Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Cursista Elder Mendes - Comentário Destaque.

"...Agora é hora de fazer... está tudo aí. As ferramentas chegaram, os recursos estão prontos. Não há mais do que reclamar. O educador tem que iniciar um novo processo de adequação as novas mídias, fazendo bom uso desse material. Se houver um pouco mais de força de vontade e mais criatividade, já será o primeiro passo para uma metodologia inovadora, onde motivará o aluno para uma melhor apresentação do conteúdo sem a obrigação de antes... quando tudo era tradicional."

Parabéns Elder!
NOVAS TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO
COMENTÁRIO DO VÍDEO

É inovador para todos, mais tempo que juntarmos e agarrar com todas as força essa nova oportunidade de se atualizar e de aperfeiçoar a educação, tendo assim a integrar os meios de comunicação para assim formação de um “novo mundo educacional”.
Jucilene
Trairi , 25 de janeiro de 2011

2° Dia

As novas tecnologias na educação

Como vimos de uma forma em geral basta ter um pouco de criatividade para aproximar o homem a maquina, e como o vídeo deixa bem claro, não basta ter vídeo e televisão se não apertar o botão por isso temos que quebrar esse bloqueio e conquista esse espaço que pertence a toda civilização.

Rozimiro 25/01/2011

Novas Tecnologias na Educação


O vídeo nos mostra o quanto é importante o professor aceitar as novas mudanças tecnológicas, e aprender o uso de novo recurso na educação. Não adianta TER, é preciso CONHECER. Não adianta só, CONHECER, APRENDER, é preciso ENSINAR, TRANSMITIR.

Novas Tecnologias na Educação


Ultimamente vem sendo introduzindo nas escolas muitos equipamentos tecnológicos principalmente o computador, que veio para facilitar o trabalho de todos os funcionários da educação, principalmente dos professores que podem usá-lo como intrumento pedagógico em suas aulas. Será uma novidade para os alunos que sentirá mais prazer em ir para escola. Com o uso da internet ficar mais fácil fazer pesquisas , a educação se transforma.

Novas Tecnologias na Educação (reflexão sobre vídeo)


Agora é hora de fazer... está tudo aí. As ferramentas chegaram, os recursos estão prontos. Não há mais do que reclamar. O educador tem que iniciar um novo processo de adequação as novas mídias, fazendo bom uso desse material. Se houver um pouco mais de força de vontade e mais criatividade, já será o primeiro passo para uma metodologia inovadora, onde motivará o aluno para uma melhor apresentação do conteúdo sem a obrigação de antes... quando tudo era tradicional.

As Novas Tecnologias na Educação


A integração das novas tecnologias na educação, vem a ser uma grande melhoria na questão educacional, no entanto conhecer e saber utilizar tais teconologias é de extrema importância na hora de repassar para o educando.
É necessário aperfeiçoar-se a cada dia com essas novas tecnologias para assim se tornar competente no que irá fazer.
Ser educador é ter coragem de aprender sempre, é claro, ele deve tem muita imaginação e usar toda sua criatividade na hora de repassar os conceitos e conteúdos pedagógicos através das tecnologias, pois só assim conseguirá a atenção e apoio de seu discente.


Maria Rodrigues

25/01/2011

AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO


AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

As tecnologias estão aí, batendo em nossa porta. Cabe a nós, nos aperfeiçoar e procurar realmente aprender e tentar passar de uma forma diferente e atrativa para o aluno. O professor de hoje tem que ser mais curioso do que aluno, tem que querer aprender o novo. Novidade é sempre bom. Para um aluno então, é essencial.
AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (VIDEO)

Apesar de vivermos em um mundo em constante evolução, temos que seguir o ritmo de mudanças. Nao queiramos ser apenas meros espectadores que ficam recebendo muitas informações e nao fazemos nenhum uso delas. Que possamos ser transmissores de conhecimentos, pois o mundo precisa de pessoas que possam transmitir aquilo que aprenderam e que estão abertos a novas expriencias, e que o desafio do novo seja a sua força motriz.Não seja vergonhoso, aprenda com todos e atualize-se, fique antenado em tudo que está rolando no mundo tecnologico.
Considerando a evolução das TIC's, com o passar do tempo aquelas pessoas que nao se adequarem as mesmas, serão apenas ferramentas sem nenhum uso, o que seria uma tragédia ver profissionais do magisterio sendo visto como uma ferramenta sem nenhuma serventia.


Eder Nascimento

As novas Tecnologias na Educação


Estamos em uma época em que a tecnologia é tudo no desenvolivimento de qualquer ação voltada para a educação. Basta o professor ter a coragem de integrar os meios de comunicação em seu dia-a-dia(trabalho). Portanto para o caminhar de uma progressão na educação, o mediador não deve ser só um mediador, e sim aprender, ensinar e aprender.

VÍDEO -INICIATIVA ÁRVORE


Este vídeo nos revela que nossas atitudes podem servir de inspiração para muitas pessoas, cabe a nós como educadores definir que tipo de ação pretendemos executar para que assim não venhamos a ser exemplos impróprios para serem seguidos. Como pessoas que trabalhamos com educação e tecnologia devemos sempre nos mostrarmos determinados aos objetivos, educacionais, inovadores, solucionadores e não apenas questionadores, incentivadores e não apenas julgadores. Uma escola muitas vezes pode ser o único ponto de referência como apoio em uma comunidade.Portanto, assim como o menino do vídeo nós educadores temos que ter iniciativas, determinação, liderança para que sejamos exemplos a serem seguidos por nossos educandos.


25 de Janeiro de 2011

AVALIAÇÃO 1º DIA DE CURSO

Gostei bastante do nosso primeiro dia de curso, estamos com uma turma bastante criativa, descontraida e o mais importante, comprometida com o uso correto das TICs na educação. Foi bastante valioso ouvir os depoimentos de alguns colegas da turma sobre a utilização da tecnologia nas escolas. Espero dar continuidade ao nosso processo de aprendizagem e troca de conhecimentos para que possamos disserminar estes conhecimentos ao chegarmos em nossas comunidades.


25 de Janeiro de 2011
AVALIAÇÃO DO 1º DIA


PARA O PRIMEIRO DIA ESTOU MUITO SATISFEITA, POIS APRENDI O MUNDO NOVO 'O VIRTUAL', CRIANDO UM E-MAIL; APRENDI COMO POSTAR UM COMENTÁRIO NO BLOG;COMO ACESSAR UM E-MAIL; COMO CRIAR UM PORTFÓLIO.TIREI MUITAS DUVIDAS E ADOREI O DIA
ESPERO APRIMORAR ESSES CONCEITOS;

JUCILENE SALES

INICIATIVA ÁRVORE

O vídeo vem nos mostrar de como é importante tomar-mos a iniciativa para que possamos alcançar nossos objetivos, ele também nos mostras um dos maiores problemas do ser humano o comodismo, onde muitos estão ali esperando, torcendo que apareçam alguém que tome a iniciativa para que possam criar a coragem de se ajudar e junto conseguir alcançar o seu objetivo.

Avaliação do 1º Dia (Curso de Introdução a Educação Digital) - 24 de Janeiro de 2011


Como todo curso, temos grandes expectativas a princípio. Nesse não foi diferente, estou aprendendo coisas novas e sempre estou apto a ajudar no que for necessário. A participação dos envolvidos foi boa, o conteúdo foi de fácil entendimento e no mais, teve uma fácil compreensão no todo. O facilitador tem uma exmplicação clara e objetiva, fator esse indispensável para uma boa formação. Em nenhum momento houve, por parte de todos, sensação de tédio, pois o instrutor manteve todos ocupados. Como falei no início, as expectativas são boas. Espero aprender muita coisa boa.



FILME: INICIATIVA ARVORE


O vídeo mostra a iniciativa que a criança teve, ao resolver tirar o tronco de arvore e a partir desta atitude da criança, as pessoas foram incentivada a participar, a ajudar a solucionar o problema. O filme deixa de maneira explicita e clara que a união , a coletividade, a liderança fazem a força.

Narcélia - 25/ 01 /2011

Avaliação do 1º dia

O que aprendi hoje?
Criar um e-mail;
Criar um blog;
Criar uma pasta no computador;
Como postar um comentário no blog;
Como colocar uma imagem na postagem;
Como acessar um e-mail; um blog;
Como criar um portfólio.
Espero no segundo encontro, poder aprofundar mais esses conceitos!

Avaliação do 1° Dia

O que aprendi hoje?
Primeiramente, aprendi a criar pasta no computador, a escrever no arquivo texto e no writter, e salva-lo. Bem como criar um e-mail e contribuir para o blog da turma de Capacitação em IED, com postagens e comentários. a partir das postagens, pude aprender a edital texto e procurar imagens na internet.
ressalto também, que ampliei meus conhecimentos em relação as TIC's no ensino, tecnologia e medotologia no ensino. Algo a ser lembrado, é a boa interação da turma.
Maria Rodrigues
24/01/2011

AVALIAÇÃO DO 1º DIA

O primeiro dia de aula é sempre interssante, é o momento que você começa a compartilhar com o grupo seu aprendizado e suas dificuldades. Hoje aprendi a importância que tem em estarmos sempre apto ao novo, nos prepararmos para recebermos e transmitirmos conhecimentos novos, principalmete com o grande avanço da tecnologia que vem se espandindo a cada dia no ensino e aprendizado.

O QUE APRENDI HOJE?

AVALIAÇÃO DO 1° DIA

O que aprendi hoje?

Aprendi a postar em um blog, aprendi a criar uma conta no gmail, aprendi um pouco mais sobre a importância da educação digital nos dias de hoje e o mais importante, a troca de experiências com os colegas participantes.

AVALIAÇÃO DO 1ºDIA (24 DE JANEIRO DE 2011

AVALIAÇÃO DO 1º DIA (24 DE JANEIRO DE 2011)


PODEMOS DIZER QUE FOI UM DIA COMUM COMO OUTRO QUALQUER, MAIS ESTARIA SENDO HIPÓCRITA, E ISSO EU NAO SOU. CONSIDERANDO TODOS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS DIGAMOS QUE FOI SUPER PROVEITOSO, POIS PODEMOS CONHECER NOVAS FORMAS DE UTILIZAÇÃO DAS TIC's, QUE NOS DIAS ATUAIS SAO A TURBINA QUE MOVE A NAVE CHAMADA GLOBALIZAÇÃO, VIMOS QUE TODAS AS TIC's NAO SERÃO SUFICIENTES PARA AQUELES QUE ACHAM QUE NAO PODEM MAIS, POIS ESTÃO ACOMODADOS, SE ACHAM INCAPACITADOS OU TEM MEDO DAQUILO QUE ATÉ ENTÃO ERA DESCONHECIDO.
PODERÍAMOS ATÉ DIZER QUE VIVER COM MEDO É VIVER PELA METADE, LOGO QUE NÃO CONHECEMOS O AMANHÃ E NEM DE QUE FORMA IRÁ SER. A VIDA É COMO ANDAR DE BICICLETA, SE PARAR VOCÊ CAI. A PARTE MAIS INTERESSANTE DO DIA FOI OS DEBATES A RESPEITO DOS VÍDEOS ASSISTIDOS, POIS COMPARTILHAMOS OPINIÕES DIFERENTES E PARECIDAS, DIANTE DE TODAS AS QUESTÕES LEVANTADAS A RESPEITO DA INTEGRAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS.

EDER NASCIMENTO
25 DE JANEIRO DE 2011

Iniciativa Arvore


Filme: Iniciativa arvore

O vídeo nos passa uma mensagem muito forte, da capacidade de um ser tão vunerável, mais de uma grandeza esplendorosa capaz de sacudir todos a sua volta e faz com que as coisas aconteçam, daí se tira aproveito temos que nos mexer, tomar iniciativa, ser capaz, ser humano e buscar melhorar nossa sociedade.

Rozimiro 25/01/2011
FILME INICIATIVA ÁRVORE

O FILME RELATA O DIA DE UMA CRIANÇA COM MUITA FORÇA DE VONTADE, QUERENDO DESFRUTAR DE SEUS OBJETIVOS, NO QUAL ESTAVA IMPORCIBILITADO, POR UMA ÁRVORE QUE IMPEDIA A SUA PASSAGEM. VENDO QUE ELE TINHA DE FAZ ALGO QUE MUDAR-SE A REALIDADE.FOI ASSIM QUE ELE TEVE A INICIATIVA DE EMPURRAR A ÁRVORE, MESMO NÃO ADIANTANDO ,ELE TENTOU E GARANTIU SUA PARTE, DEPOIS SENDO AJUDADO POR VARIAS PESSOAS COM O MESMO INTERESSES, COLOCARAM A ÁRVORE PARA FORA DA PASSAGEM. CUMPRINDO O SEU IDEAL.
MORAL DA HISTORIA: A UNIÃO FAZ A FORÇA.
JUCILENE
TRAIRI, 25 DE JANEIRO DE 2011

FILME - INICIATIVA, ÁRVORE


Mutas vezes nos deparamos com situações onde é preciso tomar decisões para resolvermos determinadas situações. No filme iniciativa – árvore, nos mostra uma mensagem, onde é preciso ter coragem, força de vontade para resolvermos nossos obstáculos, uma vez que a criança se viu em uma situação onde ninguém podia se locomover, por ter uma árvore no meio do caminho, a criança sozinho tomou a iniciativa de retirar a árvore, muito pequeninho, sem força, ele tentou sem desistir, isso fez com as pessoas que estavam parados pelo o mesmo problema, também tomasse a inciativa de retirar a arvore e assim juntos solucionaram o problema que era de todos. É assim que devemos ser, sempre termos coragem para tomarmos a inciativa para resolvermos os obstáculos encontrados em nossas vidas.

VIVEMOS E APRENDEMOS O TEMPO TODO LIÇÕES QUE DIFICILMENTE ESQUECEREMOS. NADA É MAIS PURO QUE UMA CRIANÇA. VIMOS QUE UM PEQUENO GESTO CONSEGUIU MOVER ALGO TÃO PESADO, PODEMOS ATRIBUIR TODO O SUCESSO DA MISSÃO AO PEQUENO GESTO DAQUELE GAROTINHO, QUE SEM NENHUMA GANÂNCIA E SOMENTE COM O INTUITO DE ALCANÇAR O SEU OBJETIVO LIDEROU AQUELA MULTIDÃO QUE O SEGUIU SEM NENHUM RECEIO.
CONSIDERANDO QUE TODA AQUELA MUTIDÃO ESTAVA DE CERTA FORMA EM UMA ZONA DE CONFORTO, ELES FORAM INFLUENCIADOS PELA AÇÃO DO GAROTO. AO FINAL DA AÇÃO TODOS FICARÃO FELIZES E ORGULHOSOS E POUCO SE IMPORTARAM COM O ESTADO ATUAL (SUJOS E MOLHADOS). QUEM ME DERA AO MENOS UMA VEZ QUE O MAIS SIMPLES FOSSE VISTO COMO MAIS IMPORTANTE.

EDER NASCIMENTO
25 DE JANEIRO DE 2011

VÍDEO: Iniciativa árvore


O vídeo passou a idéia de uma construção de progressividade! Levando para a sala de aula o professor só se desenvolve tendo iniciativa (coragem de encarar o novo). A ação dos alunos cresce de acordo com a metodologia do orientador. Uma outra idéia do vídeo, foi a questão da iniciativa, que é a principal ferramenta para o desenvolvimento de qualquer ação.

Iniciativa (reflexão do vídeo sobre a árvoe caída)


"Pequenas ações podem mover grandes obstáculos". Quando se ousa a fazer algo, seja só ou acompanhado, mas com um objetivo traçado, por mais difícil que seja, é necessário ter uma opinião concisa para um bom rendimento. "Enfrente todo dia pelo menos uma coisa que te meta medo de verdade". Essa citação nos remete a refletir sobre a questão de levantar, arregaçar as mangas, colocar o comodismo de lado e fazer sua parte (isto é primordial). A maioria das pessoas são movidas pelas ações alheias, as vezes sendo necessário apenas alguém tomar a iniciativa. Medo, é uma palavra frequentemente usada pelas pessoas que perdem a vontade de arriscar. A todo instante é preciso acordar, levantar e espreguiçar para colocar em prática planos e metas. Não espere pelos outros... comece por você.

video - iniciativa árvore


VÍDEO – INICIATIVA


Obstáculos em nossos caminhos sempre irão existir. Esperar que alguém resolva seu problema não é a melhor saída. Ter atitude, confiar em si, ter a humildade de pedir ajuda ou de ajudar quem necessita é sempre bom. Muitas atitudes já mudaram o mundo. O começo pode ser difícil, mas o fim valerá a pena. Sozinho ninguém muda nada, mas o primeiro passo tem que ser dado.

Iniciativa, Arvore





O vídeo Iniciativa, Arvore mostra a realidade que vivemos, pois muitas vezes no nosso dia-a -dia, nos deparamos com problemas e nos acomodamos, esperando que os outros ou até mesmo o tempo se carregue de resolver, o que poderia ser solucionado se tomarmos a iniciativa de agir. Ao agir, você dará a oportunidade dos outros verem o que você está fazendo e assim poderem não só de observar, mas de unir forças e ajudá-lo.
Muitas vezes, até mesmo simples novidades, nos leva ao comodismo e ao pensamento de “não é obrigação minha; não cabe a mim resolver este problema; eu sozinho não conseguirei; ninguém irá mim ajudar”. Para está por dentro das novidades é necessário buscar conhece-las e tentar se adequar as elas.
Então, nos resta ficar atento e ter iniciativa de resolver os problemas, e de ajudar muitas pessoas a tentar resolver os problemas delas.
“Sozinhos podemos caminhar, mais juntos poderemos ir além dos horizontes” (Mell Rodrigues)
Maria Rodrigues 25/01/2011
“O conhecimento não é exterior nem interior: é simultaneamente interior e exterior.” (Basarb Nicolescu)

AS TIC NO ENSINO

A escola é um espaço onde se adquiri novos conhecimentos, seu papel fundamental é instrumentalizar os seus estudantes e professores para pensar de forma criativa em soluções tanto para os antigos como para os novos desafios em constante renovação. O uso das T.I.C. podem contribuir para ajudar o ensino, criando novas possibilidades a toda a comunidade educativa. Mas para se obter bons resultados é preciso um grande salto por parte do profissional, por que é preciso aceitar o novo e aprender a trabalhar com o novo e transmitir conhecimentos de formas diferente.


METODOLOGIA OU TECNOLOGIA ?

VENDO O VÍDEO PERCEBEMOS QUE A TECNOLOGIA SÓ EVOLUI REALMENTE QUANDO A METODOLOGIA TAMBÉM FAZ A SUA PARTE, RENOVANDO ASSIM O MODO TRADICIONAL DE ENSINO. TENDO EM VISTA A METODOLOGIA RENOVADA AS TIC SERRAM UM INSTRUMENTO 'NOVO' E 'MODERNO' ASSIM TORNANDO-O MAIS DINÂMICO E ATRACTIVO.
JUCILENE SALES
TRAIRI,25 DE JANEIRO DE 2011