melhorar o Ensino-Aprendizagem dos Alunos Trairienses.
O processo ensino-aprendizagem precisa de muitos fatores para tem um bom desenvolvimento. A inserção das tecnologias neste aspecto pode ser tornar a grande mudança que todos esperam, pois possibilita uma nova maneira de interagir os alunos com os conteúdos cognitivos, no entanto cabe ao educador está atento e conhecer as TIC's, pois somente sabendo usa-la é que ele poderá adequar as tecnologias a sua sala de aula, entretanto, para isso acontecer muita metodologia retórica deve ser modificada, os meios de se educar mudaram, então a maneira de se instrui o aluno ,as concepções pedagógicas devem ser analisadas e mudadas.
Pode ser citadas vários métodos, de como interagir as tecnologias com o ensino- aprendizagem dos alunos, o essencial é tem como base a imaginação e a criatividade por parte do educador, por ser ele o profissional de formação do ser-aluno como cidadão de senso crítico, todos sabemos o quão é difícil fazer o aluno focalizar a sua atenção na hora da explicação da aula e que muitas vezes aquele “blá, blá” como eles mesmos dizem, é chato e cansativo, então inovar muitas vezes é o segredo, e as tecnologias chegaram para proporcionar isso ao docente.
Usar o computador, a internet , o celular e até mesmo o vídeo-game e a TV, como recursos pedagógicos é a solução para não só prender atenção do aluno, mas fazer com que ele aprenda, e aprenda com dedicação, entusiasmo e queira aprofundar mais e mais as aulas que agora se tornarão construtoras de novos conhecimentos e de elo de aprendizagem, cultura e dinamismo.
Exemplos concretos podem fomentar minha analise acima:
Ex: usar câmera digital, celular para uma aula de campo pode ser algo divertido e uma forma de aquisição de novos conhecimentos na área que se planeja trabalhar com o aluno.
Ex: usar as redes sociais (Email, Orkut, Sms, entre outros) como ferramenta de exposição de atividades e de dúvidas, bem como interação professor-aluno e colega- colega, pode facilitar a execução das atividades, como também fazer com que o aluno não se chateie, pois estará fazendo algo que gosta e ainda suas atividades.
Ex: Pedir aos alunos para fazer comentários sobre algo que lhe chama atenção na Tv em diversas formas de atividades (redação, apresentação) pode mostrar que não lhe é indiferente ao seu gosto televisivo como também fazer ele produzir algo relacionado as atividades escolares.
Mas, para tudo isso dar certo é necessário o educador se auto-avaliar e reciclar seus métodos, e inovar suas aulas usando as tecnologias.
Os alunos trairienses, como qualquer outro aluno pode e deve está integrado com as tecnologias na sua sala de aula, pois recursos temos, o que falta é saber estimular o educador e o educando nessas novas abas de conhecimentos e investimentos que a educação e os diversos setores da sociedades está vivendo e irá viver nos próximos tempo...
“Conhecer, já é meio caminho andado para se agir e por em prática seus objetivos, não fique estacionado no seu tempo, antes procure ver o que o universo lhe oferecr diante dos seus olhos e aja no agora para fazer o futuro do amanhã.” ( Mell Rodrigues)

Maria Rodrigues 28/01/2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário