Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Carta para Jucilene



Trairi-CE, 26 de Janeiro de 2011.

Cara amiga Jucilene Sales.

Venho por meio deste, contar pra você os primeiros contatos que tive com o Sistema Operacional GNU/Linux.

Pois bem, em 2005 soube que o Linux começaria a fazer parte de todos os equipamentos de informática do governo. Com isso, comecei me aprofundar e descobri o seguinte, algo que quero compartilhar com você.


Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo ou sistema operacional que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença. Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, o sistema Linux passou a ter a colaboração de grandes empresas, como a IBM, a Sun Microsystems, a Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Oracle, Google e a Canonical. Apoiado por pacotes igualmente estáveis e cada vez mais versáteis de aplicativos para escritório (BrOffice) ou de uso geral, por programas para micro e pequenas empresas gratuitos mas que em nada ficam a dever aos seus concorrentes comercializados (projeto GNU), e interfaces gráficas cada vez mais amigáveis como o KDE e o GNOME, o núcleo linux, conhecido por sua estabilidade e robustez, tem gradualmente caido no domínio popular, encontrando-se cada vez mais presente nos computadores de uso pessoal atuais. Há muito entretanto destaca-se como o sistema operacional preferido em servidores de grandes porte, encontrando-se quase sempre presente nos "mainframes" de grandes empresas comerciais e até mesmo no computador mais rápido do mundo, o Tianhe-I, chinês.” Fonte: Wikipédia.


E embora começasse a me preocupar com a questão de me manter informado com a possibilidade do Linux dominar o mercado, fiquei mais ou menos em cima do muro, pois na época, não via essa revolução toda. Pensei o seguinte: ah, deve ser coisa de início, essas coisas. Como sempre gostei de manter preparado, não fiquei parado.

O contato só tive em 2005 com o Linux, mas só pude colocar realmente em prática em 2009. É um sistema simples, de fácil entendimento.

Na escola que trabalho usamos o Linux em diversas atividades como por exemplo: aulas por disciplina, apoio para concretização de projetos, lazer, entre outras opções... as opções de mídias que pertencem ao Linux são muitas e que tornam mais lúdicas as aulas.

Quando quiser dá uma passadinha, fique a vontade, estarei disponível para mostrar o quão tem sido importante a implantação do Proinfo em nossa escola. Aproveitaremos para trocar ideias e mostrar os resultados... poderemos nos espelhar no trabalho um do outro e podemos lapidar as possíveis falhas que ainda podem existir em nossa metodologia.


Esperando que esteja bem...


Abraços


Elder Mendes





Nenhum comentário:

Postar um comentário