Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CRIATIVIDADE, DEPENDE DO MEU EU INTERNO.

O segundo ingrediente da criatividade; limites vs. recursos internos

Julio Cesar Tafforelli

Se o mundo fosse perfeito, nos encontraríamos na frente de um sem numero de   recursos esternos ( tempo, dinheiro, informações ,etc.) que nos possibilitaria e nos desse suporte a um numero infinito de idéias criativas . Criatividade é muito mais que o acesso a recursos externos. Criatividade é uma questão de acesso a recursos internos (mentais )

Focalizar os limitas em vez de focalizar os recursos pode ser um estimulo par despertar  condições para ter um lampejo criativo ( insight). Quando menos recursos exteriores temos mais estímulos poderemos ter para nos motivarmos a sermos criativos. Ou seja, a motivação para a criatividade pode perigar em um ambiente de  meios externos em abundância . Dito de outra forma, quando s situação se torna difícil somos forçados a nos arranjar com o que temos para  “tirar água da pedra” como diz o ditado.

Sugiro que a forma mais adequada para pensar  sobre os limitas  é revisando a definição do nosso problema. Sendo o problema “um estados de dificuldade  que precisa ser resolvido”  ou “ um a pergunta  levantada para debate ou solução”. Quando passamos a ver os problemas como  uma fonte para exercitar a criatividade e não como  uma fonte de dificuldades, nos pode levar a estimular a primeira .

Leia mais no site: http://www.odaliscascostumes.com/criatividade/limites.html  

FONTE: GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário