Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

AGENDA DIÁRIA DAS TURMAS


Turma A: 17 à 21/01/11
Turma B: 24 à 28/01/11



ESTADO DO CEARÁ
PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAIRI
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TRAIRI
SETOR DE PLANEJAMENTO E PROJETOS PEDAGÓGICOS
PROINFO – PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
COORD. PROINFO/TRAIRI: PROF. RAULINDO RAMOS MENEZES


FORMAÇÃO 40 HORAS PROINFO – INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL

LOCAL: E. E. M. MARIA CELESTE DE AZEVEDO PORTO
PERÍODO: 17 à 21/01/2011 (turma A); 24 à 28/01/2011 (turma B)
HORÁRIO: 08 às 17 h.
TUTOR: PROF. RAULINDO RAMOS MENEZES

PAUTA DO 1º DIA – (17/01/11) (24/01/11)

08:00 – Acolhida: Vídeo (data show) Pela Internet – Gilberto Gil.
  • Vídeo: As TIC no Ensino.
  • Fala da Secretária de Educação de Trairi – Profª Maria das Graças Barbosa.
09:00 – Apresentação dos Participantes (nome, localidade, quais seus conhecimentos  em informática e expectativa do curso).
  • Criando o portfólio do aluno: MENU SISTEMA> PASTA DO USUÁRIO> CRIE NO KONQUEROR PASTA DO ALUNO (NOME DO ALUNO)> SUBPASTAS> 1º DIA; 2º DIA; 3º DIA; 4º DIA; 5º DIA.
  • Vídeo: Tecnologia e Metodologia/ comentários (Diário de Bordo – 5 minutos).Comentários dos cursistas orais e escritos (solicitar que escrevam no diário de bordo, para posteriormente publicarem no blog)
  • Vídeo: José Pacheco – TIC e Educação
Quem é José Pacheco? (pesquisar na internet)
“É especialista em Música e em Leitura e Escrita, é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordena, desde 1976, a Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo inovador, baseado na autônoma dos estudantes. É autor de livros e de diversos artigos sobre educação, definindo-se como “um louco com noções de prática” 
  • Leitura do Texto - Aprendendo a aprender com as TIC’s.
09:25 – Intervalo – (coffee break).
09:45 – Apresentação do Proinfo Integrado (Raulindo) (apresentação em Impress).
10:15 – Apresentação do Curso Integração à Educação Digital 40h (Raulindo).
11:00 – Conhecendo as partes de um micro:
  • ·        Ligando e desligando o computador.
  • ·         Monitor
  • ·         Estabilizador
  • ·         Teclado
  • ·         Mouse
  • ·         CPU
12:00 – Almoço (no local).
13:00 – Continuação... Conhecendo as partes de um micro.
13:30 – Vídeo: Helpdesk/ Comentários (diário de bordo – 5 minutos).
14:00 - Vídeo: História do Linux (Raulindo).
14:20 – Apresentação do ambiente virtual de aprendizagem http://educacaodigitaltrairi.blogspot.com
14:40 – Inscrição no Gmail dos Cursistas. (Hélio e Raulindo).
15:00 – Intervalo (coffee break).
15:20 – Continuação... Inscrição no Gmail.
16:00 – Inscrição (como colaboradores) dos cursistas no blog: http://educacaodigitaltrairi.blogspot.com
17:00 – Encerramento: avaliação do dia (diário de bordo) publicar no blog no 2º dia.


PAUTA DO 2º DIA – (18/01/11) (25/01/11)

08:00 – Acolhida.
  • ·         Vídeo: Iniciativa/ comentários (anotar no diário de bordo – 10 minutos: como você se vê em relação ao vídeo que assistiu? Qual relação se pode fazer entre o vídeo e a Educação?
  • ·        Continuação... Inscrição (como colaboradores) dos cursistas no blog: educacaodigitaltrairi.blogpot.com
  • ·         Publicar no blog a avaliação do 1º dia (utilizar o editor de texto ou no konqueror com o botão auxiliar do mouse, criar um arquivo de texto simples) salvar na sua pasta> na subpasta 1º dia.
  • ·         Linux: Linux x Windows (Raulindo) – apresentação eletrônica Impress.

09:25 – Intervalo (coffee break)
09:45 – Explorando o (CD) IED.
10:00 - Vídeo: Explorando o Menu Iniciar do Linux Educacional 3.0
  • ·         Apresentação dos programas instalados no LE (Domínio Público, Rived, DVD Escola).
10:30 – Vídeo: Novas Tecnologias na Educação
  • ·         Pesquisar na Internet: Imagens sobre as TIC’s. Publicar no blog (escrever o seu nome abaixo da imagem e justificar a imagem, porque você escolheu essa imagem).
  • ·         Escrever no blog, qual a sua impressão sobre o Linux Educacional: Dificuldades e Facilidades de S.O.
12:00 – Almoço.
13:00 - Vídeo: Rafinha/ Comentários (registrar no diário de bordo – 10 minutos) salvar na sua pasta> na subpasta 2º dia.
13:30 – Navegando por sites educacionais: Webeduc, Portal do Professor, Educarede.
14:30 – Conhecendo os Programas Educacionais do L.E.
15:00 – Intervalo (coffee break)
15:20 – Continuação – Conhecendo os Programas Educacionais do L.E.
16:00 – Avaliação: será feita através do Diário de Bordo (publicação no blog) salvar na sua pasta> na subpasta 2º dia.
17:00 – Encerramento das atividades (trazer em pen drive imagens para aula de amanhã ou baixar da NET).


PAUTA DO 3º DIA – (19/01/11) (26/01/11)

08:00 – Acolhida. ( Vídeo – Escola do Futuro)
  • Vídeo: Novas Tecnologias, novos modos de ensinar, novos modos de aprender.
·         Comentários (diários de bordo – 15 minutos) salvar na sua pasta> na subpasta 3º dia.
  • Publicar no blog, a avaliação do dia anterior.
  • Cadastro no site Educarede
  • Vídeo - edição de texto
  • Explorando o processador de texto BrOffice Writer – Ferramentas. Apresentação Impress
08:40 – Exercício: no BrOffice Writer:
Digite uma carta dirigida a um colega do curso, contando como foi sua aproximação com o LINUX, como você utiliza as ferramentas TECNOLÓGICAS no seu ambiente de trabalho, quais possibilidades de trabalho, o LINUX apresenta para a sala de aula. Converte em PDF(cópia) e envie por email a um colega de curso.
09:25 – Lanche.
09:45 – Publicação dos textos no blog (carta ao colega).
10:00 – Conhecendo Programas sobre Gráficos.
  • GIMP (editar fotos – imagem > redimensionar).
  • KS naspshot (tirar foto da tela).
  • KolourPaint (desenho livre).
  • Gwenview (visualizar fotos).
11:10 – Explorando o GIMP e KolourPaint.
  • Utilizando o GIMP, redimensione uma imagem e publique no blog. Publique a original e em seguida a modificada por você.
  • Utilize o KolourPaint e tente desenhar sua rua ou localidade. Salve na sua pasta. Publique no blog (intitule sua figura no blog).
12:00 – Almoço.
13:00 – Apresentação do Impressão. (vídeo – Impress BrOffice)
  • Atividade: Crie sua apresentação pessoal.
    • 1º Slide – seus dados pessoais: nome, idade, altura, cor dos olhos, cor dos cabelos;
    • 2º Slide – sua comida preferida (insira imagem ou baixe da net);
    • 3º Slide – sua cor (busque na net, imagens que tenha co-relação com sua cor preferida. Ex: céu=azul);
    • 4º Slide – profissão (um breve histórico de suas atividades);
    • 5º Slide – onde você mora (localidade – insira uma imagem semelhante);
    • 6º Slide – como esse curso pode ajudar a melhorar seu ambiente de trabalho;
    • 7º Slide – descreva seu maior sonho;
15:00 – Lanche.
  • Inscrição dos cursistas no site SLIDESHARE.
15:20 – Explorando o Impress.
  • Crie um álbum seriado virtual (o tema você escolhe -  seja o professor web 2.0).
16:00 – Utilizando o Processador de Texto, escreva sua impressão sobre o Impress e em que ele poderá lhe ajudar       em sala de aula, de que forma ele poderá transformar sua aula em algo fascinante. Salve sua apresentação com o título “Álbum Seriado” na sua pasta (seu nome) > subpasta (3º dia).
16:30 – Avaliação do dia – o que eu aprendi hoje (diário de bordo).
16:45 – Vídeo: Testando o Live CD do Linux Educacional 30[1]
17:00 – Encerramento das atividades.

PAUTA DO 4º DIA – (20/01/11) (27/01/11)


08:00 – Acolhida.
  • Vídeo: as TIC no Ensino. (comentários)
  • Publicar no blog, a avaliação do dia anterior.
08:30 – Explorando os Programas de Mídia:
  • Kmix (altera o áudio de saída e entrada do microcomputador);
  • Multimídia Converter (conversor de mídia);
09:25 – Lanche.
09:45 – Continuação... Explorando os Programas de Mídia:
  • Reprodutor de áudio (equivale o Windows Média Player);
  • VLC Player (reprodutor de multimídia: áudio e vídeo);
  • Pondo em prática: Altere o áudio.
10:00 - Vídeo: Tecnologia e Metodologia/ comentários  (Revendo)(Continuaremos os mesmo!?).
10:30 – Apresentando o CALC:
  • Vídeo: Aula 1;
    • Exploração no micro (usando na prática o que foi visto no vídeo);
  • Vídeo: Aula 2;
    • Exploração no micro (usando na prática o que foi visto no vídeo);
  • Vídeo: Aula 3;
    • Exploração no micro (usando na prática o que foi visto no vídeo);
11:30 – Aula prática no CALC.
  • Crie uma tabela – LISTA DE COMPRAS.
    • Com as colunas de produto, quantidade, valor unitário e total.
LISTA DE COMPRAS
PRODUTO
QUANTIDADE
 VALOR UNITÁRIO
 TOTAL
ARROZ
2
 R$ 2,20
 R$ 4,40
FEIJÃO
4
 R$ 4,50
 R$ 18,00
MACARRÃO
3
 R$ 1,90
 R$ 5,70
AÇÚCAR
5
 R$ 1,80
 R$ 9,00
CAFÉ
2
 R$ 2,50
 R$ 5,00
ÓLEO
3
 R$ 3,50
 R$ 10,50
BISCOITO
5
 R$ 1,50
 R$ 7,50
FRANGO
2
 R$ 5,99
 R$ 11,98
SAL
1
 R$ 0,70
 R$ 0,70
FARINHA
2
 R$ 1,80
 R$ 3,60
VALOR GERAL DAS DISPESAS
 R$ 6,38
Obs: Para calcular o valora da coluna  TOTAL, use a fórmula (= quantidade*valor unitário)enter.
Arroz
2
R$2,20
=(B3)*(C3) [enter]
    • Ex:

    • Para calcular o VALOR TOTAL GERAL DAS DISPESAS – bastar usar o botão auto-soma.
12:00 – Almoço
13:00 – Continuação dos vídeos CALC.
  • Vídeo: Aula 4;
    • Exploração no micro (usando na prática o que foi visto no vídeo);
  • Vídeo: Aula 5;
    • Exploração no micro (usando na prática o que foi visto no vídeo);
13:25 – Aula prática no CALC.
  • Crie a tabela abaixo e calcule a média dos alunos (conforme o modelo, mas com 10 alunos)
NOTAS 1º BIMESTRE
DISCIPLINA – PORTUGUÊS
ALUNO
P1
P2
DESEMPENHO
REFORÇO
MÉDIA
JOÃO
5,0
6,0
7,0
7,0
6,3
MARIA
6,5
5,5
8,7
9,0
7,4
BETO
7,0
8,0
10,0
10,0
8,8
Obs: Para calcular a MÉDIA use a fórmula (=média(B4:E4) enter.
14:25 – Formatando a tabela:
  • Tamanho da fonte.
  • Cor da coluna.
  • Espessura da linha.
15:00 – Lanche
15:30 – Atividades práticas com os programas educacionais.
16:30 – Revisão Writer e Impress:
  • Criando um texto no processador de texto (TEMA – Como a Tecnologia pode ajudar a melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos trairienses.
  • Criando uma apresentação no Impress (TEMA – Rio de Janeiro: Catástrofe Eminente ou Mero Acaso?(insira imagens da NET).
16:45 – Avaliação do Dia - O que aprendi hoje (diário de Bordo).(publicar no blog)
17:00 – Encerramento da atividades.

PAUTA DO 5º DIA – (21/01/11) (28/01/11)
08:00 – Acolhida.
  • Vídeo: Conquistando o Impossível. (comentários)
  • Publicar no blog, a avaliação do dia anterior.
08:20 – Revisão do Cal e Impress
09:00 – Lanche
09:20 – Continuação... Explorando o CD IED > Material em PDF > Informática e Educação > Página 38/59 (na apostila corresponde as paginas 72 e 73).
10:00 – ELABORAÇÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO ou PLANO DE AÇÃO 2011 UTILIZANDO AS TIC’S - Divisão das duplas para elaboração de um projeto educacional, utilizando as TIC’s encontradas nos LEIS das escolas participantes, para serem desenvolvidos em 2011, com duração de 3 meses (podendo prolongá-lo, caso seja necessário). Utilizar o processador de texto para elabora o projeto (salvar na sua pasta > subpasta 5º dia).
12:00 – Almoço.
13:00 – Continuação da Elaboração dos  Projetos ou Planos de Ação.
14:45 – Lanche.
15:00 – Apresentação dos Projetos ou Planos de Ação.
16:00 – Avaliação geral do curso( Diário de Bordo e Blog)
17:00 – Encerramento das atividades

MODELO DE PROJETO PEDAGÓGICO


I TEMA OU TÍTULO
- Deve ser escolhido um título sintético, coerente, elucidativo, interessante, agradável, contextualizado, ou seja, de acordo com a proposta educacional;
- Pode haver um subtítulo complementar, que acrescente informações essenciais ao título.
II APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO
- Breve descrição de todo o projeto, de forma que qualquer leitor tenha um entendimento geral da proposta.
III JUSTIFICATIVA
- É nesta sessão que se demonstra a importância do projeto, ou seja, como o próprio nome diz, é onde se justifica a razão de ser da existência da proposta educacional.
- Deve haver a contextualização, argumentação frente à necessidade do projeto, acompanhada de sustentação teórica e prática, ou seja, nesse momento são apresentados os argumentos que dão consistência à proposta.
- Também podem ser incluídos, nessa etapa da elaboração do projeto: histórico das experiências correlatas ao tema; parcerias envolvidas; sustentabilidade das ações propostas; coesão entre os diversos argumentos.
IV OBJETIVOS
- Designam as principais ações pretendidas com o projeto.
- Deve haver um objetivo geral – ação principal e unificadora de todas as outras do projeto.
- Pode haver uma série de objetivos específicos – ações parciais empreendidas para o êxito do projeto.
- Na redação dos objetivos, utilizam-se verbos no infinitivo e frases precisas.
V METODOLOGIA
- Trata-se dos caminhos organizados para cada etapa do projeto, tão variáveis quanto as diversas possibilidades de ações.
- Estratégias estabelecidas para a implementação das ações.
- Utilizam-se textos correntes ou itens que demonstrem os processos envolvidos.
VI CONCLUSÃO OU AVALIAÇÃO
- Sistematização de formas de avaliação, individual ou coletiva.
- Previsão dos critérios mais significativos da análise processual ou final.
- Observação dos objetivos alcançados, ao final do projeto.
- Texto que somente se apresenta completo após a realização das etapas do trabalho.
- Discussão sobre o alcance do projeto a partir das ferramentas de avaliação empreendidas. Tem um caráter ao mesmo tempo retrospectivo e prospectivo, servindo de propulsão para melhores ações.
VII BIBLIOGRAFIA
- Indicações dos livros utilizados, das revistas, das fontes de pesquisa e de consulta, tais como documentos, filmes, artigos etc.
- Sites, páginas da internet.
- Autoria das imagens (fotografias) ou de entrevistas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário