- À Deus primeiramente;
- A Srta. Maria das Graças - Secretária de Educação de Trairi;
- Sra. Maria Almeida ( Ednúzia);
- Ao Sr. Juscelino Santos - Coord. do Setor PPP;
- Sra. Laís Sousa - Tutora da 2ª CREDE - Itapipoca
- A Srª. Zenice Góes;
- A Srta. Irismêmia Gadelha ;
- Ao Sr. Francisco Custódio (Bitim);
- A Sra. Ana Célia;
- Ao Sr. Hélio Souto;
- Ao Sr. Roberto Neri;
- A Sra. Lidia Damasceno;
- A Sra. Neita Montenegro;
- Ao Sr. Marcos Barbosa;
- A Sra. Eliana Viana;
- Ao Sr. Geremias Sales;
- A Sra. Nicia Aila (Nicinha);
- A Sra. Antoniana Viana;
- A Sra. Valéria Viana;
- Ao Setor de transporte ( Sra.Viane, Sr. Ary Jr., Sr. Ernane, Sr. Natan e Sra. Sandra)
- Sra. Alcimar e toda a sua equipe (sem elas seria impossível realizar o curso o dia inteiro);
- Ao Sr. Laerte Saraiva, por ter cedido a Escola Jonas Henrique de Azevedo;
- A Sra. Íris Pinto, por ter cedido a Escola Maria Celeste de Azevedo Porto;
- Aos (as) Diretores(as)e Coordenadores(as) que enviaram seus dirigidos(as)/coordenados(as)
- E PRINCIPALMENTE aos Secretários Escolares, Agentes Administrativos e Professores que participaram do Curso IED 40 h/a, e que foram até o final. O mérito é de vocês cursistas!Até o próximo curso de 100 h/a!
Capacitação em Introdução à Educação Digital para os profissionais da área educacional do Município de Trairi. / Coordenador Municipal Proinfo: Prof. Raulindo Ramos / SME - Secretaria Municipal de Educação de Trairi - CE / PMT - Prefeitura Municipal de Trairi - CE
Pesquisar este blog
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Agradecimentos...ELOHIM.
Album Fotográfico dos alunos do Curso IED.
sábado, 29 de janeiro de 2011
Avalição Geral do Curso / por Elder Mendes

O curso foi muito proveitoso, muitos e novos conhecimentos adquiridos. A todo dia era nos apresentado novas ferramentas e informações da crescente demanda que está sendo a tecnologia no cotidiano. Demanda essa que cresce assustadoramente.
Com este, nos possibilitou a questão da visão de futuro, do quanto é preciso está “antenado” para acompanhar o processo de crescimento desse novo método. Ficamos mais informados e preparados para lidar com ela.
Durante toda semana tivemos incentivo de todos os participantes a continuar, todos estavam empolgados e imersos. Foi bastante útil, pois agora temos uma gama maior de conhecimentos para repassar a toda comunidade escolar. O facilitador está de parabéns, soube manejar a turma com inteligência, em momento algum deixou o tédio tomar conta. E nos mais... fica a vontade de retornar no próximo curso, esperando que ele seja tão vantajoso quanto este que finalizou.
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
hoje há um grande avanço, temos laboratórios nas nossas escolas, mais é preciso ser melhorado muita coisa e sobre tudo trazer o professor para reduto digital e virtual para que eles possa agregar valores aos planejamentos pedagogicos pois os mesmo tem que tomar conhecimento que existe uma vasta rede de informações precisa, e capaz de mudar toda asua forma antiga de ensino.aperfeiçoando e qualificando todos os métodos de ensino teremos em pouco tempo uma educação digital justa e satisfatoria.
rozimiro 28/01/2011
12 dicas para melhorar suas apresentações de slide
Uma constante na vida de quem está na faculdade ou na escola, são as apresentações de trabalhos. Para muitos isso é um ponto de extrema dificuldade, seja por problemas para falar em público, seja por dificuldade em criar uma apresentação de slides decente. Sendo assim, que tal tentar melhorar os seus slides e sua conversa com o público?
Antes de tudo, é interessante que você pare para pensar o quão interessante são as apresentações de slides. A invenção e popularização de programas como o PowerPoint ou Impress, foi um verdadeiro marco, facilitando a vida dos palestrantes. Porém, gostaria que vocês parassem para imaginar o outro lado, o da pessoa que assiste a palestra. Imaginem que com os slides, você tem uma oportunidade única de passar uma mensagem de maneira que o público consiga assimilar.
Tendo isso em mente, vamos às dicas!
Design e criação dos slides
1 – Seja original
O primeiro passo na hora de começar a criação dos seus slides, é você ter em mente que irá criar algo único.
Pode parecer surpreendente, mas muita gente simplesmente pega um trabalho pronto na internet, altera o nome e apresenta. Isso além de anti-ético, pode ter consequências negativas. Imagina se quem estiver te avaliando já tenha visto o trabalho “original“?
Portanto, crie sua apresentação desde a forma até o conteúdo. Garanto que irá ficar muito melhor do que simplesmente copiá-la.
2 – Pouco é muito
Os slides, servem como um guia e como algo que ajuda quem está assistindo a apresentação a gravar os pontos-chave.
Logo, evite criar slides carregados. Tente criar algo com apenas palavras-chave, ilustrações e gráficos.
Se limite a no máximo 8 linhas, 1 imagem ou gráfico por slide. Assim a pessoa irá prestar mais atenção no que você fala, olhando o slide apenas para fixar a mensagem ou entender de uma maneira mais fácil o tópico (vendo figuras e gráficos).
3 – O poder das cores
As cores tem um poder imenso sobre o ser humano. Não é a toa que diversos psicólogos e publicitários tentam desvendar e utilizar o poder das cores em suas profissões.
No caso dos slides, o ideal é que vocês utilizem cores sóbrias. Nada de criar slides com cores muito vivas, ou que não mesclem.
Caso você não entenda nada de cores e seu forte não seja o design, utilize o site ColorBlender para encontrar um grupo de cores que combinem e te agradem.
4 – Padronize
Ao criar seus slides, siga um padrão tanto no aspecto das fontes utilizadas, como na distribuição de textos e imagens.
Falando em fontes, tente sempre utilizar uma dessas quatro fontes:
- Times New Roman
- Arial
- Verdana
- Tahoma
Não é atoa que elas são o padrão em tudo quanto é tipo de computador. São as que possuem um nível de legibilidade excelente, além de você não correr o risco do seu slide ficar diferente em outro computador.
5 – Uma imagem vale mais do que mil palavras
Sem dúvidas essa é uma grande verdade, você poderá passar uma mensagem para o seu público, só com uma imagem.
Pense objetivamente ao inserir uma imagem na sua apresentação, não queira apenas ornamentar o seu slide. Lembre-se que imagens utilizam uma linguagem universal e a interpretação da mesma poderá ser guiada por você.
Tente utilizar bordas nas imagens, de maneira que elas se mesclem ao slide. Além de deixar seu slide mais bonito, ele ficará mais natural.
6 – Ortografia
Um erro crasso na criação de slides é não se atentar para a ortografia. O seu trabalho pode ser excelente, mas tenha certeza de que se tiver uma única palavra escrita errado, você perderá metade da influência sobre aquele público.
Portanto, veja e reveja seus slides, realizando uma verdadeira caça às agressões sobre sua língua pátria. Como teoricamente seus slides terão poucas palavras, essa não será uma tarefa muito difícil.
7 – Origem da sua informação e bibliografia
Conhecimento não é algo que vem do nada. Ele é criado e aprimorado aos poucos, logo tudo o que você fala teoricamente foi baseado em algo.
Ao inserir imagens e gráficos em seu trabalho, tente sempre escrever de onde tirou a mesma. Além de dar credibilidade ao seu conteúdo, é uma maneira de ser honesto e valorizar aquele que criou tal conteúdo. Quem tem dificuldade em escrever a bibliografia ou referência de um trabalho, dá uma conferida nesse artigo que saiu no Efetividade.net.

Abaixo da imagem vocês podem notar de onde eu tirei a mesma.
A apresentação em si
8 – Ensaie
Como você utilizará apenas palavras-chave nos seus slides, é extremamente importante tenha tudo o que irá falar, na ponta da língua.
Por isso, tente apresentar para si ou algum amigo, familiar, etc. Isso é importante também para que você tenha uma base de quanto tempo irá gastar. A maioria das palestras possui um tempo de duração pré-definido.
9 – Foque no público
Na faculdade é muito comum que as pessoas apresentem olhando todo o tempo para o professor, esquecendo completamente dos colegas para quem a apresentação se destina. Isso é um grande erro e inclusive poderá custar pontos na sua avaliação.
Se você tem vergonha de falar em público e acha mais fácil olhar para o avaliador, tenho uma dica. Olhe para uma pessoa no público, e tente se focar nela, isso te deixará mais relaxado e aos poucos estará olhando para o público como um todo.
10 – Se adapte ao meio
No começo da sua apresentação, você deverá pensar: quem é o público que irá me assistir?
A sua linguagem deverá ser direcionada ao nível do seu público. Por exemplo, durante o meu curso universitário, uma constante são dar pequenas aulas sobre DST, cigarro e outros temas voltados à saúde pública.
Na maioria das vezes, isso acontece em escolas públicas, creches, ou cais, tendo como público pessoas que entendem uma linguagem menos técnica e mais simples. Sendo assim, não utilizarei termos muito complexos com esse pessoal, o que é diferente se eu for apresentar para uma junta de professores universitários.
Utilize linguagem acessível, garantindo que sua mensagem foi passada!
11 – Use o humor
Essa é uma das dicas que dependem do seu público, mas em geral uma pitada de humor nunca faz mal.
É provado que as pessoas tendem a aprender pelo que se interessam, e uma maneira simples de agarrar a atenção do público é utilizar o humor. Não estou dizendo para você contar piadas, mas sim para quebrar expectativas e tirar algumas risadas dos seus ouvintes. Caso humor não seja a sua praia, nem tente implementar essa dica, o tiro poderá sair pela culatra.
Até as pessoas que estavam dispersas, ao escutarem risos, pensam “opa, esse cara deve ter algo interessante para dizer, vou escutá-lo“.
Conquiste algumas risadas e ganhe o seu público!
12 – Deixe uma mensagem
No final da sua apresentação, ou deixe uma mensagem para o público ou recaptule o que você gostaria que eles levassem da sua apresentação.
Isso é extremamente simples de ser implementado, e passará uma boa impressão.
Conclusão
Como vocês podem ver, não é simples implementar todas essas dicas. Requer muito trabalho e dedicação, portanto, separe um bom tempo para montar e planejar a sua apresentação. No fim, a sensação de dever cumprido e o reconhecimento ao seu trabalho te mostrarão que valeu a pena.
Se quiserem ler mais sobre o tema, achei interessante o artigo do Vinícius Assef e outro do MakeUseOfUs.com. E aí, gostaram? Deixe nos comentários os métodos que vocês utilizam e se alguma das dicas aqui descritas foram úteis.
Créditos da foto de capa a Robert S. Donovan.
Originalmente postado em: Diogo Azevedo
Como as tecnologias podem ajudar o ensino-aprendizagem dos alunos trairiense.
Como podemos perceber, temos uma vasta rede de informações, muitas ferramentas estão aí a disposição dos nossos educadores basta ter acesso e querer trabalhar.
Essa ajuda só vai acontecer, na implantação destas tecnologias dentro da escola para que o aluno tome conhecimento destas inovações, todos nós sabemos de que hoje em dia o mundo ta cada vez mais competitivo, muito mais globalizado cada hora que passa, sabemos que muitos alunos estão bastante avançado no mundo das tecnologias, mais será que toda essa estrutura tecnológicas está atingindo todas as classes sociais? Acho que não, muitos alunos desconhece essa realidade principalmente alunos da rede pública de ensino e de classe menos favorecida, mais eu aposto muito nesse novo método. O ensino do aluno trairiense vai ficar muito mais dinâmico com essa nova metodologia, muito mais preciso e muito mais evoluído.
O aluno trairiense vai ter muito mais chance de se auto qualificar se ele tiver nas mãos essas ferramentas poderosa, vai poder ser inserido no mercado de trabalho com mais facilidade, tudo isso vem a somar, é claro se todos acordarem para mundo que está aí a tempo.
Rozimiro 28/01/2011
REVISÃO – PROCESSADOR DE TEXTO (WRITER)
COMO A TECNOLOGIA PODE AJUDAR A MELHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS TRAIRIENSES?
A Escola de hoje já não é mais a mesma. A evolução da humanidade, nos leva a um ambiente educacional totalmente diferente de 10 anos atrás. O aluno de hoje está cada dia mais antenado com as tecnologias que o mundo o oferece. Então, se o aluno mudou, a escola têm que mudar também, rever conceitos.
A tecnologia está presente em todas as ocasiões de nosso cotidiano. O manuseio de um computador na escola pelo aluno, já é uma realidade em nosso município, estamos nos adequando, preparando o aluno no sentido da realidade em que ele vive: a era digital.
Essa tecnologia sendo usada corretamente na sala de aula, pode levá-lo a um ambiente escolar mais interessante, mais prazeroso, mais atrativo. O educador pode fazer com que a aula seja aguardada com ansiedade pelo seu educando (O que iremos aprender hoje? Como vai ser a aula de hoje?). Cabe ao educador se atualizar e querer mudar, querer utilizar essa ferramenta em seu dia-a-dia. Se possuímos meios de tornar a aula mais atrativa, devemos inovar.
Uma aula dada com criatividade, utilizando DVD, computador, data show, ficará bem mais atraente e levará o aluno a um novo conceito de aprendizado.
Melhorando o ensino, é lógico que a aprendizagem também será proveitosa. Lógico que para implantarmos essa tecnologia, temos que passar confiança para o aluno, ou seja, os professores (principalmente) precisam ser capacitados para inovarem suas aulas. Não adianta ter um excelente laboratório de informática na escola, se não tiver uma pessoa capacitada para o manuseio. Em outros casos, há pessoas dispostas e que querem fazer diferente, mas não possuem recursos, seus computadores não funcionam, suas instalações são precárias, e não recebem assistência dos órgãos competentes.
Sabemos que a tecnologia já mudou muito nossa maneira de trabalhar. Uma escola possuir um computador não é nenhum luxo, é uma necessidade. Um aluno conhecer um computador também não é nenhum luxo, é a realidade que ele vive.
Nosso município, apesar de não investir o necessário na educação, já está “querendo fazer com que os educadores se familiarizem com a tecnologia disponível”, mas estamos longe ainda de melhorar o ensino-aprendizagem de nossos alunos, infelizmente.
Revisão- Writer (processador de texto)
Como a tecnologia pode ajudar a melhorar o ensino – aprendizagem dos alunos trairienses
Como tudo que é novo e inovador não vai ser fácil , por que envolve muita gente como professores, núcleo gestor, Secretaria de Educação e até mesmo os alunos. Mas se realmente queremos isso é só todos fazemos a nossa parte, isso é um bom começo.
As tecnologias é uma ferramenta de ajudar, sendo que com ela todos podemos torna uma aula participativa e interessante, para que todos os alunos tenha a vontade e possibilidade de aprender com as TIC, sendo que para isso nos professores, teremos que busca uma nova metodologia de ensino que possa realmente crescer e se integrar num novo mundo o “Mundo Virtual.” Iniciamos em nosso município com o curso de introdução à educação digital. Um curso de suma importância para o processo desenvolvimento, querendo ou não uma grande oportunidade de se transformarmos numa semente que foi plantada em nossa educação.
Quero deixa bem claro, que a minha parte com “semente de um novo mundo”, sera geminada e cultivada com muito êxito.
Jucilene
Revisão do Writer
COMO A TECNOLOGIA PODE AJUDAR A MELHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ALUNOS TRAIRIENSES.
No mundo globalizado em que vivemos, seria impossível não pensar em tecnologias, pois podemos até chamar de o mundo da Informática. Muitas coisas essenciais para o nosso cotidiano encontramos na internet. Acredito eu que todos nós já observamos o desinteresse de nossos alunos em estudar, pois isso é uma realidade não só do nosso município, mas uma realidade nacional. O educando quer novidade. Quando um professor sugere uma tarefa para pesquisar na internet, eles se sacrificam, mais vão. Porque gostam de atividades diferentes. Toda criança gosta de vídeo-games computador, ... Tudo referente a tecnologias. Acredito que com o uso das TICs nas escolas trairienses, usadas de maneira organizada nossos estudantes mudarão para melhor.
O município deve colocar internet em todas as escolas da sua rede. Com certeza dessa forma iremos alcançar bons resultados.
REVISÃO DO WRITER

Diante dos fatos que estão explícitos, podemos perceber facilmente que a tecnologia vem ultrapassando todos os limites de uma grande parte da sociedade mundial, e essa mesma parte, para acompanhar as diversas mudanças desta evolução, terá obrigação de integrar-se no meio dela.
Esses fatos são bem reais em nossa sociedade trairiense! A nossa educação está afastada da grande realidade do nosso mercado de trabalho, que está inteiramente envolvido com a tecnologia. O sistema elabora as leis más não faz com elas aconteçam! Ex: A questão dos laboratórios, todas as escolas do município recebeu esse recurso, más falta estrutura para para os mesmos, falta profissionais qualificados, falta verba para a manutenção, falta atenção para que as atividades aconteça de maneira satisfatória e quando um aluno se atreve a mexer, vem a coordenação, não você pode quebrar o equipamento e não tem dinheiro para pagar. Então, com todas essas dificuldades, acaba gerando uma zona de conforto dentro de toda a comunidade da educação. A tecnologia é a principal ferramenta para a progressão de qualquer indivíduo. Com essa evolução em constante mudanças, seria importante para nossos alunos trairiense, se esses invertimentos fossem trabalhados de maneira direta, dentro da sala de aula, se fosse como uma aula de matemática por exemplo, três aulas semanal. Daí serie fundamental para o crescimento dos mesmos, porque a tecnologia desenvolve de maneira direta todos os aspectos no crescimento educacional.
Portanto, para nossos alunos trairiense, a tecnologia poderia abrir todas as portas para suas expectativas, seria seres ligados a toda comunidade mundial. Enquanto isso, como tudo se desenvolve de acordo com suas realidades, vamos fazer com que aconteça o possível.
REVISÃO(PROCESSADOR DE TEXTO-WRITER)
Crie um texto no processador de texto como a tecnologia pode ajudar a melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos trairiense.
Na minha opinião acho que sim. A tecnologia pode melhorar o aprendizado de nossos alunos. Mas temos que ter uma grande passeria e um grande apoio. Não deixando que as oportunidades fiquem so com os lei
mais proximos da sede mas que sejam dado um apoio para todos.
Se consequirmos todos juntos fazer comque todos esses projetos tecnologicos saiam do papel para todos e aplicado de maneira certa assim podemos dizer que a tecnologia vai ajudar os nossos alunos.
zacarias
28/01/2011
Revisão (WRITTER)
REVISÃO
Hoje a forma de educar está passando por grandes mudanças, umas das mudanças é a utilização de novas tecnologias para facilitar o modo de aprender dos alunos. Essas mudança estão acontecendo aqui em nosso município o Trairi, quase todas as escolas do município já estão disponíveis essa novas tecnologias, uma das principais foi a criação dos LEI (Laboratório Escolar de Informática).
Nos LEI instalados nas escola, os alunos trairiense tem o contato com uma das principais tecnologias aqui utilizadas para aprimorar os conhecimento e facilitar o aprendizado que é o computador. O uso do computador pode vim melhor o melhorar muito o ensino-aprendizagem dos nossos alunos.
Os computadores aqui utilizados oferecem uma gama infinita de ferramentas que poderiam ser utilizados nessa nova forma de educar, para maioria dos alunos e professores está sendo uma grande novidade pois muitos nunca tivem se quer um contato com eles, mais a cada dia que passa está melhorando e vendo que essas tecnologias aqui dadas a eles é de grande importância para o seu aprendizado.
A educação trairiense a muito tempo carecia da participação
tecnológica em seu desenvolvimento. Muitos serão os alunos beneficiados
com o engajamento da tecnologia nas escolas, eles terão a oportunidade
de vislumbrar um mundo cheio de conhecimento e novas técnicas para
a facilitação de sua aprendizagem.
Com a informática fazendo parte do dia a dia dos educandos em suas
aulas, será certamente bem mais fácil prender à atenção dos mesmo, pois
a principio a curiosidade de domina-la e mesmo de compreende-la deverá
ser um grande desafio ,onde o professor irá explorar e ganhar com isso
um aluno mais dedicado as suas atividades.
Embora minha experiência neste aplicativo ainda não seja de um profissional confesso que adorei
cada passo desta atividade estou evoluindo a cada aula é uma pena que hoje seja o fim deste curso onde tive a oportunidade de publicar um trabalho meu na internet. Sei que meu slide não foi o melhor,mas só a iniciativa de transmiti-lo para várias pessoas em todo mundo e aprendendo com fazer isto já valeu apena.
A segunda etapa do quarto dia de curso foi ainda mais produtiva, pois sou Agente Administrativo e construir uma planilha foi realmente demais em todos os sentidos. Claro que preciso praticar um pouco mais. No entanto como já defini ,este curso deveria ter uma maior duração para minha aprendizagem ser compatível com as do demais pois os já possuem uma maior
experiência no ramo da computação.
Revisão – Processador de Texto (Writer)

Pode ser citadas vários métodos, de como interagir as tecnologias com o ensino- aprendizagem dos alunos, o essencial é tem como base a imaginação e a criatividade por parte do educador, por ser ele o profissional de formação do ser-aluno como cidadão de senso crítico, todos sabemos o quão é difícil fazer o aluno focalizar a sua atenção na hora da explicação da aula e que muitas vezes aquele “blá, blá” como eles mesmos dizem, é chato e cansativo, então inovar muitas vezes é o segredo, e as tecnologias chegaram para proporcionar isso ao docente.
Usar o computador, a internet , o celular e até mesmo o vídeo-game e a TV, como recursos pedagógicos é a solução para não só prender atenção do aluno, mas fazer com que ele aprenda, e aprenda com dedicação, entusiasmo e queira aprofundar mais e mais as aulas que agora se tornarão construtoras de novos conhecimentos e de elo de aprendizagem, cultura e dinamismo.
Exemplos concretos podem fomentar minha analise acima:
Ex: usar câmera digital, celular para uma aula de campo pode ser algo divertido e uma forma de aquisição de novos conhecimentos na área que se planeja trabalhar com o aluno.
Ex: usar as redes sociais (Email, Orkut, Sms, entre outros) como ferramenta de exposição de atividades e de dúvidas, bem como interação professor-aluno e colega- colega, pode facilitar a execução das atividades, como também fazer com que o aluno não se chateie, pois estará fazendo algo que gosta e ainda suas atividades.
Ex: Pedir aos alunos para fazer comentários sobre algo que lhe chama atenção na Tv em diversas formas de atividades (redação, apresentação) pode mostrar que não lhe é indiferente ao seu gosto televisivo como também fazer ele produzir algo relacionado as atividades escolares.
Mas, para tudo isso dar certo é necessário o educador se auto-avaliar e reciclar seus métodos, e inovar suas aulas usando as tecnologias.
Os alunos trairienses, como qualquer outro aluno pode e deve está integrado com as tecnologias na sua sala de aula, pois recursos temos, o que falta é saber estimular o educador e o educando nessas novas abas de conhecimentos e investimentos que a educação e os diversos setores da sociedades está vivendo e irá viver nos próximos tempo...
REVISÃO DO WRITER 5º DIA


28 de janeiro de 2011
Como a tecnologia pode ajudar no ensino-aprendizagem dos alunos trairienses?

As novas ferramentas de inclusão digital estão fazendo parte de nosso cotidiano a algum tempo. Como seres cada vez mais envolvidos com a globalização faz-se necessário um aprofundamento quanto ao uso dessas tecnologias a serviço da educação.
Contemplados com as novas mídias digitais, estamos armados para encarar a Nova Era Digital. Assim encontra-se o município de Trairi, pronto para entrar nesse meio. Agora é preciso fazer uma análise do que está disposto e assim traçar metas para alcançar resultados.
Em relação a maneira com que utilizaremos esses recursos é desafio para muitos. E é assim, quando nos mantemos fechados para essa nova prática, considerar desafio, para muitos é considerar obstáculos. Mas para alguns alguns é levar em consideração o quanto torna-se gratificante está em constante superação. A partir do momento em que saímos da situação de seres condicionais para sujeitos ativos, todo o processo é facilitado.
A tecnologia como meio de aprendizagem é de suma importância para o repasse do conhecimento. Mas para isso, é preciso o rompimento da barreira do medo que aflige alguns profissionais da área. O total desprendimento do desconforto é o diferencial para o aumento da facilidade e assim garantir um melhor acesso e permanência, gerando um maior aproveitamento dos recursos tornando-os assim um divisor de águas para a construção de um novo jeito de aprender.
É dessa forma que pretende-se tirar o aluno da caretice e do tradicionalismo. O jovem de hoje está incessantemente na busca do novo. É nesse hora que o profissional tem que aproveitar e aguçar a curiosidade destes para apresentação da nova forma de aprender. Criando por meio dessas ferramentas, novos portais com acesso direto para as mídias de interação e inclusão.
REVISÃO DO WRITER

O nosso município (Trairi) atualmente encontra-se com uma defasagem de aprendizagem dos alunos em relação suas séries/anos bastante significativa, em função na maioria das vezes por falta de atração pelo aprender e ensinar entre alunos e professores. Isso consequência da não existência a mais tempo de recursos tecnológicos nas escolas, que ajudassem as aulas e o processo educativo como um todo, a se tornarem mais ecléticos, mais atrativos, enfim mais produtivos. Chegamos ao tempo em que se tornou impossível separar o aluno professor e escola em geral, das tendências tecnológicas, portando essa passou a ser uma ferramenta de ensino de maior aceitação entre os educandos, tornando assim indispensável a presença e utilização da mesma nas escolas. Atualmente Trairi está passando por um processo de inserção tecnológica escolar, o que vai implementar com certeza o modo de ensinar e aprender, trazendo assim resultados positivos na qualidade educativa. Pois é de nosso conhecimento a gama de recursos da informática que podem serem utilizados no cotidiano escolar.
Enfim, acredito plenamente que, com toda essa aquisição de materiais tecnológicos aliada á uma boa metodologia de ensino nossa educação irá dar um grande passo na melhoria do ensino-aprendizagem, transformando nossos objetivos educacionais em fatos concretizados.
Antônio Marques
REVISÃO DO APLICATIVO WRITER
COMO A TECNOLOGIA PODE AJUDAR A MELHORAR O
ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS TRAIRIENSES
Como seres humanos habitamos um planeta cheio de diversidades em que várias especies animais e vegetais tiveram que adaptar-se periodicamente de acordo com as exigências climáticas de cada região, muitos ficaram para trás e não conseguiram ter exito nesta evolução, sendo assim sucumbidos pelo tempo. Desde os primórdios dos tempos a raça humana está em constante evolução e como o restante dos seres, muitos são deixados para trás, abandonados a própria sorte, felizmente o homem consegue superar todos os obstáculos que são colocados em seu caminho, começamos com a descoberta de técnicas que permitiam aos homens não sentirem mais frio, tivemos a invenção de técnicas de agricultura, modos de produção e muitos outros meios que provocaram rupturas em cada sistema. Durante todas as etapas da evolução a raça humana se sobressaiu em relação as outras especies.
Nas ultimas décadas a evolução tomou um rumo diferente em que a raça humana pouco a pouco ia sendo colocada de lado, dando espaço as máquinas. O homem começou a ser deixado para trás, tendo assim a obrigação de estar buscando novas formas de se engajar no modo de produção predominante, uma busca constante que perseguirá o ser humano para sempre e, que aqueles que os indivíduos que não estiverem de acordo com as exigências do mundo globalizado, serão apenas mais uma ferramenta sem uso algum, portanto o sistema o descartará automaticamente.
Com essa grande revolução no mundo as tecnologias (INTERNET) estão alcançando os índices jamais previstos, pessoas que antes eram apenas espectadores de um sistema, hoje são colaboradores do mesmo, fazendo com que esse mundo chamado internet cresça assustadoramente a cada dia. Enquanto outras tecnologias levaram décadas para que fossem absorvidas pelas populações, a INTERNET em poucos anos uniu toda a humanidade em uma única rede. Uma revolução com esta magnitude pode marcar o inicio de uma nova era.
Os novos métodos de ensino podem ajudar aos alunos trairienses de forma muito abrangente, nos quais os mesmos podem realizar pesquisas, trocar ideias com outros alunos e até formar-se, já que o município possui muitas escolas com laboratórios de informática e que com a capacitação de professores a procura pelos meios será gigantesca e com isso todos os trairienses só terão a ganhar, pois assim terão certeza de que seus filhos e netos poderão transitar livremente por um município, estado e país digno das pessoas que o constituem.
Considerando todos os fatos anteriores podemos dizer que todos os profissionais precisam de reciclagem periodicamente, tornando-se assim apto ao mundo que os espera, temos que buscar conhecimentos em diversas áreas, viver realidades diferentes e tentar aprender o máximo com cada local e pessoa, ser senhor das novas tecnologias e usá-las a favor da humanidade para que essa venha a tornar o mundo um lugar ideal para se viver...humildemente, plenamente, intensamente, honestamente... viver.
EDER NASCIMENTO
AVALIAÇÃO DO 4º DIA DE CURSO
No quarto dia de curso desenvolvemos slides baseados em situações do nosso cotidiano.
Embora minha experiência neste aplicativo ainda não seja de um profissional confesso que adorei
cada passo desta atividade estou evoluindo a cada aula é uma pena que hoje seja o fim deste curso onde tive a oportunidade de publicar um trabalho meu na internet. Sei que meu slide não foi o melhor,mas só a iniciativa de transmiti-lo para várias pessoas em todo mundo e aprendendo com fazer isto já valeu apena.
A segunda etapa do quarto dia de curso foi ainda mais produtiva, pois sou Agente Administrativo e construir uma planilha foi realmente demais em todos os sentidos. Claro que preciso praticar um pouco mais. No entanto como já defini ,este curso deveria ter uma maior duração para minha aprendizagem ser compatível com as do demais pois os já possuem uma maior
experiência no ramo da computação.
Avaliação doº dia
As tarefas realizadas no dia de ontem foram bastantes proveitosas. Com o apoio do professor Raulindo consegui aprimorar mais ainda o pouco de conhecimento que tenho com as tecnologias. As atividades feitas foram suportes para abri minha mente do que já tinha visto antes e colocar em prática na escola. Tivemos a apresentação dos Slides criados por cada cursista e foi muito bom (maravilhoso). Vimos coisas muito criativas. Portanto com a criação de um colega podemos melhorar a nosso aprendizado. Gostei muito, cara é bom demais.
Espero que tenhamos um bom trabalho no dia de hoje!
AVALIAÇÃO DO 4º DIA
No 4º dia desenvolvemos algumas atividades de cálculos, realizamos e postamos apresentações eletrônicas, trocamos idéias sobre algumas configurações e comandos do Linux Educacional, foi realizado algumas amostragens de atividades para serem realizadas em sala de aula nas escolas. Enfim no todo, foi bastante produtivo este dia do nosso curso, pois agregando aos aprendizados dos dias anteriores voltaremos para as nossas escolas com bastante bagagem metodológica para serem trabalhadas.
28 de Janeiro de 2011
Avaliação do dia
4° Dia
O que aprendi hoje?
Hoje eu aprendi o quanto temos de informação na nossa vida, hoje eu aprendi a manusear uma planilha que antes conhecia mais não executava nada nela pois desconhecia os comando, aprendi a criar um slide com precisão e eficaz. O dia hoje foi bastante proveitoso.
Rozimiro 28/01/2011