Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

AGENDA - 3º DIA - 19/01/11

ESTADO DO CEARÁ
PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAIRI
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TRAIRI
SETOR DE PLANEJAMENTO E PROJETOS PEDAGÓGICOS
PROINFO – PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
COORD. PROINFO/TRAIRI: PROF. RAULINDO RAMOS MENEZES

FORMAÇÃO 40 HORAS PROINFO – INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL

LOCAL: E. E. F. JONAS HENRIQUE DE AZEVEDO
PERÍODO: 17 à 21/01/2011 (turma A); 24 à 28/01/2011 (turma B)
HORÁRIO: 08 às 17 h.
TUTOR: PROF. RAULINDO RAMOS MENEZES

PAUTA DO 3º DIA – (19/01/11) (26/01/11)

08:00 – Acolhida. ( Vídeo – Escola do Futuro)
  • Vídeo: Novas Tecnologias, novos modos de ensinar, novos modos de aprender.
  • Comentários (diários de bordo – 15 minutos).
  • Publicar no blog, a avaliação do dia anterior.
  • Vídeo - edição de texto
  • Explorando o processador de texto BrOffice Writer – Ferramentas. Apresentação Impress
08:40 – Exercício: no BrOffice Writer:
Digite uma carta dirigida a um colega do curso, contando como foi sua aproximação com o LINUX, como você utiliza as ferramentas TECNOLÓGICAS no seu ambiente de trabalho, quais possibilidades de trabalho, o LINUX apresenta para a sala de aula.
09:25 – Lanche.
09:45 – Publicação dos textos no blog (carta ao colega).
10:00 – Conhecendo Programas sobre Gráficos.
  • GIMP (editar fotos – imagem > redimensionar).
  • KS naspshot (tirar foto da tela).
  • KolourPaint (desenho livre).
  • Gwenview (visualizar fotos).
11:10 – Explorando o GIMP e KolourPaint.
  • Utilizando o GIMP, redimensione uma imagem e publique no blog. Publique a original e em seguida a modificada por você.
  • Utilize o KolourPaint e tente desenhar sua rua ou localidade. Salve na sua pasta. Publique no blog (intitule sua figura no blog).
12:00 – Almoço.
13:00 – Apresentação do Impressão. (vídeo – Impress BrOffice)
  • Atividade: Crie sua apresentação pessoal.
    • 1º Slide – seus dados pessoais: nome, idade, altura, cor dos olhos, cor dos cabelos;
    • 2º Slide – sua comida preferida (insira imagem ou baixe da net);
    • 3º Slide – sua cor (busque na net, imagens que tenha co-relação com sua cor preferida. Ex: céu=azul);
    • 4º Slide – profissão (um breve histórico de suas atividades);
    • 5º Slide – onde você mora (localidade – insira uma imagem semelhante);
    • 6º Slide – como esse curso pode ajudar a melhorar seu ambiente de trabalho;
    • 7º Slide – descreva seu maior sonho;
15:00 – Lanche.
15:20 – Explorando o Impress.
  • Crie um álbum seriado virtual (o tema você escolhe -  seja o professor web 2.0).
16:00 – Utilizando o Processador de Texto, escreva sua impressão sobre o Impress e em que ele poderá lhe ajudar em sala de aula, de que forma ele poderá transformar sua aula em algo fascinante. Salve sua apresentação com o título “Álbum Seriado” na sua pasta (seu nome) > subpasta (3º dia).
16:30 – Avaliação do dia – o que eu aprendi hoje (diário de bordo).
16:45 – Vídeo: Testando o Live CD do Linux Educacional 30[1]
17:00 – Encerramento das atividades.

Vídeo - Rafinha

Nos dias atuais nossos professores devem está todos bem capacitados, ou seja, todos bem informados sobre as TICs, principalmente com relação as novidades da net, uma vez que muitos de nossos alunos estão diariamente interligados na internet, descobrindo sempre coisas novas, pois sabemos que, quem  navega na internet está sempre bem atualizado, sempre descobrindo o que lhe interessa de forma fácil e divertida. O filme deixou bem claro que Rafinha era o tipo do aluno que não gostava muito dos livros, mas com a tecnologia que tinha disponivel em suas mãos, era capaz de conseguir quase tudo que quizesse, como: se divertir , se comunicar de diferentes maneiras com pessoas de diferentes lugares, receber informações atualizadas de diferentes lugares do mundo etc.

comentário do vídeo: Escola do futuro


Todos da Escola: funcionários,núcleo gestores, professores abrindo suas mentes para a tecnologia e buscando saber suas ultilidades, nisso obteremos sucesso para que a Escola se torne uma Escola do futuro.Os professores sempre renovando trazendo coisas novas e criatividades no seu trabalho. O vÍdeo mostrou que apesar do bairro ser pobre mais a Escola é do futuro, todos os alunos estão conectados na internet.

vídeo A escola do futuro- Comentário


O vídeo nos mostra uma escola onde os alunos já covivem com as novas tecnológias e tem professores que utilizam com criatividade e com petencia essas tecnológias. As nossas escolas podem e devem torna-se escolas do futuro se utilizamos de maneira competente as tecnológias existentes e disponíveis nas escolas usando de maneira criativa podemos melhorar a participação e o conhecimentos tanto de professores como dos alunos.

VÍDEO ESCOLA DO FUTURO- COMENTÁRIO


O vídeo escola do futuro mostra a realidade de uma escola no interior de São Paulo em que as cianças aprendem de forma criativa e inovadora . Com certeza todos nós educadores sonhamos com esta escola mas para que isso aconteça é preciso que haja meios , aceitação e criatividade por parte de todos da escola. Sei que nem sempre as coisas acontecem da forma que queremos, devemos levar em conta várias considerações.

video ¨escola do futuro¨-comentário


Vimos o quanto os alunos estavam empolgados com as novas tecnologias; com isso, nos certificamos o quanto esses avanços são escenciais e indispensáveis para o aprendizado e a fomação de nossos alunos. Devemos cada vez mais conviver e interagir com esta realidade,nunca pensar que ela ainda será coisa de um futuro distante . Aprender e inovar constantemente .

VÍDEO:ESCOLA DO FUTURO-comentário


Esse vídeo mostra que a escola ideal é aquela que desenvolve seu trabalho utilizando as TICs na sala de aula ou fora dela.As TICs nos dias atuais são indispensáveis para uma aprendizagem significativa onde o aluno possa aplicar esses conhecimentos e usá-los no dia a dia, pois são instrumentos que já fazem parte do seu cotidiano.Mas o que podemos perceber é que nossas escolas ainda precisam de muitos avanços para que tornem-se realmente a escola do futuro.

Vídeo - Escola do Futuro - Como a nosssa escola poderia se Torna uma Escola do Futuro?

Para nossas escolas se tornarem Escolas do Futuro, será necessário grandes investimentos na modernização das TICs em todas es escolas, como por exemplo: laboratórios de informática bem equipados, lousas digitais, data show etc. Alé disso deverá ser feito um grande investimento em capacitação e conscientização de todos educadores sobre a real importância dessas tecnologias para o aprendizado dos nossos educandos.

vídeo- Rafinha


Esse vídeo nos mostra que a maioria dos jovens vivem conectados na internet, e que usam todos os TICs necessários para o seu dia- a- dia, e se enteragem com outras pessoas formando grupo de amigos virtual, a tecnologia faz parte de sua vida. É importante saber que o mundo está avançando e nós temos que seguir esse avanço para não ficar pra trás.

Vídeo Escola do Futuro


O vídeo relata a realidade de uma Escola municípial , com novas tecnologias que possibilita o aprendizado destas crianças ,dando assim uma transmissão de conhecimento atraves das TICs, facilitando - as integrar com os avanços tecnológicos. É o desejo de todo o profissional da educação, que todos os alunos possam ter a chance de conhecer as tecnologias como fonte de crescimento intelectual, descobrindo a diversidade de conhecimento e mudanças ocorrentes no mundo globalizado.

VÍDEO:RAFINHA - Comentário


É de fundamental importância que o professor tenha acesso aos recursos tecnológicos para aprimorar seu trabalho, tornando assim a aprendizagem mais atual , eficaz e significativa para o aluno , visto que muitos alunos dispõe desse conhecimento tecnológico.

video¨rafinha¨ - comentário


Um video muito interessante que relata a interação e a familiarização dos jovens com as novas tecnologias, isto, por que eles gostam de novidades, algo que despertem sua curiosidade . No entanto, não deixa de ser um grande aprendizado. Quando andamos em qualquer ambiente, é normal ver sermpre alguém conectado em algum tipo de tecnologia, seja a um celular, a um not book ou a outras várias tecnologias existentes. Por isso, é necessário que estejamos sempre nos atualizando em termos de avanços tecnológicos.

Video Escola do Futuro - Comentários


O que poderia auxiliar na construção de uma unidade escolar plena, seria educadores com as mentes abertas às tecnologias atuais, convertendo-as em planos de aulas e corrigindo possíveis falhas. Com esse pensamento essa possibilidade deixaria de ser uma realidade VIRTUAL para algo bastante além. Um grande passo seria a transformação das mentes miasmáticas de alguns professores para algo que consiga acompanhar a velocidade do conhecimento.

video Rafinha- Comentarios


Esse vídeo retrata do que esta acontecendo no mundo globalizado de informação digital.O professor deve ter conhecimento e querendo sempre acompanhar a evolução tecnológica, podendo assim interagir melhor com seus alunos.

Vídeo- Escola do futuro


Para a nossa escola se tornar uma escola do futuro é necessário que o professor esteja aberto a inovações, utilizando as ferramentas das TICs pedagógicas para fazer suas aulas tornarem-se mais criativas e gostosas para gerar no seu aluno uma aprendizagem eficaz.

Vídeo- Escola do futuro

vídeo rafinha -comentários


Este vídeo nos mostra a realidade da juventude atual ,ele [rafinha]tem acesso a tecnologia avançada assim também como seus amigos. Ele tem acesso as TICs mais variadas que muitas vezes tras também o , seu lado negativo se não usado na forma correta. Sabemos que a tecnologia é algo impressionante que nos torna mais completos , eque se se usado de forma criativa e dinãmica terá muito sucesso em nossa vida ,deixando em nós uma geração C DE CONTEÚDO ,COLABORAÇÃO ECONEXÃO.

Vídeo RAFINHA - COMENTÁRIO


O VÍDEO FALA DA NECESSIDADE DE ESTARMOS ANTENADOS COM AS NOVAS TECNOLÓGIAS, POIS AS GERAÇÕES CONHECIDAS COMO GERAÇÃO "C" DOMINAM COM FACILIDADE, NESTE CONTEXTO PRECISAMOS ESTAR ATENTOS A ESSA GERAÇÃO, PROCURAR INOVAR E CONHECR AS NOVAS TECNOLÓGIAS PARA OFERECER ALGO QUE SE APROXIME DA SUA REALIDADE, POIS ESSE JOVEM TEM A SEU DISPÔR TODOS OS ATRATIVOS TECNOLÓGICOS, ENQUANTO QUE MUITAS VEZES NÃO É O QUE OFERECEMOS NA ESCOLA, AS VEZES POR NÃO DOMINARMOS A TECNOLÓGIA OU POR NÃO TERMOS ESSA TECNOLÓGIA.

Video Rafinha - Comentários




O video retrata a posição atual em que o mundo está em relação a tecnologia. O professor ciente desta verdade, deve seguir aprendendo, aprimorando-se e construindo artifícios para transformá-los em aulas com conteúdos coerentes e convencionais.